segunda-feira, 6 de junho de 2011

A impressionante virada de Insensato Coração

Desde a estreia, há meses, Insensato Coração decepcionou o telespectador inúmeras vezes. Este espaço já tratou do assunto algumas vezes e, principalmente porque a novela vem com a assinatura de Gilberto Braga, considerado o mago da teledramaturgia, a expectativa pelo folhetim era muito alta e, a frustração acabou ganhando a mesma proporção.

Ainda que eu continue discordando veementemente do método utilizado pelos autores para a primeira fase da trama em que todos os núcleos foram apresentados com muita calma, cheios de nuances e detalhes muitas vezes desnecessários - em alguns momentos o ritmo da trama lembrava o pior do estilo de Manoel Carlos - é preciso reconhecer que, agora, tudo faz sentido. Se antes, assistir a Insensato Coração dava a impressão de ver um agrupamento de personagens perdidos, sem qualquer sentido ou coerência folhetinesca, visto que os núcleos eram independentes, quase "mini-novelas" dentro de outra novela, além de ser tudo muito lento, hoje, isso mudou.

De repente - e sim, foi de repente, como um estalo - a história ganhou ritmo. Desde que Norma (Glória Pires) saiu da cadeia, ela começou a ser o fio condutor da história e, também graças ao talento de Glória Pires, a sua história ganhou ritmo, força e o público passou a, de fato, se identificar com sua personagem e a acompanhar de forma mais emocional.

Mas, se a mudança em Insensato Coração, começou há pouco mais de um mês, nas duas últimas semanas, atingiu seu ápice. De forma impressionante e, óbvio, tudo previsto, os núcleos se interligaram rapidamente e, o que mais impressionou, o casamento entre núcleos que sequer se relacionavam foi tão bem conduzido que em nenhum momento soou falso. Antes, o que salvava a novela era a excelente história de Norma e Léo (Gabriel Braga Nunes), hoje, são raros os personagens que não funcionam, já que todos entraram na trama principal da novela e ganharam bastante importância.

Se Insensato Coração ainda não é A novela esperada pelo telespectador, já é uma luz no fim do túnel, pois mostra que nem o horário e muito menos o formato está perdido. O folhetim teve uma primeira fase triste, mas uma virada sensacional e isso é promissor.

2 Quebraram tudo:

Marlon Kraupp disse...

Concordo em partes com você.

Não sei se é por que a safra de novelas das 21 tava tão ruim, que quando veio uma "meia boca" já achei ótima.

Pois é, eu to gostando de IC desde a estréia, claro que agora ela ta muito mais interessante.

É rezar agora pro Aguinaldo Silva estar inspirado para Fina Estampa, pq se não, vai complicar...

To no aguardo da volta do João Emanuel Carneiro :) .. Esse sim, tenho certeza que vai fazer mais um novelão.

Leonardo disse...

Nessas últimas semanas tenho me surpreendido com os novos rumos que os autores deram a Insensato Coração. A novela era lenta e cansativa, e desde de que Norma começou seu plano de vingança contra o Léo, ela ganhou o ritmo e agilidade que precisava. É interessante ressaltar também que com essa virada todos os núcleos ganharam o fôlego que precisavam - e como precisavam - para novas histórias. É essa a novela que o público gostaria de ver desde o início da trama, com agilidade e força para empolgar o telespectador que a assiste.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira