quarta-feira, 21 de abril de 2010

Força-Tarefa: Os Justiceiros - parte 2

Este texto contém spoilers sobre o 2º episódio da 2ª temporada e pode ser prejudicial a quem ainda não viu, se for o seu caso, evite o post.

Se a primeira parte do episódio de Força-Tarefa já havia sido de tirar o fôlego e um dos melhores episódios já produzidos na TV brasileira, a continuação, exibida nesta última terça-feira não deixou por menos e fechou a complexa história e cheia de meandros de forma muito interessante, surpreendente e, como quase sempre, sem propriamente um final feliz.

Ainda tentando provar sua inocência, o tenente Wilson (Murilo Benício) chegou a identidade do assassino dos policiais corruptos, era seu colega Genival, que também trabalhava na Corregedoria. Mas Genival não matava os policiais por matar, nem para incriminar Wilson, ele tinha um objetivo muito "maior", uma missão, algo organizado. Ele fazia parte de um grupo de policiais inconformado com a corrupção na polícia e, que juntos, decidiram fazer justiça com as próprias mãos, limpando a corporação deste tipo de policial, matando-os.

Tenente Wilson, inclusive, foi convidado a participar do grupo e esteve presente na reunião em que havia a orientação para dar cabo com a vida de um capitão, que havia sido flagrado negociando com traficantes de uma favela. Mesmo sendo frontalmente contra o Grupo de Extermínio montado pelo própria polícia, Wilson não se manifestou, pois tinha um grande carinho por Genival e queria ajudá-lo a enxergar o erro. "Será que vocês não entendem que fazendo isso estão se tornando tão criminosos quanto eles?" essa frase de Wilson mostra claramente a honestidade e o equilíbrio de uma personagem complexa, muito estruturada e bem estabelecida por Murilo Benício, melhor ator de 2010 até o momento e também a impressionante qualidade do roteiro.

Neste ínterin, o tenente se reecontra com a namorada, Jaqueline (Fabiula Nascimento) que já está grávida de alguns meses e com barriga. Jaqueline começa a sentir os problemas de uma gravidez de risco e toda a situação do namorado a deixa ainda mais nervosa e coloca em risco a sua vida e a da criança. Isso é suficiente para reaproximá-la de Wilson.

O desfecho do episódio é espetacular. O Grupo de Extermínio mata o tal capitão corrupto para, só depois do crime descobrirem que ele não era corrupto, o que deixou muitos policiais do grupo sem saber o que pensar. O líder do grupo considerou o tal capitão assassinado como um "mártir", um erro que acontece em toda revolução, porém dois entre o grupo não concordaram e quiseram sair, o líder então os ameaçou de morte.

Foi aí que Wilson e a equipe da corregedoria entraram em ação, invadindo o local, após o tenente que estava na reunião, atirar no líder, e deram voz de prisão a todo o grupo. Porém, quando o tenente atirou, o líder do grupo também, e atingiu Genival que não resistiu e morreu. Mostrando um desfecho surpreendente para um episódio complexo, muito bem escrito, e fechando todas as lacunas, ligando os pontos e tornando "Os Justiceiros" o melhor episódio de Força-Tarefa e também o melhor episódio entre as séries brasileiras.

Além de Murilo Benício, o grande destaque deste episódio, é preciso frisar, foi Fabiula Nascimento que roubou a cena em suas aparições, mostrando maturidade e compondo Jaqueline exatamente como era necessária, deixando o público na torcida para que dê tudo certo para o casal. E isso não é tarefa fácil para uma personagem fazer em uma série policial. Parabéns a ela e a toda a equipe. E fiquemos felizes, o Brasil é capaz de produzir uma série policial tão interessante quanto as estrangeiras.

3 Quebraram tudo:

Lucas D. disse...

*O melhor personagem.

Ed Cavalcante (POST SÉRIES) disse...

Também gostei bastante do episódio. Tenho apenas duas ressalvas:

A fraca participação do grande ator Milton Golçalves e a pouca atuação dos outros integrantes da corregedoria.

No mais, o episódio fez história como um dos melhores das séries brasileiras.

Tati M® disse...

Finalmente uma série policial "made in Brasil" que vale a pena assistir!

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira