sexta-feira, 15 de maio de 2009

Lost - The Incident




Antes de fazer qualquer comentário, análise ou coisa que o valha, é preciso esclarecer uma coisa para que fique tudo muito claro. The Incident foi o melhor fim de temporada de Lost, fato.

O episódio final veio para fechar um ciclo da 5ª temporada que foi excepcional em vários pontos e frustrante em vários outros. Um episódio duplo cheio de ação, como há muito tempo não se via em Lost - talvez desde o final da segunda temporada - e com cenas fortes, além de revelações bombásticas.

E teve o Jacob, ah, o Jacob. Aquele que é citado em Lost desde a segunda temporada por diversas pessoas e em diversos momentos, mas nós sequer sabíamos se ele realmente existia, e não é que ele existe? O personagem que nunca antes havia aparecido, neste episódio apareceu pot todos os outros.

Muito interessante saber que Jacob de uma forma ou outra sempre esteve presente na vida dos personagens e de forma positiva, afinal visitar a Kate criança e pagar por um brinquedo roubado, entregar para Jack o doce que a máquina havia emperrado, ajudar Hurley a entender que é abençoado e não amaldiçoado e ressussitando Locke quando ele foi jogado do prédio pelo pai é tudo muito bom. Apenas em seu aparecimento para o Sayd, no momento em que a sua amada é assassinada é que foi estranho. Também foi estranho o fato de Juliet criança não ver Jacob, muito estranho.

A sequência de Jack, Sayd, Hurley, Milus e Jim tentando explodir a bomba foi bem bacaninha, os sobreviventes juntos novamente. Só achei forçada a capacidade do Jack em atirar em todo mundo e com uma mira impressionante. Mais legal ainda foi ver a Juliet voltando a ser bad girl e batendo no carinha do submarino.

A briga entre Sawyer e Jack foi espetacular. Sawyer realmente está irritado porque Jack e cia voltaram no tempo e destruiram a vida que "La Fleur" construiu com Juliet. Foi muito triste também ver Juliet querendo que Jack exploda a bomba com medo de perder Sawyer para Kate: "Eh melhor eu nunca ter conhecido você do que te perder".

A parte do "futuro" ficou confusa, muito confusa. O Locke está muito, muito chato com essa mania de querer matar o Jacob. Aliás, todo mundo diz que o Locke é o super fo*** de Lost, mas ele toma as decisões e não é capaz de segui-las, mandando os outros fazer. Isso de mandar o Ben matar o Jacob não colou. Alias, a cena do Ben matando o Jacob foi podre, o Ben NUNCA seria tão fraco psicologicamente, não o Ben que conhecemos.

Alguém entendeu algo do Locke estar vivo com o Ben e com o Jacob dentro do pé da estátua e o Locke aparecer morto na caixa da Ilana? Dois Lockes? Chocado!

Mas o melhor do episódio ficou mesmo pro fim. A seqüência de Jack tentando levar a bomba para a Cisne ajudado por Kate, Sawyer, Juliet, Hurley, Milus, Jim e até Sayd foi muito bem feita. Os tiros ficaram reais e o grupo voltou a ser unido, sensacional.

O momento em que a Juliet é presa por uma corrente e a onda eletromagnetica a joga para dentro do poço e ela, presa, pendurada começa a chorar, foi pura adrenalina. Sawyer sempre piadista: "Onde você pensa que vai loirinha?". Muito bom. Porém, o que parecia somente adrenalina se transformou na melhor cena de Lost disparado. Quando Juliet notou que Sawyer e Kate também poderiam cair tentando ajudá-la e decide se soltar de Sawyer foi marcante: "Não desista Juliet, por favor", "Eu preciso", "Não Juliet, não faça isso", "I love you so much" e cai... o choro compulsivo de dor e perda de Sawyer foi o momento mais marcante de Lost pra mim, sem dúvida alguma.




Depois de tamanha adrenalina, ainda tivemos a última cena. Juliet caida, sem forças no fundo do poço eletromagnético, acorda a vê a bomba ali, a seu lado. Então, com uma pedra ela começa a bater na bomba tentando fazê-la explodir, e com um choro compulsivo desesperado diz: "Go, your sun of bitch". E então a bomba explode e... fim... Pois é, só no ano que vem.

A 5ª temporada mostrou que Lost está no rumo certo e que os roteiristas continuam com a história na mão e sob controle e, agora, é aguardar a última temporada para obtermos todas as respostas.

********************************************

Teoria: Será que o verdadeiro Locke não é o carinha que aparece ao lado de Jacob na primeira cena do episódio? Aquela cena acontece há muito tempo atrás, porque aquele barco que eles avistam é o mesmo que Charles Widmore compra uma ilustração. Lembram?

Hurley sempre legal demais: "Calma, Sayd, O Jack vai te salvar mudando o futuro, ou o passado, ou um deles."

Por que num episódio tão perfeito como este precisavam fazer aparecer a Rose e o Bernard de um jeito tão cafona? Afff, podre demais, só gostei da volta de Vincent.

Bonita às referências aos personagens mortos, principalmente ao Charlie, quando a Sun encontrou no berço de Aaron o anel da banda de Charlie.

O Hurley não disse que seria revelado no episódio o que tinha dentro da tal caixa da guitarra?

O que foi a cena do Jack soltando a bomba e olhando para Kate que chorando fecha os olhos, depois Juliet olha de forma carinhosa para Sawyer que retribui o olhar, tudo muito lindo. Ah, os relacionamentos da ilha...

2 Quebraram tudo:

Déh disse...

O barco eh de 1516... =P

Jay disse...

Realmente, é preciso esclarecer as coisas pra que fique tudo claro huahaiuhaiuhiuaha...
Concordo com um monte de coisa, discordo de outro monte, a começar pelo primeiro paragrafo, mas deixa pro msn =P

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira