sábado, 12 de setembro de 2009

As Piores Atrizes Internacionais de todos os tempos

Hoje é sábado e, como está se tornando tradicional no blog, é dia da Lista de Melhores e Piores. Lista essa elaborada por mim e por mais 9 amigos que estamos elegendo a cada semana os melhores e piores em cada área. Nesta semana é a vez de mostrarmos a lista das 10 Piores Atrizes Internacionais de todos os tempos, lista difícil e complicada, mas que conseguimos fazer. Confira:

10 – Penelope Cruz 1974



A jovem atriz espanhola tem se destacado nos últimos anos, marcando presença nos filmes de cineastas consagrados como Pedro Almodóvar e Woody Allen. Chegou, inclusive, a ser ganhadora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por Vicky Cristina Barcelona [2008]. Então podem se perguntar 'o que uma atriz com tais predicados e tão bons trabalhos no currículo está fazendo aqui nessa lista?' Alguns críticos chegam a dizer que a atriz espanhola é muito bonita, mas não chega a convencer no sex appeal que suas personagens às vezes exigem.
Outro fato que contribui para que Penélope seja sempre duramente critica pelos especializados em cinema, é o fato dela ter filmes muito fracos em seu currículo, o que sempre atrapalha a vida duma atriz.
Ela venceu um Oscar, mas também já foi indicada ao Framboesa de Ouro em 2001 por sua pífia atuação no horrendo filme Blow. Por isso, Penélope Cruz abre nossa lista está no 10º lugar das piores atrizes de todos os tempos.

9 – Jennifer Lopez - 1969



A cantriz Jennifer Lopez tem uma carreira para lá de vitoriosa, em especial no que diz respeito à carreira musical. E, de fato, tem uma bela voz, presença de palco, enfim, tudo o necessário para uma carreira de sucesso na mídia. No 'tudo', incluam a beleza que enche as telas nos videoclipes e nos... Filmes! É justamente aí que queremos chegar.
Apesar de ter um currículo cinematográfico relativamente longo [estreou em 1986, em My little girl e estrelou algumas produções marcantes como a cinebiografia Selena, em 1997], seu histórico mais recente acumula uma série de produções mais puxadas para o 'água com açúcar', como O Casamento dos meus Sonhos, de 2001; Olhar de anjo, também de 2001; Encontro de amor, de 2002; e A Sogra, de 2005. Perfeitos para rir, mas a impressão que dá é que ela só sabe fazer um mesmo tipo de filme.
Os críticos especializados sempre ficam com um pé atrás quando a atriz está em cena, além de sempre interpretar o mesmo tipo de personagem, a impressão que se tem é que Lopez nunca consegue criar características únicas a seus personagens, nem aprofundar-se dentro deles.
O filme Cidade do Silêncio foi muito elogiado nos EUA, mas mesmo assim o desempenho da atriz não foi dos melhores e ela parece já ter o carimbo de uma boa cantora que insiste em se tornar atriz, mesmo sem muito talento
Por tantas críticas, Jennifer Lopez não poderia faltar numa lista de piores atrizes e aqui, no nosso blog, aparece em 9º lugar.

8 – Sandra Bullock - 1964



Mais conhecida por uma série de comédias românticas durante os anos 90 e 2000 – destacando-se o 'sessão da tarde' Enquanto você dormia [1995], Miss simpatia [2000], Amor à segunda vista [2002], Miss simpatia 2: armada e perigosa [2005] e A casa do lago [2006]. Sucessos de bilheteria? Sim, mas Bullock acabou ganhando o rótulo de atriz limitada. Fica um pouco difícil de diferenciar uma personagem da outra, já que as caras e bocas são praticamente as mesmas. Talvez seja chegado o momento da atriz mostrar um pouco mais de versatilidade.
Para a crítica especializada a atriz depende única e exclusivamente dos diretores que a ajudam da melhor maneira possível, mas com um currículo de filmes sempre considerados fracos e clichês, ficaria difícil para Bullock crescer.
Miss Simpatia e Miss Simpatia 2 são exemplos clássicos disso. Filmes de sucesso mundial, mas que não teve a benevolência da crítica especializada que considerou os dois trabalhos exagerados e clichês. Sandra Bullock sempre foi muito criticada por exagerar, aliás, em praticamente todos os seus filmes a atriz extrapola as caras, bocas e entonação.
A atriz já tentou a sorte em filmes de ação, mas sem conseguir a atração sequer do público, voltou para as comédias românticas. Com toda essa limitação Sandra Bulock fica em 8º lugar.

7 – Lindsay Lohan - 1986



O histórico de Lindsay Lohan é bem semelhante ao de outras estrelinhas hollywoodianas: estreou ainda muito novinha nas telas e o rostinho fofo poderia até lhe garantir um futuro estelar. Poderia. Mas os anos passaram, a menininha fofa cresceu e se tornou o rosto principal de várias produções Disney, como Sexta-feira muito louca [2003] e Confissões de uma adolescente em crise [2004].
Paralelamente, a moça fez algumas incursões no mundo da música [algo bem comum entre as jovens atrizes de hoje], e também se envolveu em uma série de escândalos na vida pessoal. Lohan continua fazendo participações em filmes e seriados, o que não quer dizer necessariamente que ela seja uma atriz primorosa.
Lindsay Lohan, na verdade, nem é levada muito a sério por quem entende de Cinema, muito menos os filmes em que a atriz participa, todos filmes que são completamente ignorados pela crítica e por boa parte do público apaixonado por cinema.
A moça faz sucesso nos Eua devido as inúmeras confusões que apronta e sempre está na mídia por uma polêmica qualquer. Ainda assim, insiste em ser chamada de atriz e esse rótulo faz com que sempre seja zombada. Em um jornal especializado dos EUA ela foi eleita a pior atriz da geração atual, o que causou muita ira na “atriz”.
A impressão que se tem ao assistir filmes com Lindsay Lohan é que ela não sabe interpretar papel diferente algum, pelo contrário, o melhor papel que ela interpreta é um papel tipo... Ela mesma e por isso, ela fica em 7º lugar.



6 – Angelina Jolie - 1975



Uma atriz belíssima, desejada por [provavelmente] 9 entre 10 homens e invejada [provavelmente de novo] por 9 entre 10 mulheres: esta é Angelina Jolie; atriz, mãe, personalidade engajada em causas sociais e símbolo sexual.
Jolie foi elevada ao status de estrela após participar do filme Garota: interrompida [1999] e, dali para a frente não parou mais. Mas nem só de sucessos vive o currículo cinematográfico de Jolie: se por um lado ela fez bons trabalhos como o já mencionado Garota: interrompida, Pecado original [2001] e Alexandre [2004], também acumula belíssimos tropeços, como Capitão Sky e o mundo de amanhã [2005] e o pavoroso Beowulf [2007].
Entre os críticos mais ferrenhos da atriz, uma das justificativas mais comuns para que ela figure nesta lista é o fato de que “ela acha que atuar é escancarar o olho e fazer cara de intelectual”, em todos os filmes.
Angelina é tida como uma das atrizes mais lindas de Hollywood e figura entre as mais bem pagas, mas os grandes cineastas sempre relutam em trabalhar com a atriz, tanto que ela nunca esteve em filmes com os principais cineastas do mundo.
Jolie já venceu um Oscar por um trabalho excepcional em Garota Interrompida em que pela primeira vez deixou de utilizar os trejeitos irritantes que carrega em todos os personagens, mas a impressão que se tem, é que foi apenas orientação bem dada do diretor, pois ela em seguida voltou ao mesmo estilo fraco de interpretar. Os fãs podem dizer que não, mas ainda há muita gente que pensa assim – e uma parte de nosso 'corpo de jurados' votou nela para figurar na 6ª posição dentre as piores.

5 – Katie Holmes - 1978



O papel mais expressivo da senhora Tom Cruise não é o de ser a esposa do ator e mãe da fofíssima Suri. Entre os anos de 1998 e 2003, ela foi intérprete de Joey Potter, na aclamada série Dawson's Creek, uma das principais, senão a principal, série teen de todos os tempos nos EUA e com sucesso em praticamente todos os países do mundo.
Acabou o seriado e pronto, a moça conquistou poucos e não muito expressivos papeis tanto no cinema quanto na televisão. Isso parece ser um mal que persegue a carreira de muitos atores e atrizes que fazem sucesso gigantesco em séries ainda durante a adolescência e depois não conseguem emplacar nada de sucesso na carreira cinematográfica, provavelmente porque seja muito diferente atuar numa série e num filme.
Provavelmente pelo fato de, apesar de ser uma das personagens principais do famoso seriado, não chegou a conquistar a crítica especializada; nem o público. A atriz que era idolatrada durante a série, não demorou muito para ser completamente esquecida do grande público e ainda tem de carregar em seu currículo grandes fracassos como no filme Batman Begins ou o ridículo A Filha do Presidente, em que tanto filme, quanto sua atuação foram massacrados nos EUA e ao redor do mundo.
Katie Holmes não tem em seu currículo nenhum grande prêmio, mas também sente-se aliviada por nunca ter recebido grandes prêmios negativos, ao contrário, ela normalmente passa despercebida pela crítica, mas é considerada uma atriz fraca haja vista que alcançou a 5ª posição dentre as piores atrizes.

4 – Demi Moore - 1962



Estreando nas telas no ano de 1981, no filme A escolha, Demi Moore tem uma extensa lista de filmes, entre eles Ghost [1990], Striptease [1996] e As panteras: detonando [2003]. Em nenhum dos três [apesar de protagonizar dois deles] a atriz se destacou por sua atuação e sim por sua beleza [nos últimos anos, até questionável].
Demi Moore é talvez a mulher que mais chamou a atenção dos homens americanos num determinado momento do século 20, principalmente após sua atuação sensual no filme Striptease, mas mesmo assim, a crítica sempre foi ferrenha com a atriz, nunca considerando um trabalho seu acima da média.
Claro que houve momentos dignos de nota, como em Jordan O’ Neil – Até o limite da honra, para o qual a atriz se despiu da vaidade a ponto de raspar a cabeça, mas nem nesse momento Moore conseguiu que a crítica aliviasse e recebeu algumas críticas a esse trabalho, mesmo que sejam mais moderadas.
Uma atriz tão famosa e que tenha recebido uma única indicação ao Oscar e mesmo assim saiu derrotada e recebido incríveis 11 indicações ao Framboesa de Ouro não poderia passar despercebida em lugar nenhum do mundo e de fato a opinião é quase unânime que Demi Moore é muito fraca como atriz, apesar de ter uma beleza rara. Por tudo isso a atriz fica em 4º lugar entre as piores atrizes de todos os tempos.

3 – Jessica Biel



Uma atriz que não agrada sequer o público num filme de razoável sucesso não pode ser encarada como uma boa atriz, isso é praticamente consenso entre todos. Essa é a história de vida de Jéssica Biel.
A jovem atriz tem entre seus principais trabalhos a série Sétimo céu [1996-2006]; e filmes como O ilusionista [2006], filme idolatrado por muitas pessoas, mas mesmo o público criticou muito a fraca atuação de Biel conduzindo uma personagem que tinha tudo para cativar a todos se fosse bem interpretada. Ela ainda esteve na versão mais recente de O Massacre da Serra Elétrica, recebendo inúmeras críticas por ter tentado copiar a personagem original e, evidentemente fiascando em sua tentativa.
Mas não parece ter tido uma grande evolução no que diz respeito a interpretação: o fato é que Biel ainda não convence e, pelo que a crítica insiste em dizer, aparentemente nunca irá convencer, já que os anos passam e ela continua a ter atuações abaixo da média e nada inspiradoras do ponto de vista técnico.
Biel tem a seu favor o fato de ainda ser jovem e não ter um currículo extenso, o que pode fazer com que em alguns anos ela mude a opinião do público e da crítica e mostre que tem sim talento e o que faltava era experiência, mas por suas atuações, isso é muito improvável.
Com trabalhos ruins e muitas críticas, Jéssica Biel não poderia ficar de fora da nossa lista e aparece com um “honroso” 3º lugar, chegando no pódio.

2 – Halle Berry – 1966



Talvez a maior surpresa de todas em nossa lista, Halle Berry constantemente elogiada pela crítica viu sua carreira desmoronar ao escolher participar de filmes com roteiros duvidosos e que acabaram se tornando fiasco de público e crítica e a partir daí teve suas atuações sempre marcadas por críticas duras.
A atriz tem em seu currículo personagens divinos como a Tempestade em X-Men, que lhe renderam muitas críticas favoráveis e a expectativa de que se tornaria uma grande atriz em breve, o que infelizmente parece não ter acontecido.
Uma atuação considerada primorosa e que fez dela a maior vencedora do ano de 2002 com o filme A Última Ceia em que ela recebeu todas as críticas positivas possíveis.
Mas ela escolheu aceitar o papel na super-produção Mulher Gato e a partir daí sua carreira desmoronou. Um dos maiores fiascos dos últimos anos, o filme foi duramente criticado por fãs de HQ e também pela crítica especializada, além de ter sido um fracasso de arrecadação.
Halle Berry foi duramente criticada nesse filme e, a partir daí os críticos passaram a ser mais duros com ela, como no filme televisivo Aos Olhos de Deus e A Estranha Perfeita.
A atriz tenta retomar o prumo de sua carreira e a crítica parece não ter mais boa vontade com ela, e o nosso blog, certamente com a influência de A Mulher Gato, elegeu Halle Berry a segunda pior atriz de todos os tempos.

1 – Sharon Stone - 1958



Provavelmente, a maioria dos leitores deste blog lembra de Sharon Stone como a dona da cruzada de pernas mais famosa do cinema, no filme Instinto Selvagem, filme este que levou a maior parte dos marmanjos da época a loucura e fez muita gente ir várias vezes ao cinema ver a sensualidade de sobra da atriz amostra (literalmente).
E a lembrança pára por aí. O fato é que, apesar de ter recebido indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro [e ganhou um destes prêmios], a atuação de Stone fica sempre aquém do esperado. A atriz exagerou ao explorar sua sexualidade e aceitar papéis que não exigia muito talento na atuação e acabou ficando marcada pela crítica como uma atriz fraca que aceitava qualquer papel para continuar na mídia.
Ela não conseguiu se livrar do estigma de símbolo sexual que a consagrou nos anos 90 e chegou a desapontar o público em trabalhos posteriores como em A Musa ou Invasão de Privacidade em que sempre fazia a mesma expressão vazia que a crítica chegou a chamar de “cara de paisagem”. E a crítica valenão só no cinema, mas também na TV como em sua participação fraca no seriado Will and Grace.
Sharon Stone sempre afirmou não ligar para as críticas negativas e disse ser uma vencedora por ter chegado onde chegou, mas provavelmente ela também sabe que conseguiu tudo pela beleza, por seu talento fica muito a desejar. O filme Instinto Selvagem 2, a continuação do trabalho que a consagrou no cinema, acabou por manchar inclusive essa personagem famosa, pois a crítica considerou o novo filme muito abaixo do original e a atuação da atriz foi muito pior, ela não conseguia mais demonstrar toda a sensualidade de anos atrás.
Por tudo isso Sharon Stone venceu aqui e foi considerada pelo blog a pior atriz de todos os tempos.

*Texto de Evana Ribeiro e Daniel César

19 Quebraram tudo:

Anônimo disse...

Angelina Jolie?! COME ON! Aposto as pessoas que fizeram esa lista não assistiram 'A Troca'

marco disse...

discordo de falar mal Angelina Jolie e faço a pergunta quem ficou pra voces???

@tvxtv disse...

Anonimo e Marco

Angelina Jolie recebeu votos de praticamente todos os votantes. E, realmente, em A Troca ela esteve bem, mas fica muito claro que foi ajudada pelo diretor, já que em quase todos os filmes ela sempre está péssima :D

Anônimo disse...

lindsay lohan? nao acho q ela deva estar nessa lista, apesar de so fazer filmes para o poublico adolescente, é muito boa.

Anônimo disse...

Halle berry na lista !! Nada haver !! Só por causa de Mulher Gato! O Problema do filme foi o roteiro.
Se for por esse caminho o Robert de Niro
vai tá na sua lista por causa da incompetência de roteiristas?
Sharon stone também foi injustiça1 Tem muita atriz pior...

luana disse...

Concordo com todos os nomes da lista, mas acho que poderia ter acrescentado o nome da linda atriz Scarlet Jonhansson, apesar de ter sido dirigida por Wood Alen, ela não convence pelo contrário consegue deixar os filmes assustadores. Mas temos que concordar que é belíssima, de encher os olhos, uma pena não ser tão boa atriz.
Luana Jorge

luana jorge disse...

Também concordo com tudo que foi dito da atriz Penolepe Cruz, a acho péssima, porém ela está fantástica no filme SEM NOTICIAS DE DEUS, a meu ver seu melhor e único filme.

Anônimo disse...

Nada haver essa lista, pra quem ta criticando deveria assistir todos os filmes. O duro é ficar lendo essa maioria de blogs de fuxico só pra chamar a atenção.

Anônimo disse...

Adorei o site + essa lista naum tein nda ver...
Sandra Bullock é a melhor e Angelina Jolie, Katie Holmes e Demi Morooe tbein são mto boas!

Anônimo disse...

É BLOG Ô INTELIGENTE!!

Anônimo disse...

Eu gosto da Angelina, apesar de ter falhas, tem alguns papéis que se destacam.. Já o Brad é ótimo, ela poderia parar e deixar só ele trabalhar, sobreviveriam.

Unknown disse...

Sinceramente, eu até concordei com os piores "ATORES", mas essa lista das atrizes tem cada absurdo, aff.
De onde tiraram que Sandra Bullock é uma atriz ruim? (Um Sonho Possivel) deve ter calado a boca de quem escrevel isso sobre ela, imagino a cara dos autores do texto quando ela ganhou o Oscar, moram de inveja kkkk!!!

Regiane Morais disse...

Idem Sâmara\o/!

Unknown disse...

achei a lista muito bem feita(:

É bem explicativa e bem escolhida.Fazer esse tipo de contagem com apenas 10 posições é muito difícil e ainda pôr boas explicações é um trabalho de índio!
Muito boa!

Cibele Almeida disse...

Nada a ver a Sandra Bullock na lista! É uma ótima atriz...

vanessa disse...

esta lista de tem algumas razão,porque vamos falar de Penelope atriz com nenhum papel interessante.Sandra adoro ela boa atriz,Jennifer o filme que gostei foi a biografia selena e o filme nunca mais só.Demi adorei o filme ghost e no limite da honra só.Jessica não tenho o que falar péssima.Sharon só é bonita.Halley a estranha perfeita eu gostei.Katie não gosto dela péssima atriz.Lindsay essa então pééssimaaa.Angelina adoro todos os filmes dela ótima atriz como a troca,salt,o turista,garota interrom-
pida,amor sem fronteiras e sr(o)sr(a) smith.

Anônimo disse...

Esta lista sim é muito bem
desenvolvida não gosto de nenhum
trabalho dessas atrizes exceto bullock
e demmi moore que talvez são as
que se salvam nessa lista mas vamos concordar
que tais atrizes nunca mais fizeram
filmes bons mas enfim..... concordo
plenamente algumas atrizes ai so estão
aonde estão por terem comprado muitos
com a sua beleza!!!

classe disse...

Concordo com a lista até mesmo sobre a Penelope Cruz que levou a estatueta em Vicky Cristina Barcelona,não achei nada de mais,e depois mais indicação em Nine, ela estava realmente de fazer rir de tão ruim não entendo os membros dessa academia do oscar,mas ainda bem que ela não levou dessa vez.Qto a Sandra Bullock,acho que ela fez bonito no filme Um Sonho Possível,até mais por protagonizar um papel onde virou loura e cheia de atitudes,e mereceu levar o prêmio embora muitos não acharam que ela era merecedora.

as meninas disse...

acho que a menina que interpreta a bela em crepúsculo deveria estar aí nessa lista,é uma atriz que não transporta emoção nenhuma não gosto dela como atriz.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira