segunda-feira, 2 de julho de 2012

As Brasileiras e Louco por Elas deixarão saudades

Oficialmente terminou a temporada de séries da Rede Globo nesta fase de 2012. As séries que marcaram o primeiro semestre da TV brasileira encerraram suas temporadas - em momentos distintos, é verdade - e deram lugar a nova produção de telenovela para o horário das 23 Horas, tal qual aconteceu em 2011. Com Gabriela no ar, Louco por Elas chegou ao encerramento de sua primeira temporada há algumas semanas, mas já há a garantia da segunda temporada, ainda neste ano, logo quando a novela de Walcyr Carrasco sair do ar. E, na última semana, foi ao ar o último episódio de As Brasileiras, que fechou a temporada e não deverá retornar.

As Brasileiras, uma espécie de continuação de As Cariocas, foi uma boa pedida para o telespectador. Daniel Filho mais uma vez mostrou-se afiado como produtor e conseguiu reunir um elenco de peso em torno desta obra. Não apenas o elenco de atores e atrizes, mas os roteiristas e diretores abrilhantaram a produção que, num balanço geral, acabou sendo ainda melhor que a obra mãe. Foram muitos os episódios que mereceram destaque e as atrizes protagonistas mostraram-se sempre capazes de assumir papéis tão complexos e, ao mesmo tempo, tão leves.

O grande destaque de As Brasileiras, tal qual sua antecessora, foi o texto. Se em As Cariocas o espetáculo ficava por conta da narração em off de Daniel Filho, nesta série a narração foi um pouco mais discreta, porém, o texto afiado em diálogos surreais, mas deliciosos, mostrou-se um dos pontos altos e, certamente, o maior acerto. Com o fim anunciado, a produção não deve retornar para outra temporada, porém, há diálogos para uma terceira série, desta vez inspirado no episódio "A Mãe da Barra" e poderá reunir Glória Pires e suas filhas, mas isso para 2013.



E Louco por Elas que terminou antes, mas não foi menos eficiente. A produção que entrou no ar com cara de tapa-buraco, pois a emissora não tinha o que colocar no horário até que chegasse o dia da estreia de Gabriela, teve sua encomenda de episódios aumentada ainda na primeira temporada, graças ao excelente resultado conquistado nos números de audiência.

Também, pudera. O retorno de Eduardo Moscovis às telinhas foi triunfal. O elenco estava absolutamente em harmonia e com uma química de rara felicidade. Mesmo com o cast reduzido, tudo funcionou perfeitamente, principalmente porque o elenco compreendeu o estilo da série e fugiu completamente de interpretações folhetinescas.

O texto cheio de metalinguagem e intertextualidade foi a grata surpresa no segmento em 2012. Poucas vezes a TV brasileira se viu diante de diálogos que apostavam em frases curtas e faladas freneticamente, com diversas informações embutidas, além de inúmeras citações pops. Esse estilo é comum nos EUA, mas ainda engatinha no Brasil e a aposta foi um grande acerto, graças a um elenco competente e uma direção que soube dar o tom correto para as cenas.

Tanto sucesso, além de estender a primeira temporada, garantiu sobrevida à produção que teve a encomenda de novos episódios para uma segunda temporada que deve retornar assim que Gabriela chegar ao fim. Um presente para o telespectador que raramente se depara com uma produção tão acertada quanto foi Louco por Elas.

Num país em que as novelas predominam o gosto popular é bastante interessante ver duas séries tão bem produzidas quanto foram As Brasileiras e Louco por Elas. A esperança do público apaixonado pelo segmento, é que o formato não seja abandonado, mas possa crescer ainda mais no Brasil.

3 Quebraram tudo:

Sérgio Santos disse...

Concordo sobre "Louco Por Elas" e discordo sobre "As Brasileiras". A série do Daniel Filho apresentou mais episódios ruins do que bons e o texto foi muito ruim. A exceção foi o episódio citado por você e mais uns 5 no máximo.

GustavoGM disse...

Louco por Elas foi uma das maiores surpresas do ano. Série muito boa, divertida e com um elenco super afinado.

Já "As Brasileiras foi uma decepção sem fim. A maioria dos episódios, tinha um roteiro muito fraco. nessa temporada o Daniel Filho perdeu a mão tanto na produção como na narração, muito chata. Sem contar os cenários, a maioria gravado no Rio msm. Acho que deveriam ter feito menos episódios, caprichado mais no texto e feito as gravações nas cidades retratadas.Ficaria muito melhor. "As Cariocas" foi sem duvidas nenhuma muito melhor que " As Brasileiras".

Yuri Silva disse...

Loucos Por Elas concordo em TUDO.
Já AS Brasileiras, foi um bom produto, mas nada demais. O TEXTO MACHISTA E CANASTRÃO DO NARRADOR DAVA VERGONHA ALHEIA A QUALQUER UM.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira