domingo, 6 de junho de 2010

Alexandre Nero é o nome do momento na teledramaturgia

Escrito nas Estrelas caiu na graça do público brasileiro e, até o momento, menos da metade da trama exibida, vem apresentando audiência mais do que satisfatória e, acima de suas antecessoras. Com números tão interessantes é difícil enumerar as razões pelo sucesso, mas mais do que a novela, hoje iremos falar de um dos destaques.

Se existe um personagem que roubou a cena e tomando conta do folhetim de Elizabeth Jhin ele atende pelo nome de Gilmar. Existem dois tipos de sucesso quando se fala num personagem de teledramaturgia. O sucesso pode acontecer quando um personagem tem um texto muito bom e, mesmo quando o ator não se destaca, as situações e os diálogos são tão irresistíveis que o personagem cai no gosto do público, mas o trabalho do ator não é tão destacado. A outra forma é quando há texto, há situações e - as vezes nem tão bons assim - mas a composição do personagem criada pelo profissional é tão excepcional que o público acaba repercutindo.

O caso de Gilmar é este segundo. O texto de Escrito nas Estrelas é muito bom e as situações também, mas o personagem é muito complexo e tinha tudo, absolutamente tudo, para cair no clichê ou na caricatura. Foi a composição divina de Alexandre Nero que tornou Gilmar o melhor personagem de toda a novela. Quando ele aparece em cena todos já esperam por algo de diferente. Os trejeitos, a forma como ele explode no texto é divino. 

Alexandre Nero sabe o time correto para crescer a interpretação. Quando o texto pede dissimulação, lá está Nero impecável. Quando a situação exige explosão de raiva, novamente o ator cria trejeitos únicos. E no humor? Novamente caras sensacionais e que levam o público a explosão de risadas. E isso não vem de hoje. Alexandre Nero surgiu para a TV em A Favorita na pele do discreto, tímido e analfabeto quitandeiro Wanderlei. A princípio, o ator era apenas um figurante, mas ganhou história própria e soube contracenar com um elenco de primeira, tendo lindas cenas ao lado de Lília Cabral.

Depois, em Paraíso, o ator estava novamente num personagem complicado. Interpretar o melhor amigo do mocinho nunca é fácil, pois os textos e as situações sempre são sobre o protagonista. Mas de forma impressionante, ele soube compôr um personagem diferente, apaixonado, mas com convicções próprias e abandonou os trejeitos do quitandeiro. 

Agora, Gilmar não lembra em nada os dois personagens anteriores do ator que é um exemplo para a profissão. Em três novelas, Alexandre Nero ganhous os holofotes da mídia e certamente passa a subir de patamar no elenco da Globo. Em Escrito nas Estrelas, antes da estréia, só se falava das personagens de Zeze Polessa e Débora Falabella que formariam a dupla de vilãs da trama, porém, desde o início, Alexandre Nero engoliu as duas e se tornou o nome da novela das 6. E com mérito.

Este texto estará disponível nesta segunda no site Famosidades, do Grupo MSN Entretenimentos

7 Quebraram tudo:

Chrystian Wilson Pereira disse...

Concordo absolutamente com você. Não posso comentar sobre o trabalho de Alexandre em "Paraíso", pois não assisti à novela, pois não faz o meu estilo. Em "A Favorita", ele já demonstrava ser um bom ator, e nunca decepcionou em suas cenas com a excepcional Lília Cabral. Mas em "Escrito nas Estrelas", Nero explodiu na sua interpretação. Como você muito bem colocou, Gilmar é um personagem difícil de compor, complexo e importantíssimo para a trama, ou seja, o sucesso ou o insucesso do personagem caíram sobre o ator. E o resultado foi maravilhoso, a atuação está impecável. Outros destaques de "Escrito nas Estrelas" que você poderia ter mencionado são Nathalia Dill e Humberto Martins, excelentes em seus papéis de Viviane e Ricardo. Zezé Polessa e Débora Falabella vêm dando conta do recado e, embora não se destaquem como Alexandre Nero, formam uma boa dupla, a composição das duas como "uma só", conforme elas próprias já anunciaram, vem funcionando, afinal Sofia e Beatriz rendem boas risadas. Mas, sem dúvidas, Gilmar e a composição de Alexandre Nero vêm sendo a surpresa positiva da novela. Ponto para a Globo, que conta com uma estrela em ascensão, uma das justificativas para a merecida audiência da atual novela das 6.

Marlon Kraupp disse...

"...enumeras as razões..."

enumeraR as razões

---------------------------------------------

Concordo com tudo que ta escrito, o cara tem mandado muito bem.. desde o inicio é destaque !

Ele é um vilão mais "normal" :P

Unknown disse...

Daniel...
Parabéns pela crítica. Alexandre Nero é espetacular e, mesmo não tendo acompanhado a trama desde o início, foi ele quem me fez acompanhá-la atentatamente nos últimos tempos; vibro quando ele entra em cena porque sei que independente de quem esteja contracenando com ele, haverá sempre um show!
Muito bom mesmo.
Parabéns Nero!

Marcos Tony disse...

Alexandre está maravilhoso mesmo. E o bom é que ele é totalmente crível, humano. Não precisa matar, torturar, sequestrar... para parecer mau. Ele é ambicioso, quer crescer a todo custo e não poupa nada em seu caminho: passa por cima de todos - incluindo os familiares - para chegar onde quer. E como é delicioso vê-lo armando contra Sofia e Beatriz. Torço por ele (embora saiba de antemão que será punido no final) mas não pelas duas peruas. Elas são frívolas, já tem tudo e são as "eternas descontentes".

Marcos Tony disse...

Ah, o que vc falou sobre "dissimulação" fez-me lembrar uma crítica que a Kogut fez outro dia sobre o Giane em "Passione". Quando o texto pede isto, ele não sabe fazer e acaba meio que se transformando de "vilão" a "lorde" num piscar de olhos. Falta sutileza!
Mas, convenhamos, não dá pra comparar Gianecchini com Alexandre Nero.
É uma pena que nas premiações de melhores do ano, a novela "Escrito nas Estrelas" vá passar batida pelo simples fato de não estar no horário nobre.

Anônimo disse...

Escrito nas Estrelas está no horário nobre...
povo burro

Unknown disse...

Concordo com tudo plenamente. Alexandre Nero tá dando um show em Escrito nas Estrelas.Às vezes dá até vontade de torcer por ele. Parabéns a esse ótimo ator, que sem dúvida veio para ficar.

Alexandra

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira