sábado, 9 de janeiro de 2010

Dalva e Herivelto dá um show de produção


Terminou na sexta-feira a minissérie "Dalva e Herivel - uma canção de amor" produzida pela Rede Globo. Como eu disse em outro texto, essa foi a produção que mais deixou público e crítica ansiosos, pois tudo indicava que viria um ótimo programa. O que se viu superou todas as exepctativas, se transformando, de longe, na melhor minissérie já feita no país.

É evidente que muito disso se deve a própria história do casal que fez um imenso sucesso nos áureos tempos do Rádio. Dalva e Herivelto participaram do famoso Trio de Ouro e arrebataram fãs por todo o país, mas a história deles tinha realmente que ir para a TV tamanha a dramaticidade de cada situação, de cada momento da vida de cada um.

Junte-se a isso a sensibilidade e percepção de Maria Adelaide Amaral, que certamente após ler e reler inúmeras vezes tudo que os pesquisadores da emissora conseguiram reunir, soube com maestria transformar essa linda - e triste - história, e um produto para a TV, contendo todos os elementos necessários para prender o público do início ao fim dos seus poucos cinco episódios. O texto de Maria Adelaide beirou a perfeição, com diálogos profundos, conversas sensíveis, acontecimentos ágeis, cortes rápidos, mas tudo entrelaçando-se com naturalidade, sem parecer forçado, sem fazer sentido. Tudo ali esteve sempre dentro do previsto.

As atuações, sem dúvida nenhuma, foram um show a parte. Após três anos longe dos holofotes da mídia que avalia atuações, Adriana Esteves - que passou três temporadas na série Toma lá, dá cá, também da Rede Globo - deu um verdadeiro show de interpretação no papel de Dalva de Oliveira. Adriana atuou com maestria, passando todas as emoções da personagem tão rica de nossa cultura. Show também de Fábio Assunção, na pele de Herivelto. O competente ator mostrou mais uma vez que personagens complexos e que saem do típico clichês mocinho/vilão é algo que ele sabe fazer muito bem. Herivel realmente nunca foi vilão nem mocinho, foi um ser humano com falhas, como todos, e Fábio mostrou isso até em sua entonação.

Destaque também para Maria Fernanda Cândido que mais uma vez roubou a cena não por um estrondo, não por tomar conta da cena como outras grandes atrizes fazem. Maria Fernanda novamente compôs sua personagem de forma simples, sem chamar a atenção, e foi essa simplicidade que mostrou o quanto essa atriz é versátil e de muito talento.

"Dalva e Herivelto - uma canção de amor" é muito mais do que simplesmente uma grande minissérie. Ela foi um retrato da nossa história, da cultura brasileira que já era rica muito antes da televisão. Conhecer um pouco dessa história foi certamente um presente, além do que, nossa atual geração, acostumada com muito barulho e pouca música, pôde - ao menos um pouco - ver o que é música de qualidade, numa das vozes mais lindas do Brasil, senão a mais linda de toda a História do país.

A Rede Globo deu um presente a seus telespectadores com essa minissérie e esperemos que na esteira de "Dalva e Herivelto - uma canção de amor" a emissora produza outros produtos assim, de tiro curto, mesmo deixando um gosto de saudades no ar, desejo de que pudesse ter sido maior, a qualidade fica evidente quando a produção é curta. Parabéns a todos os envolvidos nessa obra de arte.

4 Quebraram tudo:

e. disse...

Tá, eu sou chato. MAs toda novela ( ou minisérie) o que não falta é reconstituição de época perfeita, cenários fantásticos, guarda roupa deslumbrante, músicas ótimas, mas sempre fica faltando algo. Eu ainda acho que falta mesmo é AUTOR. Bons diálogos, bons textos!è de uma mesmice impressionante! Ok, que ninguem exige shakeakeare en novela, mas nem tanta pobreza...

@tvxtv disse...

Caro e.

Eu concordo com você, principalmente na Globo a produção é quase sempre muito bem feita e normalmente falta texto de fato. Porém, se você assistiu Dalva e Herivelto terá de concordar que os diálogos e a construção da trama foi muito bem amarrada pela autora. É inegável a qualidade também do roteiro dessa obra.

Unknown disse...

Uma minissérie maravilhosa, que emocionoou e que vai deixar muitas saudades...
Interpretações ótimas e cenas que vão ficar marcadas! Aquela em que Dalva canta "bandeira branca" é muito linda, sem contar na cena da sua morte...Uma história com começo, meio e fim, contada da melhor forma possível... Aplausos.

Daivison Tavares disse...

Eu concordo com você Daniel em tudo e pricipalmente no show de interpetação que Adriana Esteves deu.Ela é uma atriz fanatática e e Fábio também.E a Globo vem acertando em Minisséries desde Maysa. Um abração e o seu blog é ótimo.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira