segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Por que a Record não vai bem em Janeiro?

Quando acontece uma queda de audiência única na programação de determinada emissora, pode-se chamar isso de fenômeno ou coincidência, quando esta queda é diária, torna-se tendência e é preciso avaliar as causas da fuga do público, como aconteceu com o SBT ao longo dos últimos 10 anos, e também como acontece com a Rede Record pelo segundo ano consecutivo.

Em Janeiro de 2010 a discussão era a mesma. Seria o SBT capaz de retomar a vice-liderança com o investimento que vinha realizando em sua grade de programação? A resposta óbvia analisando os números de momento era: sem dúvida, o retorno a vice-liderança é questão de tempo. Fato este que, claro, não se consumou. Fim do mês de Janeiro e tudo voltou ao normal, a emissora de Sílvio Santos em crise de identidade e a Rede Record recuperando seus números que dava o segundo lugar com conforto.

Agora em 2011 o mesmo problema acontece. Nestes primeiros dias do ano já se nota claramente a aproximação nos números das duas emissoras e, algumas pessoas justificam isso pelo retorno de Daniela Beyriti ao comando do SBT. Será mesmo? De fato não foi apenas uma queda acentuada da emissora de Edir Macedo, mas houve crescimento da concorrência, será duradouro desta vez?

É impossível avaliar isso, porém, é fato que a Rede Record perde - e perde muito - de seu público no período de férias. Período este em que as crianças estão em casa e comandam o controle remoto assistindo praticamente durante o dia todo aquilo que querem. Mas o que afasta as pessoas da Record no mês de Janeiro? Essa é uma pergunta complexa, mas já passou da hora dos executivos da emissora começarem a se preocupar com o assunto e buscar respostas através de pesquisas junto a seus telespectadores.

Muitos podem pensar que isso é só uma fase e não há motivos para preocupação. Talvez, mas perda de público é sempre algo sério, principalmente levando-se em conta que uma hora ou outra, a concorrência pode se organizar e a Record não conseguir recuperar o público no restante do ano. E para você, por que será que a emissora perde tanta audiência no primeiro mês do ano?

3 Quebraram tudo:

Ary disse...

É,complicado mesmo,muito complicado. Esse é o calcanhar de Aquíles da RECORD.

Acho que isso ocorre porque a emissora não tem uma grade competitiva voltada para o público infantil e infanto-juvenil. Basta ver a programação de domingo,onde os números pouco se alteraram,visto que todas as emissoras possuem grade idêntica voltada para o mesmo público.

Acredito que o boom que teve o SBT é sim méritos da Dany Beiruti. Vendo esse vácuo ela soube fazer as alterações necessárias para captar o público infantil e infanto-juvenil. Isso é indiscutível. Porém...

...Porém está claro também que essa grade que ela montou não foi pensada no longo prazo e sim no curto período das férias.

Acabando as férias,a queda será inevitável.

Vamoquivamo

Seca pimenteira disse...

Acho q a emissora não perdeu público, apenas voltou a ter a mesma audiência de antes, com o fim de A Fazenda.

Tarcísio disse...

Acho que dizer que a Record sempre cai em Janeiro's é uma comparação muito pobre. Na realidade, todas as emissoras vão mal nesse período, já que o share está baixo.

A diferença é que em Janeiro de 2011, o share não está tão baixo assim e a Globo - devido às mudanças provocadas na grade - vem dando índices espetaculares.

A Record, na realidade, vem caindo desde dezembro por um motivo que todos já esperavam e sabiam: sem A fazenda, a emissora não vive. Ou vive pouco. Por isso, é esperar pela 4ª temporada do reality show.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira