quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Uma cena quase boa. Um ibope ruim.


Viver a Vida chegou finalmente ao dia mais esperado desde antes da novela começar. O acidente com Luciana (Aline Morais). Acidente que deve deixar a personagem tetraplégica, segundo já informou o próprio autor da novela, Manoel Carlos.

Primeiro falemos do capítulo, mais uma vez fraco. Manoel Carlos, além de insistir nos diálogos ruins, vazios e que não compõem de nenhuma forma a personalidade de cada um dos personagens, mostrou que não soube criar expectativa nos telespectadores. O capítulo não teve aquele ar necessário de suspense até chegar ao clímax, ao contrário, foi mais um capítulo parado, sem grandes acontecimentos, sem nenhum gancho.

O diálogo entre a Helena e a Luciana foi ridículo, parecia briga de criança de 4ª série por uma carteira melhor no colégio, tudo muito mal feito. Helena continua formal demais e Luciana exagera nos movimentos e nas expressões faciais. Os outros núcleos continuam iguais, ou seja, inexistindo.

Falemos então do acidente. Uma cena que utilizou inúmeros profissionais e uma equipe técnica de primeiro escalão, segundo divulgação da Globo. E tudo esteve perfeito (ou quase). A construção da cena gerou a expectativa necessária para deixar todos ansiosos. A forma como Luciana se posicionou diante das câmeras também foi muito boa (apesar do choro exagerado enquanto via a foto). Cenas sem diálogos o Manoel Carlos parece que ainda sabe escrever.

O momento do acidente então foi espetacular. As várias vezes que o ônibus capotou foi incrivelmente real, principalmente ora mostrando o ônibus virando, ora mostrando as modelos "voando" do lado de dentro, tudo muito bem feito e muito bem recortado. Parecia que finalmente Viver a Vida teria uma cena digna de novela das oito.

Mas, a direção tinha que estragar tudo. Ônibus parado, já virado de cabeça pra baixo, a cena enfoca completamente em Luciana, mostrando-a desacordada, deitada dentro do ônibus, com ferimentos pelo rosto e o que acontece? Uma enxurrada de estilhaços é jogada em cima dela, sim JOGADA. Não foi efeito de vidro quebrando e caindo, tamanha a força e com o ônibus parado, não dava pra ir tão forte. Erro primário de direção ou de edição que quase estragou a cena. Mas ainda assim, como um todo, a cena foi boa.

Falemos da audiência. Muita gente especulou que Viver a Vida teria uma virada neste acidente. Que o público queria ver a novela a partir do acidente, que a novela iria bombar no dia do acidente. A Globo fez sua parte, atrasou o capítulo em 10 minutos pra obter resultados. A expectativa, segundo alguns jornalistas, era de 45 pontos para os otimistas e 40 já se pensando em share baixo. O resultado? 36,5 na prévia. Para se ter uma idéia, a mesma "virada" em outra novela aconteceu em A Favorita, na revelação de quem era a vilã, o capítulo deu 46 de média, quase 10 a mais. Isso mostra o fiasco que foi o capítulo de hoje, em se tratando de números.

E a culpa desses números é toda da direção e do autor que jogaram o gancho para o fim do capítulo de quinta-feira, isso significa que o desenrolar da trama vai acontecer numa sexta-feira, de share mais baixo. Tudo errado.

Enfim, chegou o acidente e o capítulo mostrou que a novela é ruim, com ou sem acidente.

6 Quebraram tudo:

Anônimo disse...

Excelente crítica.

Anônimo disse...

love Brazilian soap operas ... I love everything about Brazil, I love Manoel Carlus, but rather novelão written by Gilberto Bragha ... assists Tropical Paradise,
I saw some scenes of living life in English on youtube ... love ... honor that you have to be able to watch these novels, this is only movie, film, movie ... Cansei! Soap is very good, which I prefer, for all I know is celebrity, I do not know if it is Gilberto Braga or Silvio de Abreu ... Saudade ... The channel was watching soap operas in English is over, have another, but is legend .. I do not like ... Congratulations on the blog, I share here in England ... but I have to translate everything, bird, bye

Gui disse...

hello...

Anônimo disse...

the author of this novel only makes good novel - even more when I send comments to each publication

Elane Cristina disse...

Vida inteligente que assiste e tv e sabe como nunca havia visto, elogiar e criticar... Parabéns!!!!

Alef disse...

Ameeeeei seu blog, adoooorei você.
Quero seu e-mail, vamos ser amigos? Adorei seus comentários críticos sobre todas as notícias. Você é perfeito! Por favor me passe seu MSN por e-mail, ou então me adicione. Por favor!
Email: alefsilva.27a@hotmail.com
MSN: alefsilvaalmeida@hotmail.com

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira