A primeira grande estreia da TV brasileira em 2012 coube a Band. Na noite da segunda-feira foi ao ar o primeiro episódio do Reality Show Mulheres Ricas. Inspirada no americano The Real Housewives, o programa tem uma estrutura narrativa bem diferente de tudo que se é explorado no entretenimento brasileiro e, por conta disso, havia o risco de rejeição.
Não foi o que se viu. A direção acertou em todos os pontos necessários para tornar Mulheres Ricas um sucesso nas terras brasileiras. A começar pela escolha do elenco que soube dosar todas as excentricidades necessárias para chamar a atenção do telespectador. Todas as mulheres participantes conseguem ser fúteis, mas com suas próprias características sem tornar as histórias repetitivas e, consequentemente, cansativas. Este é, talvez, o principal acerto numa primeira análise.
A direção também foi bastante feliz na estreia. Takes ágeis e, principalmente, a sensibilidade em mostrar os momentos essenciais de cada uma das participantes mostraram que a produção está trilhando o caminho correto e que sabe para onde quer ir na construção narrativa. Ficou clara a intenção de criar personagens para que o público se identifique e este é o caminho de um Reality Show assim no Brasil. O público brasileiro está acostumado com a linha da telenovela e, mesmo os Realities Shows precisam se adequar a isso na busca pelo sucesso.
As mulheres interpretaram praticamente o tempo todo. Ficou claro que aquele não é o cotidiano delas e que houve muita produção por parte de cada uma no esforço de parecer rica ao extremo e bastante fútil. Com isso, as interpretações diante das câmeras ficaram absolutamente caricatas e irreais. Isso é um problema? Muito longe disso, este foi um dos pontos altos desta estreia e um dos detalhes que mais chamou a atenção do telespectador.
A repercussão deste primeiro episódio foi grande, principalmente nas Redes Sociais que não falaram de outra coisa - e a audiência correspondeu. Houve quem criticasse, mas sem argumentação sólida. Uma crítica que enxerga essas mulheres simplesmente como fúteis e afirma que este tipo de programa enoja e afasta da realidade brasileira não deve ser levada a sério. Mulheres Ricas é um Reality Show de humor e de puro entretenimento, enxergá-lo de forma diferente apenas mostra como o brasileiro não está pronto para sentar e relaxar diante da TV.
2 Quebraram tudo:
Por que eles não fazem depois o Reality Show "Mulheres Pobres"?Ia ser interessante...
Sinceramente, aqui foi a primeira midia onde eu vejo elogios para esse reality! Outras, inclusive grandes como UOL, Folha, detestaram e simplesmente criticaram extremamente o programa.
Eu só vi esse fds, online, pq no momento eu estava vendo Diarios de um Vampiro; bem, posso dizer que as criticas ruins foram exageradas, mas tbm estou longe de elogiar. Eu vi um programa pobre, com situações constrangedoras e forçadas, mas que a gente conseguia até achar graça na situação.
Por exemplo, o que eh essa Val? Tudo, tudo, tudo ali foi visivelmente armado e fake! Akele almoço com a amiga, pelo amor de deus! Ela querendo nos fazer engolir que ela compra um avião de 30 milhoes como se compra sapato, HELLOW, tenha dó!
Postar um comentário