quarta-feira, 10 de março de 2010

A História de Ester é uma afronta a Bíblia e a dramaturgia


Assisti três episódios de A História de Ester, primeira minissérie produzida pela Rede Record e que foi alardeada aos quatro cantos do país até a estréia e o que eu vi foi mais do que suficiente para uma conclusão óbvia: a produção é ruim, muito ruim.

Desde a primeira cena já era possível notar que não sairia nada de proveitoso dali. A seqüência de guerra em que a Pérsia toma o povo de Israel por escravo beira o ridículo. Principalmente se pararmos para pensar que a emissora tentou a todo custo copiar sem um pingo de vergonha a seqüência de guerra do filme 300, evidente que a cópia não ficou igual ao original e o que se viu na TV foram cenas de dar vergonha alheia. Como bem definiu uma amiga: "Utilizaram o restante da verba de Os Mutantes para produzir a cena".

Se o problema fosse exclusivamente nas cenas de guerra, não haveria motivo para tantas críticas, afinal, essa seqüência é apenas no começo, antes da história em si iniciar-se. Mas quando as personagens são apresentadas e o texto começa a valer, o que se vê é um total desconhecimento de uma das mais lindas histórias bíblicas e a falta de compromisso do roteirista em tentar, no mínimo, se manter fiel a história. Novamente este não é o maior problema, pois adaptações são sempre bem vindas, mas não quando são, é de lamentar.

O texto é ruim, os diálogos são tão infantis que, as vezes, parecem escritos por Tiago Santiago e as situações tão arrastadas que lembram o selo Manoel Carlos, só que tudo muito piorado. Frases mal colocadas, diálogos que nunca - repito NUNCA - seriam ditos na época do reinado persa, ou seja, total desconhecimento histórico, além de falta de criatividade para se produzir.

As atuações também não são exceção. Seguem o mesmo caminho da produção como um todo e a maior parte dos atores e atrizes compuseram muito mal suas personagens, dando um ar superficial e irreal para as cenas. Claro que muito disso se deve a péssima estrutura montada pela Rede Record com essas barbas falsas que parecem oriundas de festa de carnaval de fundo de quintal e os penteados ridículos das personagens.

Existe um único detalhe positivo nesta produção infeliz da emissora. E ela atende pelo nome de Vanessa Gerbeli. A atriz está impecável e mesmo diante de um texto ruim, vem sabendo construir bem sua personagem e se sobressaindo diante de todo o elenco.

Uma emissora como a Record não se pode mais dar ao luxo de produzir algo tão ruim. A teledramaturgia da emissora melhorou muito nos últimos anos e, com o interesse em produzir outros produtos e não apenas novelas, a Rede deve apostar sim no formato de minisséries que é muito interessante, mas deve produzir algo de qualidade e deixar de ter preguiça. Minissérie por ter poucos episódios deve ser feita com maior cuidado, mais carinho e com acabamento bem amarrado, senão o resultado é catastrófico, exatamente como vemos na tela.

A diferença entre A História de Ester e Dalva e Herivelto - minissérie produzida pela Rede Globo em 2010 - é gritante. Ao comparar não parece que uma foi feita pela primeira emissora do país e outra pela segunda, neste caso, a produção da Record lembra mais as da Rede TV.

Quando a emissora anunciou que iria produzir uma minissérie baseada no livro bíblico de Ester eu fiquei muito empolgado porque conheço a história e sei o quanto é bela. Mas uma série de erros fazem a Record pagar mico diante de todos que prezam pela verdadeira História de Ester e também por todos os amantes de dramaturgia. Pena.


34 Quebraram tudo:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Seus argumentos não têm o mínimo fundamento. Acha que é fácil produzir cenas de 2500 anos atrás. A diferença para Dalva & Herivelto é gritante mesmo: 20 séculos!
Cara, se você não gosta de inovação é porque ainda está preso à manipulação da Globo e ainda não percebeu que a TV mudou, mocinhas choronas e doentes dramáticos já caíram. "Os Mutantes", "Poder Paralelo" e, agora, "A História de Ester" são atrações diferentes e que apresentam boa audiência, por isso incomodam tanto.

A história é linda, está sendo muito bem produzida e o elenco é grandioso.
Pelo jeito, mais alguém aí em cima foi censurado por dizer a verdade.

Unknown disse...

Ah! Estude um pouco a regência e o uso da crase, ok? Fica a dica!

@tvxtv disse...

Olá Anderson (ou Antonio, não sei qual a preferencia).

Quando uma emissora se propõe a fazer algo, que se faça com qualidade. Então quanto mais antigo o produto, pior o resultado na tela? E os meus argumentos é que não têm base?

Ah, e não houve censura. O post de cima nem era sobre a série, era apenas um monte de xingamentos sem nexo.

Obrigado pela dica, e aqui vai outra: Leia o blog. Se o ler, vai ver que eu elogiei e muito Poder Paralelo por ser uma trama digna, a melhor da Record, portanto não me venha com essa. Para vocês, a Record está num pedestal e qualquer crítica que se faça já voltam com o velho argumento do "critica quem gosta da manipulação", isso é tão século 20 e raso. Minhas críticas foram ao trabalho técnico, crítica embasada e com elementos técnicos. Aí você diz que o elenco da série é grandioso. E seu texto perdeu o pouco de credibilidade.

Unknown disse...

Nem curtii essa historia de ester aee naoo... Ah verdadeira historia eh mais feraa'... e outra, akeles efeitos da guerra, até eu que sô uma analfabeta dessas cosias, saquei qe tah terrivel... até as dos Mutantes eram melhorzinhas...

Unknown disse...

Vou ignorar a sua ignorância...

cristian-monteiro disse...

Concordo em Gênero, Numero e Grau... Me decepcionei com a Record nessa produção...

Unknown disse...

Vanessa Gerbelli, Ewerton de Castro, Paulo Gorgulho, Rocco Pitanga, Paulo Figueiredo, Maria Ceiça, Cássia Linhares, Giuseppe Oristanio, Eliete Cigarini, Roberto Pirillo, Léa Garcia... Você me diz que isso é um mal elenco? Fala sério...

Unknown disse...

cristian-monteiro, Não existe concordância de grau. Apenas gênero, número e pessoa.

Isso é apenas um clichê muito mal usado.

Unknown disse...

Meu Amigo Daniel aprenda a Criticar!!! a historia de Hester está agradando muito ao público você tira pelo ibope que fecha a média da exibição acima ou igual a 10. agora se você não gosta da Record não fique escrevendo "Besteiras" em Blog's como esse porque você acaba se queimando... porque o que você escreveu não chega nem aos pés da visão que a Mini Série que passar...

Daivison Tavares disse...

Eu venho em defesa da crítica do Daniel,eu sei que ele pode fazer isso só,mas eu simplesmente concordo em tudo o que ele disse e não é porque não gosto de Record,mas pelo simples fato de que a História de Estér está parecendo a 1ª trama da emissora.O texto está péssimo e adaptação pior.Eu fico me perguntando se o texto está pior ou igual ao da Escrava Isaura de Thiago Santiago.Quando eu assistia a Escrava Isaura me dava tanta vergonha de pensar que a Record colocava uma produção péssima e achava que estava colocando a melhor produção dos últimos tempos.A mesma coisa se repete com a Hitória de Estér.Daniel eu concordo com você e seu comentário está perfeito.

Rogercg disse...

@AntonioAnderson

Qualidade nao tem NADA a ver com audiencia...

JoãoG® disse...

BOmbou o post
UHeuheuhe

Claudinei de Camargo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudinei de Camargo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kadu disse...

E eu que pensava que RECORDISTAS FANÁTICOS eram raça em extinção. Trágico.

Unknown disse...

Concordo com seu comentário, "A História de Ester" é uma produção de extrema falta de qualidade, diálogos horrorosos e situações que beiram ao absurdo. A minissérie que nas chamadas tinha ares de superprodução, se transformou em amadorismo puro. Como diz o ditado "o pior cego é aquele que não quer enxergar".

Unknown disse...

não conheço a verdadeira historia de Ester e por isso acabei entrando nesse blog...

por não conhecer a verdadeira historia nada posso dizer com relação a essa historia da record... mas como assisti alguns capitulos da minisséria devo CONCORDAR em "genero numero e grau" com as críticas aqui postadas, "contudo, porém, todavia no entanto", devo dizer que não é culpa dos atores e sim dos diretores da novela, afinal esses mesmos atores são excepissionais em suas atuações quando estão na REDE GLOBO (não querendo puxar o saco, mas a danada tem bons diretores e com isso faz excelentes atores)

PODER PARALELO FOI EXCELENTE (um pouco exagerada mas muito boa)

OS MUTANTE na minha opnião foi uma bos#@#$%

pode ter certeza que os que puxam o saco dessa produçao é porque concerteza é da Igreja do dono da emissora...

e tenho dito.

Marcus disse...

Nem no cocoricó os dialogos são tão roboticos, tao pausados. Fala sério, cara. A produção ta horrivel sim.

Unknown disse...

QUERO VER SE ESSA MESMA MINISSÉRIE, COM OS MESMOS ATORES FOSSE RODADO SOB A SUPERVISÃO DE UM DOS DIRETORES DA GLOBO (SÉRGIO FERNANDO POR EX.) AI SIM... DIGNO DE OSCAR...

A GLOBO É DUCAPETA... MANDA E DISMANDA... FAZ E DESFAZ QUANDO QUER.. TEM O MONOPÓLIO SIM... MAS FAZE O QUE... OS CARA SÃO BOM MESMO...

Unknown disse...

obs.

interessante quando as pessoas não tem muito argumento pra criticar a critica de alguém (tisc tisc), começa a achar errinhos mínimos de portugues, regencia, acentuação, o car#$@ho a 4... e posta... tipo assim:
----------------------------------------------
Ah! Estude um pouco a regência e o uso da crase, ok? Fica a dica!
----------------------------------------------

não é verdade antonioanderson...

pow... aqui nao é a academia brasileira de letras e também ninguém ta escrevendo um livro com estes comentários e aqui não é um blog nerds viciados em Portugues...

Unknown disse...

Vamos falar sério. Tem um monte de gente que gosta da Globo e um monte que gosta da Record, isso é fato e sempre será assim até uma outra emissora crescer. Não gostar da produção faz parte pois é uma crítica como outra qualquer e é sempre bom ouvir para melhorar. Que venham mais produções das duas emissoras (com qualidade) para que agente possa debater o que achamos. Então, vamos ver a minissérie quem gosta e quem não gosta que não veja e ponto(.)

dedeia disse...

COMO PODEM FALAR MAL DE UMA SUPER MINISERIE COMO ESSA PERFEITA CONCERTEZA A GLOBO QUE PRECISA MELHOR COMEÇANDO DE SUAS NOVELAS DE SEMPRE COM AS MESMAS HISTORIAS, A HISTORIA DE ESTER É LINDA E DEUS ESTEVE COM ELA EM TODOS OS MOMENTOS NADA A RECLAMAR ADOREI E A AUDIENCIA LÁ EM CIMA SE FOSSE RUIM NINGUEM ASSISTIA NE FALA SERIO!!NOTA 10000000000000

Anônimo disse...

Ver 3 capitulos e ja fazer um julgamento destes é prematuro demais não acha?

FÁTIMA SOL disse...

ADORO ESTA HISTÓRIA, E INCLUSIVE JÁ FIZ PESQUISAS SOBRE ELA PARA CONTAR, POIS SOU CONTADORA DE HISTÓRIAS.
FICOU SIM, DIFERENTE DO QUE EU IMAGINAVA, MAS EU RESPEITO O OLHAR DE CADA UM, PRINCIPALMENTE EM SE TRATANDO DE UMA HISTÓRIA TÃO ANTIGA.
QUANTO AO FIGURINO, ACHO ATÉ QUE PASSA, MAS OS CABELOS, ALGUNS FICARAM REALMENTE FORA DE CONTEXTO, POIS CADA ÉPOCA DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE FORAM USADOS ESTILOS E MODISMOS DIFERENTES, E PARECE QUE FUGIU UM POUCO DA MODA DA ÉPOCA. QUANTO AS BARBAS, EU FUI A 1a A COMENTAR. QUANTO AS COMPOSIÇÕES DOS PERSONAGENS, ACREDITO QUE FOI A LEITURA QUE TIVERAM, MAS... ENFIM, SOU SUSPEITA, POIS AINDA QUE COLOCASSEM UNS BONEQUINHOS E TEXTOS INFANTIS, AINDA ASSIM EU AMARAIA, POIS ESTA HISTÓRIA É LINDA!!!
UM BJ EM CADA CORAÇÃO E FIQUEM NA PAZ.

Nell Barbosa disse...

BEM VERDADE QUE NÃO ESTÁ UM PRIMOR MAS TENHO CERTEZA QUE VONTADE NÃO FALTOU,VEJO QUE A TV RECORD TEM SE ESFORÇADO E COM O TEMPO COM CERTEZA IRÁ ACERTAR NO QUE PRODUZ.CONCORDO COM VOCÊ QUE A CARACTERIZAÇÃO ESTÁ TOSCA MAS O FIGURINO ESTÁ IMPECÁVEL.QUANTO AO TITULO ACHO QUE DEVERIA SE CHAMAR A HISTORIA DE GERBELI QUE ESTÁ FENOMENAL E ROUBOU TODA A HISTÓRIA.

Unknown disse...

obs. minhas críticas não são quanto a historia e sim quanto aos diretores da historia.

como disse os atores são muito bons. contudo, mal dirigidos.

ALUGO SOM E LUZ disse...

AUDIENCIA NÃO DIZ NADA ! A HISTÓRIA FOI MAU CONTADA, MUITO INFERIOR À ORIGINAL, PARECE QUE TEM UM FANTASMA MUTANTE PRECISANDO SER EXORCISADO DA RECORD.
EU TORCI MUITO , ME DECEPCIONEI, ESPERO QUE A PRÓXIMA DÊ A VOLTA POR CIMA, SEM ADAPTAÇÕES EMPOBRECEDORAS PRA ATRAIR O PÚBLICO FEMININO.

ALUGO SOM E LUZ disse...

OQUE É PIOR ? O CENÁRIO DE TEÁTRO ? A FALTA DE PERSONAGENS FORTES ? A SUPERFICIALIDADE DE TODOS OS PERSONAGENS QUE DEVERIAM SER FORTES ? A FALTA DE VERACIDADE NOS PRAZOS E NOS ACONTECIMENTOS ? A FALTA DE ESPÇORAÇÃO ADEQUADA ÀS CENAS MAIS RICAS ? NÃO SEI... UMA HISTÓRIA COMO A DE ESTER TER SAÍDO DESSE JEITO É LAMENTÁVEL... A HISTÓRIA É MUITO FORTE ! INTRIGANTE, TENSA E INTENSA, É UMA TRAMA... TRANSFORMARAM EU UMA NOVELINHA QUALQUER. CONTINUO TORCENDO PRA A RECORD ACERTAR, A NOSSA EXPECTATIVA É MUITO ALTA NESSA EMISSORA, NÃO DÓ PRA FALHAR TENDO A GLOBO COMO OPONENTE DECLARADA.

Unknown disse...

realmente a tendência é melhorar. Vendo até o último capítulo percebi que melhorou, afinal, não foram mais necessários os "efeitos especiais". Dá um desconto aí amigo, lembra do SORRISO DO LAGARTO, minissérie da Globo? Naquela época ela tinha 60% da audiência, kkk. Abç

biba disse...

vocês são doidos, malucos, sei lá mais o que. Eu amei, adorei! Eu que não conhecia a historia me apaixonei, se ela está correta ou não, tanto faz, só sei que foi bom demais e não me importo com o que vocês pensam.Eu não sei quanto a vocês, eu estou assitindo de novo na Record e em novo horàrio e conheço mais pessoas que assitiram e concordam comigo. As pessoa que gostaram não vão dar ouvidos para vocês. Agora a tv mudou, não é mais preto e branco, caiam na real pelo menos uma vez! A recod é uma emissora de grande porte não só com as novelas e nem minisseries mas sim com os programas que ala mostra para todo o brasil por isso que eu assito a Recod todos os dias.

Unknown disse...

acho um absurdo !!adoro a minisserie e vc que escreveu isso nao é capaz de fazer coisa melhor ...nao queira comparar 20 seculos de diferença para se produzir uma minisserie ....
''dalva e herivelto '' sim foi um fracasso !
A record esta superando a globo a cada dia e nao vai ser vc que vai impedir isto !!e seu blog é um lixo ta?

Família Tortelli disse...

Bom a record inovou e superou a trivialidade da globo. Em meus cabedais o que esta fora de moda sao as helenas de manuel carlos! Opiniao sincera:o povo brasileiro esta tao acustumado com a BBBosta que se alguma coisa diferente surge no horizonte, surgem atirando pedras. E a historia de ester segue o ramo de seriados com Roma, Spartacus, etc. Tem que melhorar um pouquinho para ficar no nivel dos estrangeiros, mas por ser produzido por uma emisora nacional esta seculos a frente de "Dalva e Helrvelto"...

binha montteiro disse...

concordo plenamente,a historia de Ester é muito linda e a record deixou a desejar,a mesma coisa fizeram com a historia de sansão e dalila,foi terrivel parece que esqueceram de ler a biblia,colocaram umas coisas meios fantasiosas,se acham capazes de fazer então que façam direito.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira