domingo, 1 de janeiro de 2012

Pai Daniel Ataca: As Novelas de 2012

Numa brincadeira que iniciei há alguma tempo em um outro blog, decidi trazê-la para cá. Uma brincadeira de tentar prever o que vem por aí na TV brasileira em 2012. Como ainda não há uma definição exata sobre as séries, vamos nos focar exclusivamente nas novelas que já estão bem claras quais serão produzidas neste ano que nasceu hoje. Vamos às previsões:

Globo

Amor, Eterno Amor - 18 Horas

A segunda novela da trilogia espírita que a autora Elizabeth Jhin está produzindo para a emissora - a primeira foi Escrito nas Estrelas - vem com elenco de peso com nomes confirmados como Gabriel Braga Nunes e Andreia Horta. Como é comum nas obras da autora, a fé e a espiritualidade devem marcar presença em todos os capítulos. É possível que assistamos uma boa novela, com menor qualidade que as duas últimas no horário, mas ainda assim, boa.

Marias do Lar - 19 Horas

Uma novela diferente de uma nova dupla de autores. A Globo está apostando alto e reunindo um elenco de peso para a atração - já estão confirmados nomes como Cláudia Abreu e Thaís Araújo - mas sem um parâmetro de outras obras dos autores é difícil tentar analisar. Pelo pouco da sinopse que se foi divulgado, temos a impressão de que vem uma boa novela pela frente, mas com os mesmos elementos de inovação de Tempos Modernos e que pode ser prontamente rejeitado pelo público. Não acredito na rejeição, mas não vejo sucesso, apenas um folhetim que passará discretamente.

Guerra dos Sexos - 19 Horas

A volta triunfal de Sílvio de Abreu para o horário vai ser com um remake de um de seus maiores sucessos cômicos na TV. A seleção de elenco está cuidadosa e os protagonistas já foram confirmados como Tony Ramos e Irene Ravache. Difícil não apostar no sucesso desta obra que, mesmo durante o horário de verão, tem tudo para reunir o telespectador diante da TV por meses a fio. Bem provável que venha um sucesso dos grandes por aí.

Avenida Brasil - 21 Horas

A trama mais aguardada deste ano. O novo folhetim de João Emanuel Carneiro (A Favorita) promete causar.  Elenco forte e bem construído - Adriana Esteves, Murilo Benício e Vera Hortz são alguns dos nomes - devem arrasar em cenas fortes. O autor prometeu, ao fim de A Favorita, uma novela mais colorida e é o que parece. Tudo indica que sua novela lembrará mais Cobras e Lagartos do que a de Flora, ainda assim a certeza do sucesso é grande e a expectativa pelo dia 26 de Março maior ainda.

Novela de Glória Perez - 21 Horas

Sem nome definido, a próxima obra de Glória Perez parece seguir o mesmo caminho de suas anteriores. Vai falar de outros países, dessa vez focado na Turquia. Mas a autora promete muito mais polêmica, envolvendo favelas, falando de tráfico de pessoas e tudo mais. Sem um elenco de peso ainda definido, o folhetim ainda está cru em sua divulgação por faltar quase um ano para sua estreia, mas aparenta ser a melhor obra da autora desde O Clone. Deus me ouça.

Gabriela - 23 Horas

A próxima novela deste horário especial será assinada por Walcyr Carrasco. Mas com a firme direção de Mauro Mendonça Filho, a escolha do elenco fugiu do padrão do autor e já apresentou Juliana Paes como a protagonista, um acerto e tanto. Com o horário livre da censura, o autor poderá explorar-se melhor e tenho certeza que veremos um texto menos didático do que o de seus últimos trabalhos e muito mais dinâmico. Impossível não apostar no sucesso desta obra.

Record

Máscara - 22 Horas

A nova trama de Lauro César Muniz na emissora promete e muito. Uma história ousada, roteiro policial dos bons, parece que vai substituir Poder Paralelo como a melhor novela da nova fase da emissora da Barra Funda. Protagonizada por Paloma Duarte e com um elenco que parece estar sendo cuidadosamente montado, é quase impossível prever o fracasso dessa trama. Lauro César promete polemizar no ponto certo e deixar o telespectador instigado. Teledramaturgia da melhor qualidade vem por aí.

Rebelde - Sabe Deus que Horas

Prever a segunda temporada de Rebelde implica prever o horário da novelinha teen, o que é impossível. De qualquer forma, o que todos esperam é uma trama mais madura e melhor moldada. Mas a expectativa é baixa. Depois do que se viu na fraquíssima primeira temporada é bastante improvável acreditar no sucesso e qualidade da próxima. Infelizmente é dessas obras que ficam no ar por pura insistência da emissora em não reconhecer o retumbante fracasso.

SBT

Corações Feridos - 20 Horas

O que dizer de uma novela que entra no ar com mais de um ano após encerradas as gravações? Difícil até chamar este trabalho de novela, pois não é uma obra aberta. A história absolutamente mexicana, mas com cuidado da direção de fotografia, parece interessante, mas a inexperiência da autora Íris Abravanel deve pesar e os diálogos certamente não terão a qualidade esperada e, aliado a um elenco apenas mediano, a expectativa não é grande. Ainda assim, graças a boa escolha de horário, não deve ser fracasso de audiência.

Carrossel - Who Cares?

O alto risco do ano. Este remake de Carrossel é um desafio para o SBT. Pois vai lidar com uma obra clássica e que vai ficar eternamente no imaginário popular do telespectador dos anos 90 e que trata a novelinha infantil com muito carinho. Impossível imaginar que a emissora tenha capacidade de produzir uma obra da qualidade da original, mas se conseguir não decepcionar, já é um grande feito. Eu duvido do sucesso e realmente acho que será vergonha alheia das grandes.

4 Quebraram tudo:

VLG disse...

Este ano está ótimo: João Emanuel Carneiro, Lauro César Muniz e Sílvio de Abreu? 2012 foi escolhido para apresentar o melhor da teledramaturgia!

Paulo Jr. disse...

Nem um pouquinho interessado na novela do JEC, agora que sei que deve parecer mais com Cobras e Lagartos (odiei) do que com A Favorita (amei). A que mais me faz esperar agora é a do Lauro César Muniz, que deverá ser ótima.

Vai ter post sobre as séries de 2012? Queria saber se vai ter A Cura 2, finalmente.

MOVA disse...

Muito bom o seu blog! Gostei das apostas, mas discordo de algumas coisinhas. Acho que a qualidade Amor, Eterno, Amor deverá ser no nível de Cordel Encantado e A Vida da Gente, pois a autora a cada novela, por ser talentosa e novata no pedaço deve melhorar ainda mais.
Também não vi nenhuma semelhança na nova novela das 7 com Tempo Modernos. Ela pelo que foi divulgado e mais, ou menos como Fina Estampa. Uma novela alegre, leve, popular, ou seja dirigida para a classe C.
È isso!
Abraços,
Luana
Ah, visite meu blog e deixe seu comentário!
http://movimentodaarte.blogspot.com/

FABIO DIAS disse...

Muito boa sua previsão, será que se concretiza!!!
Faça um comparativo com a retrospectiva quando for fazer de 2012! rs

Abração vou divulgar!

Fábio
www.ocabidefala.com

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira