quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Tudo Absolutamente Errado


Me desculpem ter me adiantado, pois sei que ainda essa semana terei que falar novamente de Viver a Vida por conta do acidente que deve acontecer nesta quinta com a personagem Luciana (Aline Morais), mas é impossível não observar o que ocorreu no episódio de ontem.

Depois de muito se falar, ontem ocorreu a tal briga entre Luciana e Helena (Taís Araújo) e, após Luciana falar que Helena não tem o direito de recriminá-la e tentar ser sua mãe e lembrá-la que ela deve sentir remorso por ter tirado um filho pra continuar a vida de modelo, Helena não perdoa a enteada e a esbofeteia. Essa cena foi tão ou mais aguardada que o famoso acidente.

O resultado de audiência, sem dúvida ficou muito abaixo do esperado, mas não quero me ater aos números pífios que a novela vem obtendo. Quero falar da cena em si. Eu acompanho a carreira de Taís Araújo desde que ela explodiu em Xica da Silva da extinta TV Manchete e a vi fazer personagens complexos e muito diferentes uns dos outros como a Preta em Da Cor do Pecado e a Helen em Cobras e Lagartos. Mais recentemente a vi fazer um excelente trabalho na pele da tresloucada Alícia em A Favorita e sempre, sempre aprovei o trabalho da moça.

Com Aline Morais é a mesma coisa, me encantei com sua interpretação em Mulheres Apaixonadas num papel difícil, mas que ela soube fazer muito bem, sou uma das poucas pessoas que gostou da novela Como Uma Onda, primeiro papel protagonizado por Aline, ainda a vi em Bang Bang, fracasso, mas que ela esteve bem e mais recentemente ela foi aprovada como a vilã Sílvia, de Duas Caras.

Com duas atrizes desse naipe fiquei me perguntando o que estaria acontecendo. Na cena de ontem, o que se viu não foram atuações, mas foram duas moças vomitando o texto diante das câmeras. Aline, interpretando Luciana, estava exagerada, esbugalhava o olho ao extremo, as vezes lembrava até a Sílvia em momentos de surto, falava alto demais, tudo muito exagerado. O que pra Aline sobrou, pra Taís faltou. A formalidade da personagem esteve presente até nessa cena que exigia emoção. Helena falou todo o seu texto, deu todo o sermão em Luciana sem mover um músculo facial, rígido como em toda a novela.

No momento do tapa então, tenho certeza que vocês notaram. Helena esbofeteou Luciana sem mover um centímetro do corpo, apenas o braço se levantou e agrediu, mais nada, absolutamente nada. Taís Araújo não é assim, ela sabe fazer muito melhor que isso.

Então detectei o problema. Além do texto horrendo que ambas tiveram nas mãos ("você tem que procurar um terapeuta". "não, é você que tem") e que as impedia de aprofundar as personagens, a direção da cena é quem pecou. O posicionamento da câmera e as marcações das personagens claramente estragaram tudo. Essa formalidade da Helena é repetida em outras personagens, o que mostra ser uma opção da direção (e já víamos essa formalidade em Páginas da Vida, quando Jayme Monjardim dirigiu).

É pena ver tantos talentos como Taís Araújo, Aline Morais e outros sendo desperdiçados numa novela que não disse a que veio e que a cada dia dá provas de que não falta apenas acontecer e engrenar, é uma novela que falta o mais importante: qualidade.

5 Quebraram tudo:

Sandra Helena disse...

Nao concordo que Tais Araujo tem talento. Achei o trabalho dela na A Favorita absolutamente fraca, em nenhum momento acreditei na personagem dela, nas emocoes que ela supostamente sentia, enfim, foi pessima. Concordo que Aline de Moraes e' realmente uma boa atriz, acredito nela em qualquer personagem que ela faz.

Concordo tambem com o fracasso do diretor e com a sua critica sobre essa cena que falhou completamente. Essa novela, em geral, e' umas das piores que ja vi. Nao vejo nenhuma coisa, nenhuma personagem, em que eu posso me involver, me interesser, o acreditar. Nada me convence, nada me prende, apesar de alguns bons atores o atrizes no elenco. As cenas sao artificiais e monotonas, mediocre -- tudo enfim e' artificial e puxado. Alem disso, so tem gente vazia, mediocre, inutil, completamente egoistas. Enfim, horrivel, horrivel.

Caminho das Indias tinha muita coisa errada e fraca mas comparando com essa atrocidade, a CdA e' mil vezes melhor. (Claro, que nao compara com A Favorita).

Desculpe os meus erros em portugues, a minha primeira idioma e' ingles.

@tvxtv disse...

Sem problema pelos erros Sandra e continue comentando. É interessante ver alguém de outro país colocando suas opiniões aqui.

Anônimo disse...

não vi nada de errado, vc só assiste a Globo? Só critica a Globo. Encheeeeeeeeeeeeeeeeeee
a novela já saiu dos primeiros capítulos, li dizendo que você só dá opiniões nos últimos e primeiros capítulos

Alef disse...

Ameeeeei seu blog, adoooorei você.
Quero seu e-mail, vamos ser amigos? Adorei seus comentários críticos sobre todas as notícias. Você é perfeito! Por favor me passe seu MSN por e-mail, ou então me adicione. Por favor!
Email: alefsilva.27a@hotmail.com
MSN: alefsilvaalmeida@hotmail.com

Anônimo disse...

Adorei seu blog e suas críticas , e concordo com você quando diz que Aline Morais e Thaís Araújo têm talento. Essa cena foi realmente ruim , como a do acidente da Luciana no hospital, para mim não parecia que ela estava tetraplégica , achei ridículo e esperava bem mais. Não aguento mais essas novelas da globo, tenho que me contentar revendo os capítulos da Favorita no youtube :( .

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira