quarta-feira, 9 de junho de 2010

Força-Tarefa se consolida como a melhor série brasileira

Foi ao ar na noite da última terça-feira o último episódio da segunda temporada de Força-Tarefa. Até bem pouco tempo atrás, para a televisão brasileira, uma série chegar ao fim em determinado ano, não representava grande coisa, principalmente porque os roteiristas nunca tiveram qualquer compromisso em dar um sentido mais amplo às suas histórias.

Séries que podiam ter várias temporadas ou serem interrompidas sem qualquer cerimônia não deixariam o público confuso, já que a maior parte não havia uma história ampla para as personagens. As histórias eram sempre superficiais e contadas dentro do mesmo episódio, fato este que sempre comprometeu o bom andamento deste formato na televisão brasileira.

Desde 2009, quando surgiu, Força-Tarefa apresentou uma proposta diferente. Também com episódios que contavam uma história com início, meio e fim dentro do próprio episódio, a série apostou no formato americano, ou seja, além das pequenas histórias por episódio, cada episódio narrava a continuação de uma história maior que envolvia os personagens centrais da trama.

Deu resultado e Força-Tarefa caiu nas graças do público já no ano passado. Porém, foi em 2010, com a exibição da primorosa segunda temporada que a série se consolidou. Episódios conflituosos, coragem em expor cenas fortes e que poucas vezes eram exibidas na Rede Globo, além de diálogos até bem pouco tempo impensáveis na emissora, transformou a série num trabalho louvável e comparado a séries americanas.

A composição de personagens é um caso a parte. O trabalho de Murilo Benício dando vida ao protagonista, tenente Wilson, foi um dos melhores trabalhos de composição de personagem nos últimos anos e certamente dará alguns bons prêmios ao ator que amadureceu bastante no papel nesta temporada. Todo o elenco merece destaque porque cresceu junto e transformou de Força-Tarefa nesta série imperdível.

O fim da temporada já deixou um gosto de saudade e a cena final já aguçou a curiosidade do público para a continuação da saga do Tenente Wilson não apenas como policial competente, mas agora, como marido e pai. A terceira temporada chega às telas da Globo apenas no segundo semestre de 2011, enquanto isso, teremos de aguardar o retorno da melhor série brasileira.

1 Quebraram tudo:

Paulo Jr. disse...

Mentira que você não notou os equívocos de FT!?

Os textos são simplistas, muito fracos mesmo, tentam inovar, mas são muito ruins pra isso. Não tem uma linha que una os e´pisódios e nem histórias boas em cada episódio. E, pior de tudo, quase sempre fica alguma coisa sem ser explicada nos episódios (curtos demais, também).

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira