domingo, 22 de julho de 2012

Lista: 08 Referências Cults do Capítulo 102 de Avenida Brasil

Todo mundo está escrevendo sobre o impressionante capítulo 102 de Avenida Brasil exibido no último sábado. Seria preciso mais do que apenas um texto para definir a coragem, ousadia e brilhantismo de João Emanuel Carneiro e equipe ao planejarem um capítulo avassalador, um dos melhores - senão o melhor - da História da Teledramaturgia nacional. Por isso, este espaço decidiu não produzir texto sobre a qualidade no roteiro, direção e elenco. Antes, o que se observou foi a capacidade do autor e equipe em produzir uma série de referências cults ao longo do capítulo e, por isso, temos esta lista. Confira:

08 - Laranja Mecânica



A tortura emocional e psicológica promovida por Carminha a Nina levou a mente dos fãs do cinema à película Laranja Mecânica, um dos principais filmes da História do cinema mundial. A história ousada para a época que mostrou o líder de uma gangue inglesa sofrendo tortura psicológica como experimento científico a fim de evitar que voltasse a vida de crime e violência foi homenageada nas sequências de tortura emocional, com trilha sonora impecável que se viu no início de Avenida Brasil

07 - Carrie, a Estranha



Já no fim do capítulo, em sua última cena, outra grande obra da Literatura - e que também ganhou vida no Cinema - teve sua referência. Nina tremendo, descontrolada, toma banho numa banheira com a ajuda de sua irmã Begônia. Completamente descontrolada a mocinha mostra-se ainda mais disposta a se vingar após o que passou e a cena mostra seu corpo todo imundo. A cena é uma clara referência ao banho de Carrie, após a primeira humilhação pública que sofreu das colegas de escola e, tremendo, começa a pensar em vingança.

06 - Supernatural



O início do segundo bloco do capítulo surgiu para homenagear uma série americana atual. Supernatural que tem milhões de fãs ao redor do mundo - principalmente jovens e adolescentes - esteve presente na cena em que Nina, enterrada viva, se desespera ao ser abandonada por Carminha e Lúcio e grita por socorro. O posicionamento da câmera, aberta, mostrando o buraco em que a protagonista estava e tudo vazio ao redor, foi exatamente igual ao modelo da cena final da terceira temporada da série americana, em que Dean Winchester grita por socorro num plano aberto, mostrando-o no buraco, mas no inferno e não enterrado.

05 - Thriller



Quem viu Nina saindo do buraco em que foi enterrada viva lembrou-se automaticamente do clipe mais importante da música mundial. Thriller, de Michael Jackson. Apesar da sequência não lembrar exatamente um dos muitos momentos do clipe, foi impossível não ligar os fatos, quando apenas a mão da Nina é mostrada saindo da cova, muito parecido com o que ocorre na música com o clipe mais aterrorizante que o mundo já viu.

04 - O Iluminado



Um dos grandes filmes de terror da História também teve sua referência neste capítulo. Nina enterrada viva e Carminha fazendo terrorismo psicológico. Aqui não houve nenhuma cena idêntica ao brilhante filme O Iluminado, mas ao ver toda a expressão facial de Carminha, os gritos, as risadas e o olhar macabro, era impossível não compará-la ao surtado protagonista do filme. Aliás, a foto que ilustra o cartaz do filme mostra que a expressão de ambos é praticamente idêntica.

03 - Lost



A série mais icônica na TV mundial também foi referenciada. Nina já fora da cova, jogada no chão, desmaiada, abre os olhos. O take no olho da personagem e ele se abrindo foi uma clara homenagem a Lost, cuja primeira cena era justamente com Jack, um dos protagonistas do show, abrindo o olho após o acidente que os levaram a Ilha. Ao longo das seis temporadas, diversos episódios de Lost tiveram cenas iniciadas assim e este tipo de cena transformou-se em moda na série.

02 - Kill Bill



Falar de qualquer cena em que uma personagem enterra a outra viva e não citar Kill Bill seria uma heresia. Um dos mais conhecidos filmes do brilhante diretor Quentin Tarantino foi referenciado e praticamente todos os telespectadores se lembraram de Kill Bill, em que uma personagem enterra a inimiga viva. Apesar da sequência acabar tendo sido diferente, as referências e homenagem a outra cena icônica do Cinema ficou clara.

01 - The Walking Dead



A mais clara referência em todo o capítulo ficou por conta da série atual sobre Zumbis. Aliás, uma das produções mais idolatradas do atual momento, The Walking Dead serviu de referência tanto no roteiro, quanto na direção e na interpretação de Débora Falabella. Na sequência em que Nina caminha cambaleante por uma estrada de terra, com o olhar vazio, a referência ao modo como os zumbis da série americana caminham e todo o clima de terror das sequências ficaram absolutamente claro na mente do telespectador.

Um capítulo brilhante e que entrou para a História da Teledramaturgia ainda conseguiu referenciar outras grandes obras históricas. Você se lembra de outra referência que o capítulo teve e que deixamos passar? Comente.

6 Quebraram tudo:

@aletv2 disse...

Tu é muito fera nesse trabalho complexo e polêmico de avaliar o trabalho televisivo alheio.Adorei o enfoque dado nesse teu texto (fugiu do trivial. INOVADOR). Parabéns. Fiquei com pena de terem exibido o 102 num sábado, pois parece que tocaram a melhor música quando a platéia já não lotava mais o salão no final da festa. Porque deixaram o melhor da festa para quando o salão já estava vazio? Mas o espetáculo, mesmo sem o público que merecia, foi antológico, épico, inesquecível e emocionante. Dentre tantas maravilhas do capítulo histórico 102, destaco a atuação da Débora Falabella: quem não sentiu o medo dela, o frio dela e toda aquela aflição? A cena dela cambaleando e vagando por aquela estrada foi de uma interpretação corporal linda demais, dentre várias, como a da banheira. Enfim, a Globo rodou o capítulo 102 no sábado com o suspense que a maioria esperava no 100 (eu adorei os dois). O suspense e o embate entre Carminha x Nina, intercalados pelas leves e divertidas cenas da família do Tufão na floresta e no churrasco, fizeram do capítulo #OiOiOi102 o melhor da saga até agora. Obs.: tiraram até o núcleo do Cadinho. Será que por isso melhorou tb?

@aletv2 disse...

Concordo, também, com o raciocínio que o JEC inovou em jogar o apogeu da saga para o final de semana (assim, claro, oxigena o ibope num período de share baixo), mas é que fiquei tão chateado com a repercussão que a mídia deu para o "baixo" ibope, que isso me frustrou um pouco. Queria ter lido, além de tudo (épico, histórico, etc), que explodiu e bateu recorde no ibope (tipo para não dar munição para os críticos e outros que torcem contra). Fã é assim (haha). #OiOiOi103

@aletv2 disse...

Complementando pra concluir: depois do inacreditável 36 pontos da quarta, o que salvou a média semanal foram os 39 (sex) e 35 (sab) do final de semana, que sempre são menores (torcendo pra consolidar 40 e 36). Mas não podemos esquecer que Avenida Brasil já marcou 42 numa sexta e 36 num sábado (os paulistas precisam congelar como os cariocas haha). O êxtase alucinado proporcionado pela saga de Carminha x Nina é muito maior que esses números, mas vou apoiar qualquer decisão do JEC que seja pra garantir uma média geral acima de 39 pontos em SP. Nesse sentido, a estratégia dele deu certo essa semana e ele garantiu 39 pontos (não baixou a média geral da novela). Abraço, Ale.

Fabio Dias disse...

Menino, tu é um gênio tão quão JEC! rs

Sinceramente, vc, Kogut e Stycer são meus críticos favoritos!

Abraço
@FABIODIASR
www.ocabidefala.com

GISELLE ASTHON disse...

Ousadia,inovação,brilhantismo e química perfeita. JEC é o cara!
NOVELA DA DÉCADA ! Simplesmente.

Elvira Akchourin do Nascimento disse...

Muito interessantes essas referências cinematográficas.
Já na vingança da Nina contra Carminha, as humilhações, o sadismo e a violência moral lembram os filmes "O Segredo dos seus Olhos" e "A pele que habito", porque praticamente inexistem limites entre sanidade e insanidade.
Nina deveria mostrar as fotos para o Tufão e tentar ser feliz; caso contrário, pode se autodestruir ou ser levada à loucura, à prisão ou à morte.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira