sábado, 11 de setembro de 2010

Os 10 Melhores Teasers da Década

Dando prosseguimento a nossas famosas e tão queridas listas de Melhores da Década, nesta semana selecionei uma categoria que poucas vezes é comentada e que raramente aparece em algum tipo de Lista ou mesmo de premiação, mas que é o grande chamariz para as telenovelas brasileiras. Os teasers. Definindo claramente, teaser é a primeira chamada de uma telenovela, curta, sem grandes respostas e quase sempre sem mencionar nada sobre o produto, apenas chamando a atenção do público. No Brasil esta artimanha é comum, principalmente na Rede Globo que adota a tática desde sempre. Confira os 10 melhores da década:

10º - Celebridade - Rede Globo


Simples, muito bem bolado e prático. Foi assim que a Rede Globo decidiu chamar a atenção do público na primeira chamada veiculada da novela, assinada por Gilberto Braga. Colocar jornalistas que trabalham diretamente com o mundo das celebridades para darem declarações foi realmente uma tacada inteligente e que instigou o público para saber mais da novela.

9º - Passione - Rede Globo


Uma chamada que não tinha muito a ver com o título da novela e nem com a primeira metade da trama. Ágil, cheio de segredos e mistérios, o teaser da novela, assinada por Sílvio de Abreu, fez com que o imaginário do telespectador procurasse elementos para entender mais da história, mesmo antes dela começar. E a boa lembrança foi a inspiração no teaser de A Próxima Vítima.

8º - O Clone - Rede Globo


Como fazer um teaser duma novela com um assunto destes? Pois a Rede Globo conseguiu ter a delicadeza para não tornar tudo muito ficcional e chamar a atenção. Declarações de pessoas conhecidas aliadas a chamadas ficcionais de jornais fizeram com que o público tivesse interesse imediato por conhecer mais da história que seria contada por Glória Perez.

7º - Tititi - Rede Globo


Remake já é difícil de se escrever, ainda mais de se produzir. As comparações certamente virão, mas nada que abalasse o bom humor dos envolvidos em Tititi. Um teaser inteligente, divertido e que mostrava que o que estava por vir teria boa dose de humor refinado, gostoso e sem pretensões de ser pastelão. Já no teaser era possível notar o bom gosto da autora Maria Adelaide Amaral.

6º - Poder Paralelo - Rede Record


A Record caminha a passos rápidos na produção de chamadas e "promos" de seus produtos. Porém, quando o assunto é teaser, a emissora ainda engatinha. A maioria das telenovelas tiveram teasers fraquíssimos e sem sal. Exceção para Poder Paralelo que teve uma tacada brilhante e que logo de cara fez com que o público quisesse conhecer a história assinada por Lauro César Muniz.

5º - Tempos Modernos - Rede Globo


Se a novela foi um fiasco de audiência, não era possível esperar isso pelas chamadas, pela sinopse e muito menos pelo teaser. Leve, quase clássico, nesta primeira chamada divulgada nos breaks da emissora, era possível notar que a história contada por Bosco Brasil teria poucos elementos de folhetim, mas que seria deliciosa de se ver.

4º - Três Irmãs - Rede Globo


Novamente uma novela fracassada em audiência. Uma novela que tinha tudo para dar certo e que ainda assim deu completamente errado. Mesmo diante disso, é impossível ignorar o bom gosto e a tacada simples, tão simples que se tornou genial, da direção na produção do ótimo teaser que já chamou o público para acompanhar a trama de Antônio Calmon.

3º O Profeta - Rede Globo


Bela chamada. Curta, pouco explicativa, porém profunda e até mesmo assombrosa. Definição prática para o teaser muito bem produzido pela Rede Globo num dos grandes momentos de inspiração dos responsáveis pela produção do produto. Na primeira novela, remake ainda, da dupla Duca Rachid e Thelma Guedes, o telespectador já foi atraído pelo teaser.

2º - Cama de Gato - Rede Globo


Um teaser que aparentemente chama a atenção do público, mas que não conta nada da história. Essa é a primeira impressão de quem viu, porém, foi genial, já que foi nada menos que uma metáfora para toda a sinopse da excelente novela de Duca Rachid e Thelma Guedes. O segundo melhor teaser da década com muito merecimento, principalmente pela criatividade.

1º - A Favorita - Rede Globo


Se o autor João Emanuel Carneiro queria inovar no modo de se fazer telenovelas no Brasil, a direção assumiu esta responsabilidade na produção do teaser. Colocar as duas protagonistas lado a lado lendo o mesmo texto e interpretando conforme sua personalidade foi um risco, pois poderia gerar desconfiança, mas foi um acerto, pois quem viu, já se apaixonou de cara por Flora e Donatela. Deu certo.


5 Quebraram tudo:

Unknown disse...

Nossa, o que de A Favorita não foi perfeito? Do teaser a última cena.
Cada vez que vejo algo relacionado a esta novela me arrepio, muito, muito boa!!!

Rodrigo Rocha disse...

Bom, eu tiraria o de Três Irmãs e colocaria o de Laços de Família. A teaser da melhor novela do Maneco junto com Por Amor era de emocionar, sensivel, mas ao mesmo tempo passava a síntese da novela: as relações familiares

Marlon Kraupp disse...

A Favorita inovou em tudo, incrivel !

Daivison Tavares disse...

Gente tbm concordo, A Favorita foi a melhor novela de todos os tempos.
Desde esse teaser A Favorita já mostrava que iria vir e revolocinar o jeito de fazer novela!!!

Cristal disse...

O teaser de Cama de Gato era mesmo muito bom! E nunca tinha visto. O de A Favorita é mesmo o melhor.

Já o de Passione pecou pelos sites divulgados no teaser. Nenhum levava a lugar nenhum. Se não me engano, só já perto da novela, eles passaram a ser redirecionados para a página da produção. Não custava nada terem comprado os domínios antes do teaser ir ao ar e produzir algo bacana pra quem tentasse acessar.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira