quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

SBT erra ao grudar temporadas


Que o SBT vem de uma série de acertos no ano de 2009, isso ninguém duvida. Com um trabalho sério, bem planejado e principalmente com o pensamento voltado para os telespectadores, a emissora conseguiu bons resultados no ano passado e, pela apresentação da grade para 2010 deve entrar de sola na briga pela vice-liderança de audiência do país.

Mas isso tudo não adianta muito se não houver um senso de lógica pelos corredores da Anhanguera. É necessário que a direção da casa perceba alguns pontos fundamentais na vida da televisão para não se cometer os mesmos erros do passado - e do presente também em emissoras concorrentes.

O grande erro do SBT na década foi não saber se aproveitar do fenômeno chamado Casa dos Artistas. Quando o programa estreou destruindo os adversários e colocando a emissora como líder de audiência com números espantosos - chegava a dar 50 pontos sem dificuldade - o SBT se empolgou e produziu em seqüência mais duas edições do Reality, o resultado todos sabemos, o desgaste e a queda profunda de audiência. O mesmo erro se repete em A Fazenda da Rede Record.

Agora, no início de 2010, parece que a mesma tentação por resultados mais rápidos aconteceu. Mal acabou a primeira temporada muito bem sucedida de Qual é o Seu Talento e a Rede já lançou nesta semana a segunda temporada. Um erro clássico de estratégia e que, mesmo que dê resultados iniciais, tende a desgastar o formato e afastar o público.

Um programa deste formato deve ser realizado apenas uma vez por ano - como acontece nos EUA e Inglaterra principalmente - para que deixe o público ansioso aguardando a nova estreia e tambêm dê tempo para que o telespectador sinta falta do programa. Lançando temporada em cima de temporada, mantendo o programa o ano todo no ar, certamente o resultado não é o mesmo.

Além disso, Daniela Beyrute, diretora do SBT, cometeu o erro que tornou-se tradicional na emissora. Qual é o Seu Talento 2 foi lançado essa semana no mesmo horário, 20h15, porém, a nova grade do SBT a estrear em fevereiro aponta este horário para a nova novela da casa, Uma Rosa com Amor, isso significa que, no meio da temporada, com o público acostumado a assistir o programa no horário, terá mudança de grade, o que é um erro grave e desrespeito ao telespectador.

Uma pena que em meio a tantos acertos, a emissora de Sílvio Santos cometa um erro tão primário e que certamente irá prejudicar no lançamento da nova programação.

1 Quebraram tudo:

Unknown disse...

Por isso que o BBB está indo para sua décima edição, a globo sabe fazer. Vou aproveitar para assistir o qual é o seu talento já que não acompanhei a primeira temporada mas acho que a audiência realmente irá declinar. Expectativa para essa novela do SBT, Sílvio Santos gastou absurdos em investimentos para essa trama, vamos ver se vai valer a pena.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira