terça-feira, 16 de novembro de 2010

Onde anda a crise de audiência das novelas Globais?

Muito se tem falado que a Globo está em crise e que seu principal produto, as telenovelas, atravessa nesta década, uma crise de audiência sem precedentes. As pessoas baseiam-se nos números reais e divulgados pelo Ibope - empresa que faz a aferição de audiência da TV aberta no Brasil - ao longo dos últimos dez anos.

A análise parece simples. Veja para cada horário. Em 2000 a novela das 6 exibida foi O Cravo e a Rosa que registrou audiência de 31 pontos de média geral. Em 2010 a novela das 6 Escrito nas Estrelas fechou com média geral de 26 pontos. Cinco pontos a menos. Mas será que houve tanta queda assim? Em 2000, segundo o Ibope, cada ponto equivalia a 47 mil televisores, atualmente, cada ponto equivale a 60 mil. Portanto, feitos os cálculos simples, vemos que, fosse feita a análise pelos dados de 2000 a novela Escrito nas Estrelas teria tido média de 33 pontos, mais do que O Cravo e a Rosa

E isso vale para sucessos e fracassos do horário. O maior sucesso da década no horário das 6 foi Alma Gêmea, que marcou 39 pontos e o maior fracasso foi Negócio da China que ficou com 20 pontos. Fosse pelos cálculos anteriores à mudança de 2006, Negócio da China teria tido média de 26 pontos, apenas 04 abaixo da antiga meta, isso para a pior audiência da história da Globo.

Em outros horários isso também funciona. Em 2000, às 19 horas Uga Uga fechou com média de 38 pontos, atualmente, Tititi marca média parcial de 29 pontos. Calculadora nas mãos e o que se verifica? Tititi estaria com média parcial de 37 pontos fosse contado o ponto para cada 47 mil televisores. A melhor audiência do horário, Da Cor do Pecado ficou com 43 pontos, a pior, Três Irmãs, marcou 24 pontos e, feitas as contas, Três Irmãs teria marcado 31 pontos, e superaria muitas novelas do horário pela contagem antiga.

Vamos para o principal horário de novelas da emissora. Em 2000 a Globo exibia Laços de Família que marcou média de 45 pontos. Atualmente, Passione vem com média parcial de 35 pontos. Na aferição antiga do Ibope, a trama de Sílvio de Abreu estaria com média parcial de 45 pontos, a mesma de Laços de Família. A melhor audiência do horário foi de Senhora do Destino com 50 pontos e a pior média fechada foi de Viver a Vida com 37. Será? Na contagem antiga, Viver a Vida teria registrado média de 47 pontos.

Algumas curiosidades: A novela mais vista da década, ao contrário do que se diz, não foi Senhora do Destino, mas foi Paraíso Tropical, que teria registrado média de 55 pontos, caso fosse exibida antes da mudança de aferição do Ibope. A Favorita teria marcado média de 51 pontos e Caminho das Índias, 50 pontos. Caras e Bocas, último grande sucesso das 7, registraria média de 40 pontos e seria a segunda melhor audiência do horário das 7 na década.

É evidente que nesta análise não se considera o fato de que em São Paulo existem muito mais televisores atualmente do que se existia há 10 anos e, por isso, houve a mudança de aferição. Porém, mostra também que aumentar 13 mil televisores por ponto não significou manter a realidade e acabou deixando tudo desproporcional. A bem da verdade é que não há crise de audiência nas novelas globais. Punto e basta.

4 Quebraram tudo:

Anônimo disse...

É uma pena que as novelas são prejudicadas pela medição do Ibope. Acho que deveriam ajudar os programas...

Unknown disse...

A verdade é que independente da audiência vemos novelas cada vez mais fracas e repetitivas e produtos em geral na TV com qualidade duvidosa. Saudades das décadas passadas para se assistir televisão.
A última grande novela para mim foi A Favorita, de lá pra cá, nunca mais.

Samuel Estevão disse...

Seu post é uma bomba. Até onde eu já vi, vai contra tudo que é analisado por aí quando comentam sobre audiência de novelas e outros programas... Se eu tiver tempo, quero até pesquisar melhor o assunto.

Unknown disse...

cara, embora faça sentido, tem alguma coisa errada assim, porque se fosse assim, todas as novelas de antigamente seriam fracassos e todas as novelas atuais seriam sucesso automaticamente... não pode ser, tem alguma coisa errada nessa explicação que vc deu.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira