sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Tititi: o melhor texto das novelas brasileiras

Já se foi tempo suficiente para que qualquer pessoa consiga fazer uma análise mais apurada e abrangente da novela das 7, Tititi. Escrita por Maria Adelaide Amaral em adaptação livre (e não um remake) das obras de Cassiano Gabus Mendes, a trama conquistou o público no seu primeiro mês de exibição e já tornou-se a maior audiência parcial das novelas das 7 desde Pé na Jaca, o que atualmente significa muita coisa, já que para muitos a audiência declinada das novelas era um fato consumado.

Muitos fatores contribuíram para que o folhetim se tornasse este fenômeno não apenas de audiência, mas principalmente de repercussão - certamente ela é a novela mais falada nas ruas atualmente. Um deles se deve a lembrança da história original de Jaques Leclair e Victor Valentin, afinal, a geração que assistiu a novela na década de 80, em sua esmagadora maioria, ainda está por aí relembrando e contando aos filhos e netos e isso atrai a audiência.

Outro ponto positivo a favor de Tititi se deve na feliz escalação de elenco. O horário exige não apenas enredos leves, mas interpretações leves e no ponto correto, fugindo da caricatura e do clichê. E o elenco entendeu isto conseguindo criar elementos técnicos que levam o telespectador ao delírio a cada situação que, por mais pastelão que seja, não soa falsa ou exagerada. Tudo é muito bem interpretado e o público enxerga verdade nas atitudes.

Entre o elenco muitos são os destaques: Murilo Benício mostrando que é um baita ator e faz humor como poucos no Brasil, Malu Mader finalmente deixando de ser apenas Malu Mader e interpretando com ousadia, Ísis Valverde completamente a vontade em seu papel de mocinha meio sem escrúpulos. Mas se Tititi tem um nome este nome atende por Cláudia Raia. A rainha e diva da novela, ela rouba a história e toma conta da tela em cada aparição. A personagem mais divertida das telenovelas brasileiras em muito tempo.

Mas o sucesso da história não se dá em todos os elementos citados anteriormente. Está no texto. Maria Adelaide Amaral é uma grande autora, disso já se sabe há mais de uma década. Porém, ela está especialmente inspirada neste trabalho e tem promovido um roteiro cheio de diálogos que impressionam pela qualidade, pela atualidade e frescor - coisa rara numa obra adaptada. A autor consegue levar o público às gargalhadas com frases sensacionais e sem criar bordões superficiais e repetitivos, outro fato raro entre novelas de humor. O texto de Tititi é o melhor entre as novelas brasileiras atuais e, a trama com isso, torna-se, até o momento, disparada a melhor novela das 7 da década.

2 Quebraram tudo:

@GarotaEstupida_ disse...

AAMEI O TEXTO , TITITI É A MELHOR QUE JÁ VI NESSE HORARIO

Gustavo Fiorini disse...

Concordo com tudo isso que foi falado no texto. A novela está impecável, desde o elenco, figurino, direção e texto. Ainda não perdi nenhum capítulo, acredita? É a melhor novela das 7 da década, sem sombra de dúvidas.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira