segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Faustão dá exemplo de entretenimento

Após uma derrota vexatória ocorrida no domingo retrasado, a expectativa para a briga de audiência entre o Programa do Gugu e o Domingão do Faustão era grande, pois muitos já acreditavam que o loiro tinha encontrado seu espaço, horário e formato na nova emissora, após um primeiro ano bastante conturbado e, por outro lado, muitos queriam saber como a direção do programa global iria reagir a sua primeira derrota em muito tempo.

Diferentemente do que se vê na briga entre Record e SBT em que ambas, quando derrotadas, decidem produzir matérias apelativas e de extremo mau gosto no domingo seguinte, vide o exemplo de Eliana com uma produção de péssimo gosto para a atual temporada de Os Opostos se Atraem (e que, a bem da verdade, não adiantou de nada), a Rede Globo manteve o seu padrão de qualidade do qual ela faz questão de se orgulhar, pois foi construído ao longo de anos de trabalho e profissionalismo e decidiu não partir para a apelação ou o sensacionalismo.

Pode-se dizer que o Domingão não seja um primor de programa e que também peque pela falta de ousadia na maior parte do tempo e isso é verdade. Porém, não pode-se dizer que Fausto Silva e sua equipe apelem para o sensacionalismo, assistencialismo ou até para o tal "mundo cão" sob a célebre justificativa da informatividade. O programa do último domingo foi todo centrado no entretenimento para a família (monótono ou não, depende do gosto pessoal).

Após perder nas duas principais praças de audiência do país (São Paulo e Rio de Janeiro) esperava-se, como foi ventilado, que a produção apresentasse matérias para emocionar e até entrasse de leve no mundo-cão e não se viu isso. O que se viu foram os mesmos quadros e o mesmo bom humor e descontração de um apresentador maduro e que sabe a responsabilidade que é conduzir um programa dominical no único dia da semana em que a Rede Globo é incomodada. Com criatividade, a produção do programa decidiu ser técnica e tradicional, buscando o que mais atrai a audiência do telespectador, o misticismo e a religiosidade, tratando do tema espiritismo sob o pano de fundo do elenco de Escrito nas Estrelas.

Se o Domingão não foi o melhor dos programas de entretenimento já produzidos, ao menos ele manteve o nível, não obrigou o telespectador a engolir assistencialismo barato e de péssima qualidade, nem precisou explorar a desgraça humana para obter alguns números de audiência. E com tranqüilidade liderou o programa todo sem ser incomodado em nenhum momento, conseguindo picos de 23 pontos contra 9 da Rede Record. Mostrando como se faz TV.

6 Quebraram tudo:

Anônimo disse...

Apesar de eu não gostar de nenhum programa das emissoras da TV Aberta no Domingo sempre tento assistir. Ontem o Domingão do Faustão foi excelente em qualidade, espero que continue assim!

wagnermendes disse...

A qualidade da programação da Rede Globo é inegável. Particularmente, eu gosto do apresentador Fausto Silva, na minha opinião, um grande profissional e um bom animador. Ele e a sua produção merecem a liderança, até que alguém saiba produzir algo melhor.

Victor disse...

Isso é Globo, plim-plim!

Rodrigo Rocha disse...

Não gosto do Faustão nem do seu programa. Mas tenho que adimitir: é a melhor opção do domingo por uma simples questão: ELE FAZ A GENTE RIR. Essa é a pretensão do Faustão. enquanto Gugu tenta emocionar com a miséria e a eliana tenta informar com a desnecessariedade, o Faustão pelo menos tenta só divertir, entreter...

Marcelo Fernandes disse...

Só foi o elenco de "Escrito nas Estrelas" aparecer que o TVXTV já foi elogiar o Domingão. Quando o TVXTV gosta de uma coisa, gosta mesmo. Vide "A Favorita" sempre liderando os seus "rankings".

@tvxtv disse...

Marcelo

Duas coisas:

1º - Você é livre para entrar no blog, ler e comentar quando quiser, mas se o faz raramente, fica sujeito a falar bobagem, como fez agora. Eu sou um dos mais, senão o mais, crítico a Escrito nas Estrelas em sua segunda metade, tanto que muitos fãs da novela vivem me criticando.

2º - Exatamente, meus "rankings" porque apesar de eu estudar, fazer do blog um trabalho, ele continua sendo um blog e representa a MINHA opinião. Nunca disse que era um ranking oficial. Não gosta? Só posso lamentar por você.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira