terça-feira, 13 de abril de 2010

Não há salvação para Uma Rosa com Amor


Nesta segunda-feira, 11 de abril, a novela Uma Rosa com Amor, do SBT, registrou sua maior média empatada, 07 pontos e seu maior pico desde a estréia (9 pontos - houve anteriormente um pico de 10 pontos, porém foi herdado de outro programa). Isso causou comoção entre os fãs da emissora e também junto a equipe que produz a novela, como postou em seu twitter, Renata Dias Gomes, mostrando trecho do email que ela recebeu de Tiago Santiago, autor do folhetim.

Essa melhora não significa absolutamente nada em relação a qualidade da trama. A novela é a pior no ar e a única que realmente dá constrangimento de assistir. Toda mal construída e mal elaborada, o que se vê são inúmeras cenas sem sentidos e com um dos piores textos dos últimos anos, mostrando todas as características defeituosas do autor.

Tiago Santiago sempre teve muitas falhas enquanto autor, diálogos arrastados e modorrentos, situações irreais e pífias, além das frases mais longas e didáticas da história da TV moderna marcaram sua carreira, principalmente em sua passagem pela Rede Record. Todos estes ingredientes ele levou para o SBT, porém, sem uma equipe qualificada que conseguia minimizar isso, agora os erros ficaram gritantes e evidenciam outras falhas também.

Além de tudo o elenco da novela não está bem. Exceção feita a Jussara Freire, Beth Faria e Carla Marins, todos estão perdidos na história. Desde as personagens importantes até as coadjuvantes que aparecem pouco, ninguém está bem. Uns são muito forçados e tornam suas personagens caricatas e irritantes, outros não tem o brilho necessário para segurar o papel e acaba passando discretamente pelas cenas, uma prova do erro de escalação que o autor da trama original, Vicente Sesso, havia reclamado.

O ponto mais baixo de Uma Rosa com Amor, no entanto, não é o elenco e nem o autor, mas a direção que está completamente equivocada. Poucas vezes se viu na Televisão Brasileira um diretor errar tanto como vem acontecendo em URCA. Em praticamente todas as cenas é possível encontrar o dedo do diretor mostrando os caminhos para os atores, e mostrando caminhos errados, sempre, sem exceção e prejudicando o ritmo, a história e uma novela que já é fraca por natureza, apesar de ter uma história interessante, muito melosa, mas interessante.

Eu sei que Tiago Santiago tem méritos e o principal deles é, mesmo sendo um autor limitado e com pouco potencial no quesito qualidade e profundidade do texto, ele conhece o caminho das pedras quando a conversa é audiência. Ele sabe como fazer uma novela melhorar seus índices e provavelmente vai recuperar os números de Uma Rosa com Amor, mas neste caso, não importará muito, pois em qualidade, não há mais salvação.


10 Quebraram tudo:

Unknown disse...

hahaahhahah concordo

Marlon Kraupp disse...

Não há salvação para Uma Rosa com Amor

Muito precipitado falar isso !

Mas concordo com grande parte do texto, principalmente da parte do del rangel ¬¬

SBT tem que achar novos diretores...

Unknown disse...

Lixo de blog ! novela é ótima , tenho dó desses invejosos ! HAHAHA inveja é fooda !

João Paulo disse...

inveja dessa novela???
Tenho pena de você, PYPOW!kkkk

Unknown disse...

Até agora a melhor crítica que eu li dessa novela. É verdade que existe mais erros que acertos. E é normal, pois o SBT ainda engatinha no ramo de teledramaturgia, agora a emissora deve aprender com os erros e melhorar nas próximas produções.

Marlon disse...

o sbt é a tv mais feliz do brasil
e a novela é demais,eu concordo que a direçao da novela peca mas pelo menos os diretores da emissora tiveram a boa vontade e ouviram seus fas e prometeram emlhoras na novela

Hipersessão disse...

É uma novela fraca, realmente.O Tiago Santiago tem gosto bem discutível, mas deveria já que abandonou o universo dos Mutantes ter tentado criar uma história sua pra ver se rendia alguma coisa, se bem que é difícil em se tratando de suas preferências dramatúrgicas.

Visitem meu blog:http://www.hipersessao.blogspot.com

rafael disse...

A e a tempos modernos e perfeita né, assitindo tempos modernos da até vontade de dormir, mais ninguem fala mal,porque?
e da globo la "e tudo perfeito"

Thiago Monteiro disse...

Credo, sempre detestei o texto pobre e didático de Tiago Santiago, basta uma cena de qualquer novela dele pra você notar que qualquer coisa é motivo para dar um grande discurso.

Pra mim é um dos piores autores que existem.

Unknown disse...

Concordo com tudo.
Essa novela não chama a atenção de nenhuma maneira. Não consigo assistir de jeito nenhum, pois, as situações são de dar "vergonha alheia".
Ultimamente está difícil assistir novelas. Como o autor do blog já postou, as novelas no ar atualmente são sofríveis. Viver a vida é chata demais, nem sequer tem um vilão para infernizar a vida dos outros. Vilão é clichê, mas, acho que é um dos elementos que mais fazem o ritmo de uma novela.
Tempos modernos é uma chatice... não gosto desde o início.
Bela, a Feia não posso comentar, pois, nunca nem consegui assistir.
Agora que estreou Escrito nas estrelas, vamos ver se será boa. Por enquanto até que gostei.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira