quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A Pior novela de todos os tempos


Já foram 38 capítulos de Viver a Vida e a única conclusão a que se pode chegar após a exibição de cerca de 20% da novela é essa que o título propõe, porque sobre as personagens, sobre os núcleos, sobre os acontecimentos, pouco se pode falar, pois Viver a Vida é uma novela que não existe, simplesmente não aconteceu.

Os defensores de Manoel Carlos - que entendem que o autor pode fazer um sucesso apenas pelo seu nome - tentam defender alegando que o estilo do autor é o de primeiro apresentar as personagens para depois ir colocando os dramas pessoais. De fato isso é verdade, foi assim em Laços de Família e Mulheres Apaixonadas, dois grandes sucessos do autor.

O grande problema de Viver a Vida não está na monotonia, ela de fato está presente e incomoda, mas não é o pior da novela. Viver a Vida é uma obra fraca porque tudo que a cerca é cheia de elementos fracos. Manoel Carlos parece que desaprendeu a fazer novelas, seu texto de Páginas da Vida era exageradamente didático e cansativo e isso se repete agora. Mais do que didático, o texto de Viver a Vida é modorrento, irreal, exagerado e - para desespero dos fãs do autor - canastrão, completamente canastrão.

A Helena de Taís Araújo não é a pior do autor, afinal, Maneco é especialista em fazer protagonistas apagadas e sem graça - vide Mulheres Apaixonadas e Páginas da Vida - e a interpretação de Taís Araújo não é fraca, como diz alguns, ela está fazendo muito bem o que é proposto a ela, uma personagem fútil, sem graça e que não tem história alguma pra contar.

Há uma personagem que se salva na novela. Renata, vivida por Barbara Paz. E o texto dela é tão superficial quanto os demais, porém, Barbara Paz tem sabido com maestria utilizar a expressão corporal e os elementos externos ao texto para compor cenas lindíssimas e isso tem feito com que ela seja o grande destaque da novela.

Muitos levantaram a bandeira de que precisamos ter paciência: "Calma, a Dora vem aí pra entrar na novela e infernizar todos". "Seja paciente, logo vem mais um protagonista, o Roberto vai abalar a novela". "Ah, esperem até o acidente de Luciana, aí a novela engrena". "O drama de Ariane vai ser muito lindo". A Dora já entrou na novela e a personagem não disse a que veio, ao contrário, tem falas cafonas uma atrás da outra. Thiago Lacerda e seu personagem entraram essa semana e... nada. Parece que o personagem foi importado diretamente de Páginas da Vida. Não acho que o acidente de Luciana vá melhorar a novela, porque o texto - esse sim - é o grande vilão de Viver a Vida.

Enfim, eu como bom noveleiro que sou, assisto esse produto a mais de uma década e já perdi as contas de quantas novelas vi, mas posso dizer que acompanho o horário nobre da Globo há muito tempo - muito mesmo - e não tenho medo de dizer que Viver a Vida é a pior novela de todos os tempos em seus primeiros 38 capítulos.

12 Quebraram tudo:

Sandra disse...

Gosto muito do seu blog, e' a primeira vez que comento aqui. Sou de Nova Iorque, o meu portugues escrito nao e' muito bom. Favor, desculpe os meus erros. Assisto novelas da globo aqui nos EUA (infelizmente nao tenho acesso otras redes brasileiras de TV). Concordo plenamente com voce sobre essa novela horrivel, chata, nao suporto - apesar da presence da Lilian Cabral, que gosto muito (e tambem Giovanna Antonelli). Nao tenho mais pacienca com as estorias sobre cancer e alcolismo desse autor, e' sempre a mesma coisa. Nao tenho paciencia come personagens tao vazias. Nao tenho nenhum interesse nas problems pessoais de modelo. Nao acho que Araujo e' boa atriz mas voce tem razao, e' mesmo o texto que e' muito fraca. Seria dificil para qualquer atriz. Entre todos aqui que conheco que assistem novelas da globo nao tem ninguem que assiste essa novela, ninguem gosta. Tinhamos muitas criticas sobre caminho das indias mas pelo menos prendia a nossa atencao muito mas do que essa agora. A Favorita fez um grande sucesso aqui. Sera dificil supera-la.

Anônimo disse...

todas as novelas da globo sao uma drouga msm! q difernça fais?!

Anônimo disse...

uma verdadeira bosta tudo na tv acabou o povo perdeu a criatividade......

Anônimo disse...

viver a vida é uma novela simplesmente vazia, o enredo da novela é ótimo, começou de forma espetacular, mas com o tempo foi perdendo o brilho e o enfoque, com cenas fraquíssimas, um texto extremamente cansativo, com cenas totalmente desnecessárias e personagens sem estilo nenhum... Enfim, um estilo tão pobre de novela não merece passar sequer 3 meses no ar, ainda mais sendo o principal produto da 4 maior emissora do mundo e ser assistida por milhares de brasileiros no horário nobre....

Anônimo disse...

e a Globo bem que está merecendo essa crise de audiencia, não é a toa que viver a vida sofre pra passar dos 40 pontos de média, meta imposta pela globo, atualmente VIVE SUA VIDA nos pífios 35-37 pontos, tirando as sextas e sábados claro... Onde a audiência chega a patamares deficientes. Tudo bem que há concorrência, mas é fraquíssima, a record e sua BELA novela mal alcançam 8 pontos, já no sbt temos um show de NATURALIDADE acima da média, ou seja, Viver a Vida só não consegue por que não quer, é fato que a busca por novos talentos é vigente e necessária, pois desse jeito, daqui há alguns anos a novela das 8 sofrerá pra marcar simples 20 pontos.

Will disse...

a Caras & Bocas devia substituir essa novela, pra fazer uma suposta 2ª Temporada da novela, já que ela acabou de acabar, ia ser muito legal kkkk, mas sinceramente, é mesmo cansativo essa novela, muito chata, até durmo mais cedo pra não assistir xD, e também, paro de passar Toma Lá Dá Cá, é o fim!!!, mais pronto, fazer oque??!!, a Globo tah doida mesmo :P

Unknown disse...

Taís Araújo é uma boa atriz e ta fazendo seu papel muito bem, o problema é q o texto não é bom. Maneco errou feio dessa vez, e por Taís ta fazendo o papel principal ta caindo tudo nas costas dela!! Ela naum tem culpa da novela ser ruim, ela só está fazendo o trabalho dela! Taís ta dando um show!!!

Unknown disse...

é verdade, mas tem uma novela que chega a ser pior que viver a vida, tempos modernos, acabaram com o Antônio Fagundes, cara um prédio que fala, uma estória sem pé nem cabeça, um dia o Fagundes finge que esta doente, no outro esta doente, no outro vai destruir o titan, super sem graça, pra novela boa é aquela que tem um principio e tudo gira em torno dquele principio, por exemplo, CAMINHO DAS ÍNDIAS, CAMA DE GATO, O CLONE ETC. novela tem que ter um nucleo forte e uma história que vai se desenrolando.

André guimaraes (palhaço paçoca) disse...

Nem os depomimentos no final da novela salva a globo
Por isso e vejo Uma Rosa com amor do SBT que é munto melho que viver a vida
FORA MANECO E FORA GLOBO!!!!!

Anônimo disse...

vc são um bando e vidado e sapata porra prefere assistir porcaria dq assistir coisa boa va toma no cu vcs todas e tdos bando de filho da puta caralho

Lusineia disse...

o problema é que manoel carlos enrola muito nada acontece, provavelmente acontecerá tudo na ultima semana dai fica sem graça, cansativa,

Unknown disse...

essa é sem duvida a pior novela da rede globo q ja assisti

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira