Com uma semana todos os programas do SBT já foram exibidos, sejam os novos programas que entraram na grade ou os mais antigos que tiveram alteração de data e horário devido aos ajustes na programação que a emissora tanto alardeou para o mês de março de 2010. E com a exibição e as mudanças vistas já é possível fazer uma análise calma e sensata das decisões da cúpula do SBT.
A primeira conclusão a que se pode chegar é que a Nova Grade é interessante, além de muito mais organizada e clara aos telespectadores, o que é uma vantagem e tanto se considerarmos que a emissora tem longa tradição de não apresentar muita organização na disposição de seus programas ao longo da grade. A Linha de Shows as 10 de noite tem por objetivo principal receber migração com o fim da novela das 8 e isso deu muito certo em anos anteriores e também em outras Redes de TV.
A grande questão e esse é um ponto fundamental, é que os programas se repetem, e isso, não há dúvida irá prejudicar os números de audiência. O SBT ainda não entendeu que alguns de seus programas precisam de descanso entre temporadas exatamente como ocorre em outros países. O Qual é o Seu Talento - que agora é apresentado todas às segundas - tem um grande potencial, mas sem descanso, faz com que o público perca o interesse, pois mal acaba uma temporada e já se inicia as audições da outra. O mesmo ocorre com o ótimo Esquadrão da Moda, com um diferencial, o Esquadrão é mais ágil, mais prática, o que o torna bem mais atraente, mesmo que sem descanso.
Nos novos programas o SBT acertou em cheio no formato e errou de forma retumbante nas datas. Conexão Repórter é, de longe, o melhor jornalístico que já passou pela emissora nos últimos anos. Com o selo de Roberto Cabrini, um dos mais competentes jornalistas investigativos deste país, o programa é ágil, interessante, e muito aprofundado. A estréia foi excelente em termos de conteúdo, porém, a data está equivocada. Quinta-feira não é dia para um programa como este, uma vez que, ao longo de todo o ano irá disputar espaço com a Linha de Show de maior audiência da Rede Globo, A Grande Família, o que torna inviável uma grande audiência. Cabrini e seu programa deveriam estar aos domingos, as 7 da noite, batendo de frente com Domingo Espetacular da Record, sem dúvida chegaria a liderança.
O mesmo problema ocorre com Aventura Selvagem. O programa é bom e Richard Ramussem sabe dar o tom correto para o estilo. O grande diferencial do formato, na verdade, é o apresentador que é extremamente ousado e mostra de um jeito absolutamente diferente a vida animal, tornando o programa charmoso e bem divertido. Novamente o SBT desperdiça o potencial ao colocar Aventura Selvagem aos sábados, quando certamente poderia colocá-lo às quintas, no lugar de Conexão Repórter. Entenda: Aventura Selvagem não tem pretensões de liderança, mas poderia facilmente atingir dois dígitos de média e ser vice-líder na quinta, e Conexão Repórter aos domingos iria disputar a liderança.
E ainda existe a novela Uma Rosa com Amor que, como eu já disse, apresenta elementos muito interessantes, mas vai levar um tempo até o público se acostumar com produções de teledramaturgia no SBT, por isso a audiência tende a crescer aos poucos. De qualquer forma, a nova grade é interessante e muito importante para esta nova fase da Rede e, aos poucos, deve trazer resultados. Porém, os resultados mais significativos deverão aparecer apenas em Abril, quando acaba a novela Bela a Feia, na Rede Record e o público deve migrar, como acontece sempre em início de nova novela e é aí que o SBT deve apresentar excelentes programas para conquistar o público e retomar a vice-liderança. Se é que isso é possível.
*Este texto também está disponível no site Famosidades, do MSN Entretenimentos. O melhor site sobre o mundo dos famosos.
1 Quebraram tudo:
:D
Postar um comentário