quinta-feira, 18 de março de 2010

Record dá mostras de não respeitar seu público

A Rede Record deu nesta semana mais uma amostra do tanto que desrespeita seu telespectador, ao mudar um posicionamento que havia tomado oficialmente e comunicado a seu público na época, agora, a mudança veio sem qualquer explicação.

Durante a exibição do Domingo Espetacular, há alguns meses, a emissora mostrou uma longa reportagem denunciando possíveis falhas no sistema de medição de audiência do Ibope. A reportagem mostrou possíveis erros de medição, falhas que não eram observadas pela empresa e também que não havia como dar uma amostragem correta da audiência das emissoras abertas através de metodologia do Ibope. Ao final da reportagem, a Rede Record comunicou aos seus telespectadores que, por não acreditar mais na medição da empresa, a partir daquela data não usaria mais os números do Ibope.

Ocorre que nesta semana a emissora voltou a divulgar os números de audiência de seus programas. Certamente porque no mês de março a Rede Record melhorou consideravelmente na audiência da Grande São Paulo. A própria Assessoria de Imprensa da emissora divulgou release informando a "ótima" audiência de diversos programas da casa nos últimos dias e marcando o posicionamento de vice-líder de audiência da Rede.

Sem explicar para seu público o que motivou a mudança de postura em tão pouco tempo, a Record mostra ser simplesmente uma emissora oportunista que utiliza os números a seu bel-prazer e, mais do que isso, utiliza-se da boa fé do público para criar factóides dentro de seu principal jornalístico com a intenção exclusiva de "jogar para a torcida" e tentar pressionar o Instituto de alguma forma.

Este caminho deve ser fortemente combatido pelos amantes da TV. Não é possível que, em pleno século XXI, o público seja tão passivo a ponto de aceitar que a atual segunda maior Rede de Televisão aberta do país aja como se tivesse o poder soberano e tente manipular seus telespectadores como se eles fossem o "bobo" deste reinado. A Record que sempre combateu a Rede Globo alegando que a emissora dos Marinhos atua de forma a monopolizar e distorcer a notícia, mostra com esse tipo de atitude, que quem faz isso é ela.

Muito triste ver uma emissora desesperada com sua queda de audiência, utilizar-se de um programa jornalístico, em que deveriam aparecer apenas reportagens sérias, para fazer um circo, divulgar nota mostrando posicionamento firme para, em seguida, mudar de idéia. Fica a pergunta: todas as denúncias contra o Ibope se mostraram erradas, Record? Se sim, a emissora deve vir a público pedir desculpas ao Instituto, caso contrário deve explicar porque utiliza-se de números "duvidosos" (como afirmou a reportagem).


7 Quebraram tudo:

Daivison Tavares disse...

A Record é uma emissora que não respeita nem seus próprios artistas quando muda o horário dos seus programas e suas novelas,quanto mais o público.A Emissora de Edir Macedo não tem a menor consideração por seus telespectadores ao se utilizar de jornalísticos para fazer matérias sensacionalistas para seu benefício próprio.Lembro-me bem quando ela usou o mesmo programa para ofender a Globo e colocar em dúvida a credibilidade da emissora.A Record é um tipo de emissora que ao se desesperar com seus níveis de audiência,ao invés de tentar combater fazendo uma grade mais sólida,perde seu tempo em desviar o foco e toma medidas patéticas.Mas eu acho que a Record se espelha na Igreja Universal,que não convence em suas manifestações de fé e fica ofendendo as outras religiões sérias.Também tem o mesmo dono,só podia.

Gabriel Borba disse...

Daivison, por favor, não vamos misturar as coisas!
A IURD é uma igreja. A Record, uma emissora de TV. Para se fazer qualquer análise de uma ou de outra tens que fazer esta separação. Não importa se, para eles, pode haver mistura. Para quem analisa não pode haver.
Realmente a Record pecou (desculpe o trocadilho) ao tomar a atitude de romper com o Ibope. E o erro maior foi naquele momento, e não agora. Voltar a usar os números do instituto era algo previsível, só não se sabia quanto tempo ia demorar. O fato de terem tentado desacreditar os números de audiência foi um tiro no pé.

Daivison Tavares disse...

Gabriel eu sempre concordo com seus comentários e os acho muito sensatos,mas desta vez vou ter que descordar.Quando eu fiz a comparação foi simplesmente porque as duas instituições são do mesmo proprietário,então é bem provável que ambas possuam características bem parecidas.Apesar de uma ser emissora de tv e a outra ser igreja,elas tem sim muito em comum e por isso que eu as comparei.Por esxemplo,a Igreja Universal quando utilza seus meios de pregação e de cura sempre usa a tática de comparar com as outras religiões e de difamar as diversas crenças,como o catolicismo,espiristismo,candomblé,etc.E a emissora Record usa destes mesmos artifícios para conseguir credibilidade junto aos seus telespectadores.Então repito, se as duas intistuições tem o mesmo dono,não importando se uma é igreja e a outra religião eu para melhor exemplificar as comparei e vamos combinar que ambas tem características que desrespeitam os fiéis de outras religiões e os telespectadores de outras emissoras.

Gabriel Borba disse...

Daivison
Fico feliz que goste dos meus comentários. O que posso dizer em contrapartida é que poucas vezes vi "comentaristas" de blogs escreverem bem como tu escreves. Parabéns.
Quanto ao assunto, entendo tua opinião. Realmente se analisarmos por este prisma tu tens razão. É claro que a cara do dono está em todos os seus negócios, e não seria diferente com uma emissora de TV. Acho que às vezes exigimos muita idoneidade né?
Um abraço.

Daivison Tavares disse...

Gabriel,para botarmos um ponto final neste assunto eu agradeço os elogios,respeito sua opinião e a recíproca é verdadeira.E não poderia deixar de ressaltar que assuntos se esclarecem assim como nós dois fizemos,de uma forma educada e sem ofensas.Porque não somos obrigados a concordar com as opiniões dos outros então eu gostaria de agradecer por sua atenção e educação.Abraço.

Domingos Santiago disse...

A briga pela audiência é uma coisa séria.

Dizem que "a melhor defesa é o ataque".
A Recópia (ops, força do hábito de novo - Record), havia planejado uma programação de grande peso para 2009, já que se aproximava da líder.
Foram feitos inúmeros investimentos para o RECNOV, R7 e Record News e os resultados foram frustrantes até certo ponto, começando pelo BBB-Rural 2 (A Fazenda 2), que frustrou as expectativas da emissora.

Diante de tantos investimentos, o fracasso em audiência. ROMPERAM COM O IBOPE (acho que eles deram um tempo).

Mais tarde, como você informou a reconcialização (pelo menos até a emissora se decepcionar com o IBOPE novamente).

Quem perde são os telespectadores que tem que assistir horas e mais horas da Recópia (ops, de novo - Record) contra IBOPE, Globo e todos que entrarem no caminho.

Afinal, somos uma emissora "a caminho da liderança".

Domingos Santiago disse...

Quis postar um novo comentário para falar da minha opinião IURD x Record (se é que posso).

De um lado, uma emissora de TV, do outro, uma instituição religiosa...

Apesar de serem do mesmo dono (o tal bispo), são instituições com fundamentos completamente diferentes.

A IURD não está subordinada à Record, e vice-versa.
É claro que a Record não iria fazer nada que prejudicasse a IURD, e vice-versa novamente.

E por trás de tudo isso, está o interesse financeiro. O enriquecimento e o poder.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira