domingo, 21 de fevereiro de 2010

As 10 Melhores Séries da Década

Só para lembrar que é uma lista pessoal e, portanto, minha exclusiva opinião. Sei que muita gente vai discordar e vai achar absurdo algumas faltas, paciência. Mesmo essas sendo as 10 séries da década que eu considero as melhores, gostaria de registrar que Damages e In Treatment também poderiam aparecer na lista. Vamos la:

10 - Cold Case



Lilly Rush e sua equipe investigam os casos antigos e arquivados pela Polícia americana. Muito mais do que simplesmente uma série policial, a trama aborda a vida pessoal dos policiais, os conflitos das personagens que aparecem em cada episódio e mostra uma história muito bem amarrada, com muito mais do que crimes, mas conflitos impressionantes e que mostram a natureza humana e todos os sentimentos que o ser humano passa em cada situação. E a trilha sonora é disparada a melhor entre as séries.

9 - Supernatural



Uma série que trata do mistério, do suspense, do sobrenatural sob um prisma nunca antes visto. Se na primeira temporada a série já chamou a atenção por construir episódios interessantes, mostrando os irmãos Winchester combatendo seres sobrenaturais que estão no imaginário popular, as outras temporadas foram mostrando uma história muito mais complexa, interessante e muito bem amarrada. A vida de Sam e Dean não poderia mesmo ser normais e, mostrar o apocalipse de um ponto de vista tão diferente é o charme da série.

8 - The Closer



A melhor série policial entre todas as franquias. A detetive Brenda dirige um grupo de policiais sérios que não se preocupam de combater os piores criminosos e mais frios assassinos. Mostrando histórias diferentes, mas evolução dos personagens e da Divisão de Brenda, a série mostra como policiais brigam por lugares melhor, as vezes até atrapalham seus colegas e as investigações. Além de tudo, tem uma veia cômica muito interessante.

7 - True Blood



Série de vampiros normalmente são trashs e sem a menor noção de profundidade. Boa parte das séries mostram uma história boboca e só sabem explorar tudo que já foi dito sobre o mundo dos vampiros. True Blood é a grande exceção, com um texto primoroso, personagens muito densos e uma história complexa que enfoca sim nos vampiros, mas mostra várias facetas desses seres que são muito interessantes. É, de longe, a melhor série sobre esse tema e tem uma fotografia que impressiona pela perfeição.

6 - Skins



Única série não americana da lista. Única série não adulta da lista. Mas merecedora tanto quanto qualquer outra nesta lista. Skins é uma série inglesa que mostra o mundo e as dificuldades dos adolescentes britânicos diante da libertinagem excessiva que existe por aqueles lados. Sem pudor, sem pedir licença e sem medo de mostrar cenas de sexo e drogas, Skins faz séries do mesmo tema como a americana The OC e a brasileira Malhação parecerem brincadeira de criança. Além de tudo, mostra realmente as inseguranças, as dúvidas, os problemas que adolescentes enfrentam, sem enfeitar, sem maquiar.

5 - 24 Horas



Jack Bauer surgiu para destronar Chuck Norris. Ninguém imaginava que um policial poderia fazer as coisas que Jack Bauer já fez até hoje ao longo das 8 temporadas. Com um formato diferente, mostrando a cada episódio uma hora infernal da vida do protagonista. Além de tudo, Jack cresceu em conflitos familiares, sempre optando por defender seu país a qualquer custo, mesmo que isso custasse sua família, sua felicidade e, algumas vezes, até a vida de seus melhores amigos. Bauer nunca titubeou em agir pelo bem dos EUA, sem se importar com o seu próprio bem.

4 - Gilmore Girls



A melhor série de humor que eu já vi na minha vida. Essa definição é simplória, uma vez que Gilmore Girls não é simplesmente uma série de humor, é muito mais uma dramédia que conta a história de Lorelai Gilmore e sua filha Rory Gilmore. Com um dos melhores textos da história da TV americana e mundial, a série conquistou legião de fãs ao redor do mundo em suas 7 temporadas e se tornou o programa mais vendido da história do canal CW. Lorelai Gilmore é, sem dúvida, a personagem mais inteligente, com melhores tiradas e mais divertida da TV. Como esquecer a chamada da Warner, com Lorelai simplesmente dizendo: "Pizza, pizza!".

3 - House



Fenômeno mundial. Responsável por desbancar Lost em vendas e entre os programas mais visto em todo o mundo. A história conta a vida de um médico completamente maluco, com métodos diferentes dos demais, esquisofrênico e sem medo de falar a verdade. Ah, e genial. Este é o doutor House. Texto sensacional, episódios apimentados, com humor ácido e sem pudor em fazer críticas sociais, profissionais e políticas, a série conquistou uma legião de fãs pelo mundo e parece que só melhora a cada ano.

2 - Dexter



Única série da TV paga americana a figurar na lista. Aliás, é a única série da TV paga americana a aparecer em listas, vencer prêmios e conseguir uma legião de fãs, sempre a cada episódio com mais gente assistindo. A história do serial-killer que, nas horas vagas, é policial beira a perfeição. Além de contar uma história completamente diferente do que já vimos, a série é complexa, lida com sentimentos profundos do ser humano e mostra a construção das personagens através de sua história de vida, o que torna tudo tão atraente e tão vivo. Além de tudo, não há pudor em mostrar mortes e sangue em excesso, esse é o ponto comum de Dexter, o sangue sempre jorra.

1 - Lost



A série mais impressionante de todos os tempos. Filmes, novelas, literatura sempre existe um produto na área para funcionar como diferencial. Lost é assim nas séries. O mundo das séries está dividido entre antes e depois de Lost. Uma história maluca, confusa, complexa e ao mesmo tempo simples como a nossa, pois mostra a vida e as confusões e complexos de cada personagem que se assemelham tanto aos nossos próprios conflitos. Lost não é simplesmente uma série de ficção científica, ou uma série de mistério. Lost é, sem nenhuma sombra de dúvida, uma série sobre relações humanas, e faz isso com maestria.

16 Quebraram tudo:

Gabriel Borba disse...

Daniel, embora pareça que tu não queira receber nenhum comentário, aí vai o meu.
Minha lista ficaria assim:
10 - Cold Case
9 - True Blood
8 - The Closer
7 - Supernatural
6 - Dexter
5 - Gilmore Girls
4 - CSI LA
3 - Lost
2 - 24 Horas
1 - House
Concordamos em quase tudo, com algumas alterações na ordem. Skins não relaciono por simplesmente não conhecer, nem ouvir falar. Incluí CSI pois acho que uma série que já rendeu franquias não pode ficar de fora.
Quanto aos três primeiros: com o perdão dos aficcionados por Lost, ele vem em terceiro (capengando), pois acho 24 Horas e House muito melhores (talvez a emoção de estar assistindo a última temporada tenha influenciado); 24 horas merece o segundo lugar, tanto pelo formato (não vamos esquecer que é uma inovação, embora já na oitava temporada) como pelo roteiro (não deve ser fácil elaborar tantos acontecimentos e desdobramentos para um único dia); House é o meu campeão. A série é muito boa.
Daniel, só uma dica: tem que dar mais atenção à ortografia nos teus posts.
Um abraço.

Danilo disse...

24, House, Dexter, Supernatural, Gilmore Girls e Lost eu nunca vi, mas não duvido que sejam boas, porque de todas já ouvir falar bem.
Já The Closer, Skins e True Blood eu acho incríveis. Cold Case eu acho legal, mas acho que Damages, que você mesmo citou, merecia mais entrar na lista.

Minha lista:
1 - Weeds
2 - The Closer
3 - Veronica Mars
4 - Damages
5 - Skins
6 - True Blood
7 - Desperate Housewives (Pelo menos as primeiras temporadas)
8 - Modern Family (Meio cedo pra falar, mas é boa demais)
9 - Greek (Ok, só pra preencher espaço, mas adoro, principalmente pelas citações pop.)
10 - Grey's Anatomy. Na verdade nem gosto tanto, mas não tinha outra série pra por.

Quero começar a ver Arrested Developmento, The Sopranos e Six Feet Under, que com certeza entrariam na minha lista.
Mas de qualquer forma, acho que minha lista nem é tão ruim assim. Só fiquei confuso com as posição, não tenho certeza se Weeds deveria ficar em primeiro, mas enfim...

Daniel, você diz que Dexter é a única série da TV paga americana na lista, mas The Closer e True Blood, também são, a primera do canal TNT e a segunda do HBO. Aliás, em termos de audiência da TV paga, The Closer arrebenta.

Adorei esse post, porque sou viciado em séries, vejo todo o tipo, das mais podres até as mais cultuadas, adoro adoro.
Apesar de muitas vezes minha opinião ser diferente da sua, eu adoro seu blog.

Daivison Tavares disse...

Serei bem rápido,eu só trocaria a ordem do 1º lugar que eu colocaria o Dr.House,porque acho a séria simplesmente fantástica.

Unknown disse...

pensei que a TNT, emissora que exibe The Closer nos EUA, fosse um canal pago também, assim como o Showtime (emissora que exibe Dexter nos EUA). pelo visto me enganei.

também pensei que as séries americanas eram "divididas" entre antes e depois de Twin Peaks. e nem é preciso ter assistido a série pra se chegar à essa conclusão (eu mesmo não assisti, apesar de não tê-lo feito mais por falta de oportunidade que por outro motivo qualquer), basta fazer uma simples pesquisa pra constatar esse fato. pelo jeito me enganei duplamente...

enfim, a sua lista é boa? sem dúvida, porém senti a falta de Grey's Anatomy aí no meio.

@tvxtv disse...

Você tem razão Bob Parr, The Closer é exibida pela TNT que é um canal fechado nos EUA.

Sobre Twin Peaks, isso é opinião e cada um pensa duma forma, ne?

Super maquiageM disse...

Concordo com quase tudo,só trocaria o 1° lugar:o Dr House é sem duvida nenhuma a melhor serie que já foi feito.Lost é uma serie boa,mas num chega nem perto de house.

Cristal disse...

Vou morrer achando que Lost é excessivamente hypada por meio mundo... Fiquei feliz em ver Dexter e Gilmore Girls na sua lista!

Já House, já gostei muito, mas hoje acho que a fórmula se desgastou e enjoei da série.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ed primo disse...

Puxa vida, como assim vc não colocou a aclamada série "A Sete Palmos", uma das melhores séries americanas que eu já na minha vida!!!! Mas de qualquer forma, "Lost" merece o 1º lugar na lista, uma série criativa, que une vários elementos de ficcção e uma gama de interpretações e enredos jamais vistos, vai deixar saudades!!!!! E podem falar o que for dela, mas eu AMO "Desperate Housewives" !!!!!!!!!!!!!!

Kadu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
kBrunno disse...

Sò eu não vejo graça em Lost? Sei lá, vejo que é uma série MUITO INTELIGENTE, mas não me chama atenção.
Modern Family e Vampire Diaries são séries muito boas, mas como estreou agora não entraria em uma lista. No mais, super concordável a sua lista. Cold Case, True Blood, House e Dexter, 10!

Unknown disse...

Ai pessoal, respeito todos os comentarios!
Mas vai ai a minha lista.

LOST
COLD CASE
CSI LA
SUPERNATURAL
DESAPARECIDOS
HOUSE
SMAL WILL
MONCK
O VIDENTE
XENA

A UNICA COISA QUE EU TROCARIA EM MINHA LISTA,É A ORDEM DA SERIE MONK, EU COLOCARIA ESTA MAGNIFICA SERIE EM SEGUNDO LUGAR. É A MELHOR QUE JA VI.PENA QUE NEM FOI MENCIONADA AQUI.

Unknown disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK'O Cara acima colocou Xena em primeiro lugar HAHA' #MORRI8x

iagobrunoferreraesouza disse...

Two and a half men
the big bang theory
supernatural
the walking dead
apenas

Paulo Jr. disse...

House MD é mesmo fantástica.

É, excluindo a última e constrangedora temporada de Lost, concordo.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira