terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Mulheres Ricas é o mais puro entretenimento

A primeira grande estreia da TV brasileira em 2012 coube a Band. Na noite da segunda-feira foi ao ar o primeiro episódio do Reality Show Mulheres Ricas. Inspirada no americano The Real Housewives, o programa tem uma estrutura narrativa bem diferente de tudo que se é explorado no entretenimento brasileiro e, por conta disso, havia o risco de rejeição.

Não foi o que se viu. A direção acertou em todos os pontos necessários para tornar Mulheres Ricas um sucesso nas terras brasileiras. A começar pela escolha do elenco que soube dosar todas as excentricidades necessárias para chamar a atenção do telespectador. Todas as mulheres participantes conseguem ser fúteis, mas com suas próprias características sem tornar as histórias repetitivas e, consequentemente, cansativas. Este é, talvez, o principal acerto numa primeira análise.

A direção também foi bastante feliz na estreia. Takes ágeis e, principalmente, a sensibilidade em mostrar os momentos essenciais de cada uma das participantes mostraram que a produção está trilhando o caminho correto e que sabe para onde quer ir na construção narrativa. Ficou clara a intenção de criar personagens para que o público se identifique e este é o caminho de um Reality Show assim no Brasil. O público brasileiro está acostumado com a linha da telenovela e, mesmo os Realities Shows precisam se adequar a isso na busca pelo sucesso.

As mulheres interpretaram praticamente o tempo todo. Ficou claro que aquele não é o cotidiano delas e que houve muita produção por parte de cada uma no esforço de parecer rica ao extremo e bastante fútil. Com isso, as interpretações diante das câmeras ficaram absolutamente caricatas e irreais. Isso é um problema? Muito longe disso, este foi um dos pontos altos desta estreia e um dos detalhes que mais chamou a atenção do telespectador.

A repercussão deste primeiro episódio foi grande, principalmente nas Redes Sociais que não falaram de outra coisa - e a audiência correspondeu. Houve quem criticasse, mas sem argumentação sólida. Uma crítica que enxerga essas mulheres simplesmente como fúteis e afirma que este tipo de programa enoja e afasta da realidade brasileira não deve ser levada a sério. Mulheres Ricas é um Reality Show de humor e de puro entretenimento, enxergá-lo de forma diferente apenas mostra como o brasileiro não está pronto para sentar e relaxar diante da TV.

2 Quebraram tudo:

Muscleboyg disse...

Por que eles não fazem depois o Reality Show "Mulheres Pobres"?Ia ser interessante...

Wander disse...

Sinceramente, aqui foi a primeira midia onde eu vejo elogios para esse reality! Outras, inclusive grandes como UOL, Folha, detestaram e simplesmente criticaram extremamente o programa.

Eu só vi esse fds, online, pq no momento eu estava vendo Diarios de um Vampiro; bem, posso dizer que as criticas ruins foram exageradas, mas tbm estou longe de elogiar. Eu vi um programa pobre, com situações constrangedoras e forçadas, mas que a gente conseguia até achar graça na situação.

Por exemplo, o que eh essa Val? Tudo, tudo, tudo ali foi visivelmente armado e fake! Akele almoço com a amiga, pelo amor de deus! Ela querendo nos fazer engolir que ela compra um avião de 30 milhoes como se compra sapato, HELLOW, tenha dó!

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira