quarta-feira, 7 de abril de 2010

É surpreendente a última semana de Cama de Gato

Ainda não vou falar de Cama de Gato como um todo, isso deixo para a noite de sexta-feira, após a exibição do último capítulo da novela. Hoje, acho importante falar da forma como as autoras Duca Rachid e Thelma Guedes decidiram desenvolver os acontecimentos da última semana.

Para quem acompanhou o folhetim desde o início certamente foi um susto - e está sendo - assistir esta última semana. Desde segunda-feira passada o ritmo frenético, as cenas ágeis, as falas rápidas e as constantes mudanças foram substituídas por situações corriqueiras, discursos ao invés de diálogos e cenas maiores. A adrenalina constante das personagens e também do telespectador foi substituída por lágrimas, sorrisos, risos, beijos e abraços.

Por conta de tantas mudanças, parte da audiência começou a reclamar. Não é raro ver em fóruns de discussão ou menos no twitter os fãs da novela reclamando do ritmo - que para ele se transformou em modorrento - que a trama tomou. Os fãs frustrados consideram que as autoras se perderam no ritmo e adiantou em uma semana o que era para ser o final da novela, a semana passada, da prisão da Verônica, que teve um ritmo absurdo de tão alucinante, mesmo para Cama de Gato.

Porém, é preciso calma ao se fazer essa análise. O folhetim não se tornou lento e muito menos a dupla de autoras se perdeu. Ao contrário, apenas quem tem controle absoluto da trama e das subtramas pode fazer o que estamos vendo na última semana da novela. É preciso coragem e ousadia para transformar um folhetim ágil que tem o mérito de revolucionar o estilo do horário em uma trama voltada para as emoções humanas, e mudar completamente o foco em apenas 5 capítulos.

Duca Rachid e Thelma Guedes transformaram Cama de Gato na novela das viradas. Foram tantas ao longo desses meses de exibição que, sequer é possível enumerar. Nesta semana de despedida, elas fizeram mais uma e a maior das mudanças. Tiveram a coragem de diminuir o ritmo e, ao invés de velocidade, apostaram nos diálogos, nas cenas cheias de emoções como amor, tristeza, dor, saudades. Ou seja, elas foram capazes de caminhar por onde quiseram com suas personagens e sem em um único momento perder a mão, sem tornar algo falso.

Não dá pra dizer que o desfecho da novela será brilhante, apenas na sexta-feira saberemos disso. Mas essa última semana faz de Cama de Gato uma novela que foi tantas em uma só. Foi a novela das viradas, a novela que brinca com os clichês, a novela das vilanias, a novela da inovação no horário e, agora, a novela do romance, dos sentimentos, da cor, porque, de escura, Cama de Gato se transformou numa novela colorida.


10 Quebraram tudo:

Anônimo disse...

Essa novela é um sucesso, tanta dedicação dos diretores, autoras e elenco tiveram uma recompensa para os telespectadores.
Ao contrário de VAV aquela novela horrível, que só perde de chatice para bela, a Feia

Anônimo disse...

A novela só não bateu recorde porque recebeu baixo ibope de Malhação, mas mesmo assim já foi para os 25!

Alinne Silva disse...

Vou confessar que eu estou um pouco do lado de quem não gosta tanto desse clima mais paz e amor.
Mas, como vc mesmo disse, é bem característico de Cama de Gato ter tantas reviravoltas. O que dá pra fazer, daqui pra sexta - que parece pouco, mas pelo estilo da novela, pode ser tempo pra muita coisa acontecer - é tentar imaginar o que estará na cabeça das autoras pro final da novela, que eu espero, será, no mínimo, surpreendente.

Anônimo disse...

Acho que não vai ter adrenalina, mas sim emoção
Vem aí Passione

Daivison Tavares disse...

Muita gente está reclamando da melancolia dessa última semana, é claro que muita gente gosta de ver na última semana e até no último capítulo muita ação e suspense,e geralmente são estas mesmas pessoas que reclamam de uma vilã que se dá bem toda a novela e só às vezes é derrotada no último instante da novela.Eu acho que as autoras quiseram fazer diferente,fazer os vilões pagarem antes do último capítulo e isso é louvavél,porque não é justo uma pessoa que fez malddaes toda a trama,simplesmente pagar no ultimo capítulo.
Eu só espero que o último capítulo seja como toda a novela,cheio de emoções e de muita realidade.Cama de Gato está surpreendendo a cada dia.

Anônimo disse...

Vcs estão vendo o estrondo que a novela faz no ibope, isso tbm prova a qualidade

Unknown disse...

Pra mim, Verônica Tardivo é a melhor vilã de ultimamente e boa parte da audiência se deve a ela...

Marlon Kraupp disse...

A novela foi totalmente diferente !

Ao envez de ter 200 capitulos de "emoção" e 10 de ação, ela teve 200 de ação e 10 de emoção.

A novela começou com cara de fim de novela, e ta terminando com cara de inicio hehe

É, com certeza uma das melhores novelas dos ultimos anos.

E viva ao João Emanuel Carneiro que ajudou as 2 :)

Kamila disse...

Que venha logo Escrito Nas Estrelas não aguento mais Cama de Gato chego em casa da escola as 18:30 e quero chegar e ver uma coisa bonita não violenta, quero ver uma novela calma e Cama de Gato não é nada disso.

Minha alegria acabou quando acabou Paraíso e espero que minha alegria volte quando começar Escrito Nas Estrelas

Sandy Lane disse...

essa novela foi muito boa por um tempo, perdeu o ritmo e terá um final bobo.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira