quinta-feira, 7 de maio de 2009

A Lei e o Crime



Não posso dizer que sou um dos entusiastas de "A Lei e o Crime" da Rede Record de Televisão. Não, logo quando a emissora começou a fazer pesada divulgação na mídia de sua série, eu já olhei com olho torto pensando que seria mais um dos muitos programas da Record com o intuito único de exploração da violência (alguém se lembra de Vidas Opostas?) e pegando uma carona no sucesso de Tropa de Elite.

Quando a série estreou, confesso que sequer me lembrei de conferir, mas um amigo assistiu e me convenceu a achar o download na internet, baixar e assistir. Não gostei do primeiro episódio, como eu previa foi truculento, com sobras de tiros - e tiroteio sem nenhuma razão de existir - e a história me parecia rasa demais para suportar muitos episódios.

Leo engano, a partir do segundo episódio, a série ganhou ritmo e deslanchou. A Lei e o Crime foi a primeira série nesse formato americanizado - ou seja com histórias contínuas (não necessariamente em ordem cronológica) da TV brasileira moderna e, foi talvez o maior acerto da Record nos últimos anos.

Com episódios densos e uma história muito bem contada, cada episódio mostra a realidade da vida de policiais honestos que querem combater o crime de forma eficaz e, mais, mostra como o crime organizado trabalha de forma profissional nas favelas e até entre policiais e políticos do Brasil.

A violência da produção não diminuiu, porém, os tiroteios já não ocupam boa parte do episódio e, quando acontecem, é por uma razão importante para a seqüência de fatos da história. Além disso, as atuações e a direção melhoraram muito ao longo desta primeira temporada.

A obra provou ser mais um acerto do brilhante autor Marcílio Morais (que na mesma Record já havia escrito a melhor novela da emissora até então, "Essas Mulheres") e mostra - como a emissora sempre quis e nunca conseguiu - que há vida fora da Rede Globo no Brasil.

Com a primeira temporada chegando ao fim, ainda faltam alguns episódios a serem exibidos, a Rede Record já confirmou oficialmente a segunda temporada da série para meados de 2010. A confirmação era óbvia, tamanho o sucesso do programa que em algumas capitais ocupa a liderança no horário e, na média geral, é vice-líder com folga.

Para os brasileiros fissurados em séries policiais americanas, estilo 24 Horas, CSI e The Closer, a brasileiríssima A Lei e o Crime é um prato cheio. Vale a pena assistir!

1 Quebraram tudo:

Jay disse...

De nada, cara... de nada...

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira