quarta-feira, 17 de março de 2010

Ibope deve ir a Justiça contra sites e Blogs

Uma informação obtida pelo TVxTV com exclusividade dá conta de que a empresa Ibope, responsável pela medição de audiência das TV's abertas do Brasil, está se preparando para acionar juridicamente sites e blogs que estão divulgando sem autorização números referentes ao Real Time da empresa.

O Real Time é um serviço do Ibope exclusivo para clientes - e caro - que garanta a quem assina o serviço o direito de acompanhar em tempo real os números de audiência das emissoras abertas do país em algumas praças (São Paulo, Rio de Janeiro e mais recentemente Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília). Segundo a multinacional, ao assinar este pacote, o cliente assina um contrato se comprometendo a não divulgar os RT's (audiência em tempo real) sob pena de multa e de perder a assinatura.

O que vem ocorrendo nos últimos meses é que uma gama enorme de sites e blogs foram criados exclusivamente para divulgarem estes números. O Grupo Ibope vem demostrando insatisfação e preocupação com relação a isso, pois prejudica a credibilidade da empresa, além de ter seus números relacionados a sites e blogs inexperientes e que não explicam a forma de amostragem, na visão deles.

Este problema pode tornar-se ainda mais grave, pois há uma denúncia de que algumas pessoas recebem acesso ao Terminal do Ibope que registra o Real Time através de senhas falsas, sem assinatura. Essas pessoas burlam o sistema, e conseguem criar senhas que entram no sistema e liberam o acesso. A empresa está fazendo uma investigação interna para averiguar o assunto e, se comprovada, as pessoas envolvidas podem até ser processadas criminalmente.

O que vem incomodando a empresa, é que, de acordo com a investigação, muitas dessas pessoas que estão divulgando os números, são menores de idade e, portanto, seria impossível responderem processo na esfera criminal, de qualquer forma, se estiverem burlando o sistema, é crime e os responsáveis deverão ser responsabilizados.

Mesmo assim, o Ibope deve acionar nos próximos dias a Justiça brasileira pedindo que hospedeiros de blogs (como o blogspot e wordpress) sejam notificados para tirarem do ar uma lista de diversos blogs que divulgam sem autorização os números do Real Time. Também serão pedidos para que sites sejam retirados do ar, caso todo o conteúdo de RT's não seja apagado.

O Ibope autoriza de seus assinantes apenas a divulgação das Prévias do programas e dos números consolidados, liberados normalmente no outro dia, após ao meio-dia. Não há informações se o Twitter será notificado, pois é lá onde há o maior número de divulgação dos números. Caso essa notícia se confirme, cairá como uma bomba para diversos veículos da internet que praticamente sobrevivem com a divulgação do Real Time.


6 Quebraram tudo:

Gabriel Borba disse...

Daniel
Não costumo acompanhar muito o twitter, mas acho que tu mesmo já divulgaste números do ibope em tempo real. Neste caso, cabe um mea culpa em um post como este aqui. Não é nenhuma vergonha, e acrescenta seriedade.
Um abraço.

@tvxtv disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
@tvxtv disse...

Gabriel (eu juro que já comentei, mas vamos de novo).

É diferente, lá no twitter as pessoas costumam postar para seus seguidores pegando fontes desses sites que serão acionados. Eu não tenho contrato com o Ibope e nem acesso o terminal, só repasso os números. Mas acho que isso pode atrapalhar sim, se o twitter for notificado ele pode acabar apagando as contas de quem posta RT, ne?

Gabriel Borba disse...

Daniel
Acho que tu não entendeste meu comentário, mas tudo bem... e, se já comentaste sobre o assunto, confesso que não li e, se isto te ofende, peço desculpas.
Eu não quis dizer que tu era um dos que "pirateava" o Ibope, tampouco que tinha este serviço e passava informações. No entanto, vi várias vezes tu twittar os números e, por isso, acho que tu também estavas praticando algo indevido. E aí cabe uma explicação: se eu tiver, em meu computador, fotos pornográficas (vamos dizer que de crianças, para ficar mais evidente o crime), não importa de onde eu as "peguei", ou se fui eu a tirá-las. Continua sendo errado.
Acho importante que fique claro que não o estou acusando de nada (fosse assim não estaria nem lendo teu blog de novo, por que acredito na seriedade do teu trabalho, e gosto muito aliás. Pelo contrário, tenho certeza de que tu publicava estes números sem saber que não poderia fazê-lo (como muita gente que usa a internet não sabe o que pode ou não fazer - acha que é uma terra de ninguém); sendo assim, acho que não tem problema nenhum fazer um mea culpa (e a cobrança foi somente no sentido de que tu poderias, no texto do post, ter colocado algo parecido com este comentário que fizeste).
Pessoalmente, acho que não vai dar em nada tal processo (no máximo tirar alguns sites e blogs do ar), por que seria muito difícil de haver um controle (quem nunca viu canais pagos de TV serem transmitidos pela internet?), mas enfim...
Um abraço.

Anônimo disse...

Eu concordo e também acho errado divulgar os números, pois por muitas vezes eles não são corretos e televisão é coisa séria.
Muitos profissionais que trabalham em TV dependem desses "números" para manter o seu emprego. Não pode se tornar uma coisa banal.
O twitter banalizou o Ibope.

Anônimo disse...

Temos o direito à informação!

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira