segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Audiência com qualidade


A televisão brasileira passa por um momento, digamos, diferente. Desde sempre ouvimos falar que o telespectador brasileiro prima por programas de qualidade duvidosa e que a televisão enquanto entretenimento é um produto fraco e superficial justamente porque o público alvo assim deseja.

É verdade que precisamos avançar - e muito - para chegarmos a produtos de qualidade, como por exemplo, na televisão britânica. Mas os passos já começaram a ser dados e é preciso que alguém observe isso.

No último domingo, 25, durante a programação da tarde pudemos perceber claramente isso. O programa "Tudo É Possível", da Rede Record, comandado por Ana Hickman ultrapassou os limites do aceitável ao exibir reportagens sobre pintura de corpos colocando Danielle "Samambaia" Souza para ser pintada nua no palco. O objetivo desse tipo de artimanha evidentemente não é mostrar a arte da pintura, mas é pura e simplesmente obter audiência fácil por meio de closes ginecológicos do corpo feminino, tática antiga e que sempre deu resultado.

Enquanto fazia isso, o programa conseguiu seu pico de audiência: 9,7 pontos segundo o Ibope. Ou seja, nem com apelação o "Tudo É Possível" conseguiu chegar aos dois dígitos. Durante todo o restante do programa a média de audiência sempre ficou entre os 6 e os 8 pontos, o que mostra que o público perdeu o interesse.

Enquanto isso, produzindo um programa de qualidade, Eliana deitava e rolava na audiência. É bem certo que seu primeiro quadro já está um pouco desgastado diante dos telespectadores. O "Criança É Show", que já conseguiu resultados excelentes na briga pela audiência, parece ter perdido o fôlego. Mas foi apenas por cerca de 40 minutos que Eliana ficou em torno dos 8 pontos e em terceiro lugar. Após isso, um programa ágil, sem apelação, sem ferir a família que é o público alvo dos programas dominicais, assumiu a vice liderança e sem dificuldade chegou aos dois dígitos de audiência se mantendo assim sem grandes dificuldades.

O apreciador de televisão, como eu, deveria se levantar e aplaudir de pé. E, sempre que possível, agradecer a toda a produção do programa de Eliana por proporcionar ao telespectador um programa inteligente, com variedades, entretenimento leve (mas não burro), quadros muito bem feitos e que nos leva a passar ótimos momentos durante a tarde.

Não é à toa que desde que estreou no SBT Eliana nunca teve problemas para encarar a programação da Record - e olha que sua ex-emissora já tentou de tudo: mudou três vezes o horário do "Tudo É Possível", colocou filmes e... nada! Além do mais, se olharmos para a audiência, vemos uma Eliana muito mais perto da liderança do que do segundo lugar.

Aliás Eliana já venceu a 1ª parte do Faustão, venceu o primeiro tempo do futebol e venceu a 2ª parte do Faustão, sempre em dias diferentes. No último domingo (25), a loira conseguiu mais um feito: venceu a segunda parte do Faustão no Rio de Janeiro, cidade da Rede Globo.

É certo que a TV brasileira tem muito o que aprender. Afinal ainda damos audiência para programas como "Domingo Legal", cujo diretor, Magrão, que sempre opta pela audiência fácil. Um bom exemplo disso é a ridícula piscina de amianto. Já o "Programa do Gugu" explora o máximo que puder da desgraça alheia para obter audiência e, quase sempre, sem o menor senso de piedade.

Mas estamos melhorando. Em outras épocas, programa como o de Eliana nunca teriam espaço num domingo. Parabéns a ela e quem ganha é o público.

*Este texto também está disponível no site Famosidades, visite e confira tudo sobre o mundo dos famosos.

2 Quebraram tudo:

Anônimo disse...

Não tem nada de mais exibir corpos pintados. Isto já é feito há anos na TV. Mas agora os falso moralistas de plantão estão esperneando. O Domingo Legal vem se destacando com a banheira da vergonha, dando closes ginecológicos nas participantes e ninguém fala nada.

Eliana tem qualidade??????? kkkkkkkkkkk, faz-me rir. O pior programa de domingo é o dela. Marrento, chato, cansativo, apresentadora azeda e sem sal, quadros horripilantemente ruins, e todo mundo acha lindo. Se a Ana ficasse com os micro vestidos da Eliana todo mundo ia falar, mas a Eliana, pode.

Seus sem noção. Quer criticar ? Bom, então tem que entender alguma coisa de TV antes de abrir o bocão. Fuiiiiiiiiii

Anônimo disse...

cala essa porcaria m... de boca anonimo. elianaa é a mió! asisto ela desde criança naquele progama de cmpetição, o Eliana.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira