sábado, 9 de maio de 2009

Tudo Novo de Novo - Ensina-me a Namorar

* spoilers



Tudo Novo de Novo completou ontem um mês de exibição, ou seja, já foram exibidos os primeiros 4 episódios e, agora, qualquer pessoa que tenha assistido todos já tem um parâmetro de análise sobre o decorrer da série, como roteiro, direção e interpretação.

O episódio de ontem, "Ensina-me a namorar" apresentou-nos um novo foco de roteiro que é um episódio inteiro em que Clara (Júlia Lemertz) e Miguel (Marco Ricca) ficam separados e não apenas separados enquanto namorados, mas eles praticamente não se encontraram durante todo o episódio.

O foco do episódio foi o mais interessante, pela primeira vez a série tratou das culpas do passado. A chefe e amiga de Clara desabafando com ela sobre uma gravidez desejada por ela, porém indesejada para o marido e a forma como Clara lidou com a situação, confessando que fez um aborto durante o primeiro casamento foi muito bem feito, deu um motivo sólido para o primeiro divórcio dela, que não sabíamos o motivo. Em seguida, enquanto Clara aguardava a amiga na sala de espera da clínica de aborto, ocorreu uma das cenas mais comoventes da série até o momento. A lembrança que ela teve dela própria saindo da sala de cirurgia, feito o aborto e olhando para o marido, tudo feito com muita delicadeza pelos roteiristas e diretores.

Neste primeiro episódio com Miguel e Clara separados, enxergamos que a vida de ambos estão interligadas, não apenas pelo sentimento de cumplicidade, atração e paixão que os envolve, mas principalmente pelo estilo de vida que eles foram carregados durante a vida de casados. Miguel e Clara não têm mais pique para festas, baladas, não gostam de lugares com muito movimento e, constantemente estão preocupados com o trabalho do dia seguinte, com a casa e, obviamente, com os filhos. Essa visão séria do mundo, ou compromissada de ver as coisas, como a irmã de Clara muito bem definiu, é o fio invisível que os une e que, quanto mais eles tentam se afastar por conta disso, mais próximos ficam.

É interessante também enxergar o desenvolvimento de cada personagem, como a ex-mulher de Miguel que continua em sua crise da 3ª Idade e, como se fosse uma adolescente, arrumou um namorado pela iternet e, pior, que mora em outro país. Ou a filha de Clara, que segue em sua saga de descobrir-se como uma mulher durante a adolescência e sempre cai em conflito com a mãe.

O fim do episódio foi de uma sensibilidade que apenas Tudo Novo de Novo pode ter, Miguel e Clara dançando sozinhos no apartamento dele, e conversando, decidindo que estão juntos sim, mas sem aliança, sem casamento, sem nada, foi simbólico, pois tudo na vida de ambos é aliança, representa compromisso, e a relação deles veio para libertá-los disso tudo, apenas um namoro.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira