quarta-feira, 28 de julho de 2010

Escrito nas Estrelas cansa e tem diálogos ruins

Escrito nas Estrelas caiu no gosto do público. Com média parcial de 26 pontos e beirando os 27, a novela tende a ser a maior audiência desde O Profeta, superando a trama anterior da mesma autora Elizabeth Jhin, Eterna Magia e recuperando de vez o horário das 6 na Rede Globo.

Isso não significa que a novela seja um primor. Ao contrário, ela está bem abaixo de suas antecessoras, Cama de Gato e Paraíso. O que torna o folhetim um sucesso é a forma como a autor decidiu abordar os temas de sua sinopse. Nada de inovação, nada que chame a atenção pelo risco ou pelo muito cuidado e profundidade, ao contrário. Tramas rasas, sem nenhum tipo de aprofundamento, temas discutidos sob um ponto de vista raso e o mais do mesmo que as novelas vem apresentando nos últimos 30 anos. E tudo isso junto foi responsável pelo apelo popular que funcionou.

Mas isso não pode esconder os inúmeros problemas da trama e que se tornaram recorrentes e muito mais visíveis nas últimas três semanas. O problema principal que eu já debati aqui segue sendo a forma equivocada que a autora e a direção decidiram lidar com todos os personagem "pós-morte" ou os anjos. Apesar das locações terem melhorado, os diálogos seguem muito ruins e os efeitos especiais parecem terem aprendido com a saga Os Mutantes de tão ruins que são.

Agora, não bastasse os diálogos ruins desse núcleo, parece que o problema se alastrou por praticamente todos os núcleos. Volta e meia é possível presenciar conversas irreais, superficiais ao extremo e com um tom de exagero que dá a impressão de que o texto trata o telespectador como pessoas lentas. Diálogos dispensáveis, repetições para tentar localizar o público cansa e é um desrespeito com a inteligência de quem está assistindo.

Mas o problema grave de Escrito nas Estrelas atualmente se dá no roteiro. Um folhetim que começou forte, ágil e com acontecimentos praticamente todos os dias entrou na fase de barriga que parece não ter fim. A história da protagonista Viviane/Vitória (Nathália Dill) não caminha e, quando caminha, gira e pára exatamente no mesmo lugar. Ninguém aguenta mais essas situações bobas que parecem caminhar para lugar algum e dão a impressão que a autora não tem o controle absoluto da história nas mãos.

Escrito nas Estrelas pode fazer sucesso de audiência, mas não consegue arrebatar pela qualidade e pelo primor de sua história. Ela apresenta mais do mesmo e nem sempre feito com a qualidade esperada. Uma pena.

7 Quebraram tudo:

Chrystian Wilson Pereira disse...

Eu tenho percebido essa queda de qualidade em "Escrito nas Estrelas". A história ficou fraca e, como você disse, vem caminhando em círculos e não chegando em lugar nenhum. A primeira metade da trama mostrou boas cenas, com uma trama amarrada e leve, sem perder o brilhantismo em envolver o telespectador. A audiência da novela vem caindo, e já não mais apresenta picos tão altos quanto há algumas semanas, quando bombava até mesmo no sábado e sempre beirava os 30 pontos. Uma pena, a novela tem potencial para engrenar, engrenou até certo ponto, mas estagnou, parece que Elizabeth Jhin se perdeu, está sem inspiração. Vamos torcer para que a "Escrito das Estrelas" do início volte.

lolli pop disse...

Eu gostei muito da sua critica e gostei mais ainda do seu blog parabéns!!!bjs

Renato Machado disse...

Eu mesmo parei de assistir há 03 semanas, pq nada acontece oras... Não vou ficar perdendo tempo com aquilo, qdo melhorar eu volto.

Kamila disse...

Acho que você está enganado a novela "Escrito Nas Estrelas" me encanta não vejo nada disso do que você falou, acho que você não gosta da novela porque você era viciado naquela novela "Cama de Gato" e não consegue gostar de Escrito Nas estrelas, que é a melhor novela que eu já assisti.
A história da Viviane (Nathalia Dill) é muito boa e gosto muito da atuação dela.
Pra mim ela e o Alexandre Nero são os donos da novela.

Marlon Kraupp disse...

Concordo em partes, não acho os dialogos ruins, acho só que tem alguns desnecessários, e muitos flashs do passado, muitos..

Mais pelo que andei lendo, tem muuuuita coisa pra acontecer ainda, e pior, num curto espaço de tempo, talvez estão esperando o mês final pra por tudo de uma vez só, não sei, realmente não estou entendendo..

Mas, chato ou não, continuo assistindo ENE que ainda vai brilhar muito :D.

Unknown disse...

Eu NÃO gosto da novela...

O tema eh mto repetitivo e massante...

Francisco othon disse...

Malhação ID é tema muito fraco e falha até ruim ator Fuik......

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira