terça-feira, 14 de setembro de 2010

Sansão e Dalila em Janeiro e Record suicida a história

Se a produção da Rede Record com minisséries já não é um primor - A História de Ester que o diga - a estratégia da cúpula da emissora na escolha de datas para a próxima produção bíblica da Casa é de dar inveja a qualquer produtora de fundo de quintal, tamanha a falta de planejamento ou egocentrismo, depende muito do ponto de vista.

Segundo informações do jornalista Daniel Castro, já foi batido o martelo e a próxima minissérie a ser exibida pela Rede da Barra Funda será Sansão e Dalila com um total de 16 capítulos a história será contada durante o mês de janeiro na faixa das 23 horas.

Um equívoco gritante de estratégia. Não é possível que uma emissora aberta de TV injete tanto dinheiro numa produção de dramaturgia - inclusive com elenco de peso, como parece ser o caso - e simplesmente lance um produto numa data como esta. Há quase um ano a Record vem lançando na mídia pistas e pequenas informações sobre esta produção e já deu a entender diversas vezes que aposta alto em faturamento e em audiência para a história.

Mas a escolha da data mostra outro caminho. Em tempos em que o telespectador tem ligado a televisão com menor freqüência do que o habitual - 2010 vem sendo um ano difícil para todas as emissoras no quesito audiência - o único produto que, mesmo perdendo em número para as edições anteriores, manteve-se num patamar considerado satisfatório foi o Big Brother Brasil 10, da Rede Globo.

Para se ter uma idéia da repercussão do BBB, mal abriram as inscrições para a 11ª edição e já houve 15 mil inscritos com uma hora de inscrição aberta, segundo informações da jornalista Patrícia Kogut. Ainda assim, a Rede Record, provando mais uma vez toda sua falta de estratégia ou egocentrismo tanto faz, decide lançar uma minissérie para bater de frente com um dos principais produtos da Rede Globo que, sempre leva vantagem quando a disputa é para agregar telespectador.

É válido o investimento de outras emissoras em dramaturgia e muito mais válido quando o assunto é série e/ou minissérie, pois dá a oportunidade de ter um acabamento maior e, por conta disso, a produção ser mais cuidadosa. Porém, de nada adianta tanto trabalho, tanto investimento, se houver um equívoco na escolha da exibição como aconteceu neste caso. Mesmo que Sansão e Dalila dê um salto de qualidade em relação a primeira produção da Record, vai adiantar muito pouco, já que praticamente ninguém verá e por culpa exclusiva dos executivos da Rede que tomaram mais uma vez uma decisão errada.

1 Quebraram tudo:

Ary disse...

Não acho a estratégia errada não. E acho que há desinformação aí,porque se a série terá a faixa das 23:00 hs,não baterá de frente com o BBB coisa nenhuma. De onde vc tirou essa asneira??? Pelo que se sabe,o BBB tem início após a novela da Globo e às 23:00 hs já terá acabado.

A sua crítica seria até crível,talvez,por que a série da Record teria que disputar repercussão na imprensa num período em que o BBB está presente em jornais,revistas,portais de internet e etc.

Contudo,a sua crítica sobre a disputa com o BBB em se tratando de horários de veiculações dos produtos em suas respectivas emissoras não tem razão de existir,uma vez que não vai existir essa disputa. São horários distintos.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira