terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Horário de Verão e a dificuldade da Globo

Chegou ao fim no último domingo o Horário de Verão brasileiro. Controverso, o horário é uma determinação do Governo Brasileiro a fim de economizar energia elétrica no período de forte calor, mantendo o dia mais claro por um período maior de tempo. Independente de se posicionar contra ou a favor do horário, o brasileiro adquire novos hábitos nestes meses e a principal emissora da TV brasileira enfrenta uma crise para enfrentar este tempo.

Os meses em que o país está no Horário de Verão são, sem nenhum sombra de dúvidas, os mais problemáticos em audiência para a Rede Globo. Suas produções perdem fôlego e audiência e quase nunca conseguem atingir a meta estipulada pela cúpula da emissora. O problema começa a se agravar ainda durante o dia, com os filmes da Sessão da Tarde, mas se tornam gritantes principalmente no horário de Malhação e das novelas das 18 Horas.

É bem verdade que o share - número de televisores ligados - cai vertiginosamente neste horário durante o Horário de Verão, mas também é verdade que todas as outras emissoras mantém seu público e sua audiência mantém-se estável, apenas a Rede Globo perde até 20% de sua audiência média nos outros meses na comparação com o mesmo horário.

Já foram realizadas diversas pesquisas para se tentar compreender o perfil do público que está diante da TV e o que motiva a fuga do telespectador neste período. A única justificativa apresentada até o momento é que o forte calor, e o fato de ainda "ser dia" mantém a audiência com a TV desligada. Não parece uma resposta aceitável para a crítica e também para os anunciantes. É preciso um olhar mais apurado para este período e entender o que acontece.

É impossível concluir que apenas o telespectador da Rede Globo sente calor e ainda mais absurdo acreditar que apenas o público da emissora prefere não estar em casa neste horário. É bem verdade que, quanto maior sua audiência, maior a possibilidade de queda com um share menor, porém, ser a única afetada é um alerta para se discutir o problema.

Enquanto os executivos da Rede Globo tratarem com naturalidade essa queda abusiva de seus produtos durante o Horário de Verão é impossível acreditar que haja qualquer possibilidade da emissora engatar duas novelas das 18 Horas seguidas na meta e também parece impraticável acreditar numa média aceitável para uma temporada de Malhação que enfrente este horário. Somente uma visão ampla da situação poderá resolvê-la.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira