quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Rede TV! tem público?

Com o feriado da última quarta-feira, aproveitei e passei praticamente o dia todo sem sair de casa. Queria descansar e colocar algumas coisas em ordem, e com isso tive a oportunidade de ver bastante TV. Mesmo preferindo mil vezes a TV a Cabo à TV aberta, em alguns momentos zapeei pelos canais abertos do Brasil e acabei me fazendo esta pergunta do título.

É impressionante a quantidade de programas que a Rede TV! tem e que muitas pessoas desconhecem simplesmente porque não sintonizam a emissora nunca ou quase nunca. Exceção feita a um ou outro programa, ninguém assiste ao canal todos os dias, o que significa que a Rede TV! é uma emissora sem público fiel, o que mostra como ela entrou em declínio após aparecer muito bem no Mercado logo quando foi criada e fez muito sucesso, principalmente entre os jovens.

Mas se a emissora não tem público cativo como ela consegue alguma audiência? Claramente é através do que chamamos de "zapear", ou seja, quando não há algo de interessante em outras emissoras e o telespectador começa a trocar de canal em busca de opções. Normalmente a audiência fica na Rede TV! quando algum de seus programas está explorando alguma polêmica, tragédia ou assunto que já foi abordado e os apresentadores aproveitam para falar disso até que não haja mais nada para ser dito, ou seja, até deixar o telespectador exausto tamanha a repetição.

Um canal com tamanho potencial que realmente tinha tudo para engrenar se perdeu com o tempo e não há atualmente um único programa que se salve para que o público possa dizer: "Este eu assisto diariamente porque vale a pena". Nada ali vale a pena todos os dias, a única coisa que se pode fazer é assistir um programa aqui, outro ali em algumas oportunidades e principalmente quando estamos procurando aquele tipo de entretenimento que não exige nada de nossa mente, apenas que fiquemos ali, sentados diante da TV, passivos, rindo sem fazer esforço algum - e normalmente da tragédia alheia, como praticamente todos gostam.

A direção da emissora prometeu mudanças para 2010 e foi ousada, disse que brigaria com a BAND pelo 4º lugar de audiência. Algumas estréias já começaram, outras ainda virão, mas até agora nada chamou a atenção ao ponto de prender o telespectador. Aliás, muita coisa ali espanta o grande público. É uma pena.

3 Quebraram tudo:

Yuri Braule disse...

é claro que traça, até porque não pega redetv! em muitos lugares do Brasil, aqui onde eu moro(Araucária, região metropolitana de Curitiba) não pega...

Marcos Tony disse...

Moro em Curvelo, interior de Minas e aqui nunca pegou a RedeTV! via canal aberto, seja em VHF ou UHF. Tenho acesso ao canal porque tenho antena parabólica, mas não assisto nada ali. Raramente costumo ver alguns "pedaços" do "Pânico" aos domingos e olhe lá...
Na verdade, a emissora se resume ao "Pânico", o único programa que efetivamente faz sucesso e no domingo passado alcançou 10 pontos de média, índice altíssimo em se tratando de RedeTV!. Comparativamente, seria como se algum programa da Record alcançasse 40 pontos no ibope.

Se alguma emissora conseguir tirar a turma do "Pânico" de lá, a emissora vai, literalmente, para o fundo do poço. Será superada em SP até pela Gazeta, que embora menor, tem programas melhores.

Gabriel Borba disse...

Daniel
Vou desprezar o assunto principal deste teu post e prender-me a um trecho: "Mesmo preferindo mil vezes a TV a Cabo à TV aberta".
Desculpe, mas tu não podes simplesmente escrever coisas assim e esperar que nós, teus seguidores (alguns fervorosos e outros, como eu, esporádicos) deixemos passar, sem nos surpreender.
Fiquei pensando em uma forma de explicar o que penso e montei, como o nosso presidente gosta tanto, uma comparação.
Tu dizeres que prefere a TV a Cabo, sendo que escreves 90% dos teus textos sobre a TV aberta, é como um comentarista de futebol que, em meio a um GreNal (para citar o clássico daqui do Sul) diz que o jogo não tem importância, uma vez que ele pode assistir Barcelona X Milan, fazendo comparações entre os jogadores dos dois continentes enquanto o jogo rola solto (e, infelizmente, eu já vi isso).
Muitas pessoas, inclusive eu, preferem a programação da TV fechada (e este é o termo certo já que na imensa maioria dos lares não é um cabo que traz o sinal), por "n" motivos (e não tanto à qualidade dos programas, mas principalmente pelo "desprezo" pela audiência, que faz com que os programas sejam mais "limpos". No entanto, nossa TV aberta também é muito boa e não deve ser desmerecida, ainda mais por alguém que "ganha a vida" (e é só uma maneira de falar...) escrevendo sobre ela.
Espero que tenha entendido a crítica.
Um abraço.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira