quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Do Sucesso ao Fiasco: essa foi A Fazenda 3

Quando começou poucas pessoas apostaram que a 3ª edição do principal Reality Show da Record conseguiria algum sucesso. Após o fracasso que foi a edição anterior, A Fazenda 3 veio com a clara missão de tentar recuperar o prestígio e a repercussão midiática do formato, caso contrário, seria a última pá de cal necessária para acabar com o projeto.

Mas bastou uma semana e aproximadamente 4 centenas de brigas - naturais ou não, isso já foi debatido e não vem mais ao caso - e o Brasil mudou o foco da discussão. A disputa eleitoral caiu para segundo momento em alguns casos e A Fazenda passou a ser o alvo de todos os principais veículos de comunicação do país. Uma repercussão jamais vista em edições anteriores e, em alguns momentos, comparada as de Reality Shows da Rede Globo.

E os dias foram passando, a direção da emissora passou a tomar cuidado com a edição, na tentativa de criar uma novelinha que agradasse o público. O roteiro? Claro, as brigas constantes de participantes tresloucados como Santa Cruz, Sérgio Malandro e Nany People. As brigas eram tantas todos os dias que chegou um momento que passou ser impossível acreditar que tudo aquilo fosse real, a menos que todos ali fossem um bando de loucos.

De qualquer forma, o programa ganhou em repercussão e, com isso, também em audiência, principalmente no Rio de Janeiro onde conseguia liderar praticamente todos os dias. Em São Paulo o desempenho foi mais modesto, mesmo assim, os resultados ficaram muito acima da 2ª e catastrófica edição do programa. Aí, o público começou a votar e eliminar todos os polêmicos da casa. Um a um eles foram saindo e tirando a graça do Reality.

Com isso, a final não poderia ser diferente. Um fiasco completo. E em todos os sentidos. Uma péssima edição fez o programa final ser arrastado, lento, cansativo e sem a menor graça. Os 3 finalistas não tinham o menor carisma e, por conta disso, pouco interessou saber quem ganhou ou quem perdeu. Para piorar, Brito Jr esteve péssimo, parece que completamente perdido em suas funções.

Em audiência, o programa que conseguiu liderar ao menos uma vez em praticamente todos os dias da semana - exceção talvez para a segunda-feira - foi um completo horror. Enquanto disputou com As Cariocas, a final do Reality perdeu por 05 pontos de diferença (21 a 16) e somente no cômputo geral é que conseguiu vencer a Globo porque ficou no ar até madrugada. Ainda assim, 17 pontos de média foi a pior audiência para a final de A Fazenda e mostra a queda contínua, preocupante, mesmo que a média final de 15 pontos seja maior que as anteriores (14 e 10 respectivamente). A linha decrescente preocupa.

3 Quebraram tudo:

Ary disse...

Preocupante não é,porque está muito fácil de indetificar o que aconteceu: O público simplesmente eliminou os melhores e deixou os sem graça. À Record cabe o desmérito de não ter criado um esquema pra resolver esse problema e assim manter o interesse do público no programa.

Se a média/geral do programa foi maior que as anteriores,isso mostra um problema fechado e localizado. Não há nada de tão preocupante aí.

Contudo,isso não tira o mérito do programa,de que esse foi de fato, o mais interessante de todas as edições. Desde o elenco escolhido até as edições de imagens.

Claudinei de Camargo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edylicious disse...

"Ainda assim, 17 pontos de média foi a pior audiência para a final de A Fazenda e mostra a queda contínua, preocupante, mesmo que a média final de 15 pontos seja maior que as anteriores (14 e 10 respectivamente). A linha decrescente preocupa."

Teu post está totalmente contraditório.
A Fazenda 3 foi um sucesso e superou as outras duas edições em audiencia e faturamento. Eu nao acompanhei muito esta ediçao mas isso é um fato e os numeros estao aí!
Concordo que a final teve menor audiencia que as outras, em parte por mérito da globo que exibiu o ultimo episodio de as cariocas e em parte tb pelo share menor do que o normal nessa época do ano. Além claro, do motivo explicado acima pelo Ary.
No mais, parabens Record pela ótima ediçao que sem duvida foi a melhor das 3!

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira