quinta-feira, 15 de abril de 2010

Esticar novelas não é exclusividade da Record

Nesta semana tem sido divulgada uma enxurrada de críticas a Rede Record pelo fato de a emissora ter decidido esticar até o final de maio a novela Bela a Feia que tem apresentado resultados satisfatórios de audiência chegando a momentos de liderança no Ibope.

As críticas se dão porque muitas pessoas consideram uma estratégia errada esticar uma novela simplesmente pelo fato dela ter conquistado o público em sua reta final e melhorado muito a audiência. Segundo os críticos, é um erro que pode prejudicar a qualidade da trama e o produto apresentado ao telespectador não ser tão bom.

O raciocínio é correto. De fato, um folhetim deve seguir à risca as definições de quantidade de capítulos estabelecidas pelo autor que não tem a vida facilitada pela emissora quando recebe o pedido de esticar a trama, normalmente mudanças desnecessárias são feitas e prejudicam o andamento da história. 

Porém, criticar a Record e afirmar que isso "é coisa da emissora" mostra um método de perseguição, como a própria emissora as vezes acusa a mídia de adotar. Definitivamente esticar novelas de sucesso nunca foi e nem nunca será "coisa" da Record. A Rede Globo é profissional em tomar este tipo de postura e isso vem de muitos anos, apenas nesta década muitos folhetins foram esticados por serem sucessos retumbantes, como Alma Gêmea e Da Cor do Pecado.

Do ponto de vista dramatúrgico realmente não se pode admirar a postura de aumentar uma obra já quando as tramas estão se encaminhando para seu desfecho, pois obriga o autor a colocar barriga na história e deixar a história prejudicada. Mas do ponto de vista da busca pela audiência essa é uma postura que toda e qualquer Rede de TV toma, seja no Brasil, seja no exterior. Redes de TV americana tomam exatamente este tipo de posição quando uma série faz sucesso, ela é esticada até não poder mais.

Bela a Feia deu uma boa melhorada, como este blog já disse, e seu esticamento era algo previsível, principalmente após os espantosos números que ela vem apresentando no último mês. É a forma que a Record encontrou de manter sólida sua audiência de telenovelas. Se válida ou não, só o tempo pode dizer.


2 Quebraram tudo:

Daivison Tavares disse...

Eu não vejo problema algum ao esticar uma novela,se este aumento não prejudicar o andamento da mesma.E eu particularmente vou gostar se Bela,a feia for esticada porque eu de uns tempos pra cá passei a acompaha-lá,então eu não gostaria que acabasse logo agora.

Caroline® disse...

Nem precisa buscar exemplo no passado. Caras e Bocas (a novela do macaco, pra quem esqueceu) foi esticada 2 vezes, era pra ter acabado em 2009. E posso falar por mim: desde que a Record colocou CSI no horário nobre, acabei emendando com Bela, a Feia. Realmente, ao mudar um pouco a trama já batida, a novela ganhou nova identidade e ficou interessante. O que mata é a covardia da Record, que foge de "Viver a Vida" como o cão foge da cruz. Pra evitar um segundo sequer de confronto, coloca o tapa-buraco Tudo a Ver (que um dia foi um excelente programa) depois de CSI até a novela das 8 acabar. Assim que a chatice da Globo termina, o programete é cortado sumariamente. Rídiculo, coisa de amador.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira