sábado, 28 de agosto de 2010

As Melhores Aberturas da Década

Dando continuidade a série de listas que o Blog está fazendo com referência aos melhores da TV aberta brasileira na década que se encerra em 2010, nesta semana teremos uma nova lista. As 10 melhores Aberturas da Década. O tema é complexo e, por isso, foi restrito à novelas e minisséries/séries. Escolher 10 não foi muito fácil, uma vez que a maior parte das aberturas são criativas, porém, definitivamente algumas se destacam e por isso a escolha. Vamos a elas:

10 - Tudo Novo de Novo


Série da Rede Globo lançada em 2009 com uma única temporada, tinha como protagonista Julia Lemmertz e Marco Ricca, mostrava uma história envolvente e interessante que lembrava o formato de séries americanas no tratamento de relações familiares. A abertura, contudo, era linda, usava da criatividade extrema e mostrava os personagens como em um jogo. Vale a pena rever.

9 - Eterna Magia


A novela se perdeu a partir da segunda metade. Exibida em 2007 tinha como protagonista Malu Mader e Thiago Lacerda e contava a história da Wicca, grupo de bruxas que se denomina "bruxas do bem". A segunda abertura era horrenda e tirou todo o brilho da história, mas a primeira que durou pouco, era genial, pois muito mais do que criativa, mostrava o caminho de uma Valentina em torno do Anel. Muito boa.

8 - O Beijo do Vampiro


Uma espécie de homenagem ao sucesso da década de 90, Vamp, mas que claramente não funcionou em 2003. Tendo Tarcísio Meira e Cláudia Raia no elenco principal, a trama tentava convencer o público com uma história boba e que nunca pegou. Porém, a abertura era engraçada, inteligente e mostrava a leveza de uma história sobre vampiros.

7 - Cidadão Brasileiro


Única novela da Rede Record a figurar na lista, foi exibida no ano de 2006 e mostrava toda a criatividade de Lauro César Muniz como autor. No elenco de protagonita, Gabriel Braga Nunes, Paloma Duarte e Lucélia Santos. A história, apesar de muito inteligente, nunca chegou a empolgar o telespectador. Já a abertura foi um divisor de águas nas produções da emissora. Muito inteligente e inovadora, fez questão de abordar diretamente o tema da novela com coragem e ousadia.

6 - Tititi


Remake da original de Cassiano Gabus Mendes na década de 80 e já fazendo sucesso no ar em 2010, a trama é a única da lista que ainda está no ar. Tendo como protagonistas Murilo Benício e Alexandre Borges, a história - apesar de remake - rejuvenesceu o horário e atraiu novamente o público. A abertura, baseada na original, é muito mais interessante, pois abusa da tecnologia e apresenta traços que beiram a perfeição, por isso mereceu figurar na lista.

5 - Presença de Anita


Minissérie Global do ano de 2001 chocou boa parte dos telespectadores pela ousadia e pela forma como tratou o tema de traição, sensualidade e paixão. Protagonizada por Mel Lisboa e José Mayer, a minissérie atraiu uma legião de fãs pela qualidade do texto e pelas seqüências antológicas de embate sexual entre os protagonistas. A abertura, era um caso a parte, mostrando coragem da direção global, que explorou a juventude da personagem e da atriz, a abertura chamou a atenção de todos.

 4 - Pé na Jaca


Uma telenovela de 2006 e muito divertida. Essa é basicamente a definição da trama que teve inúmeros protagonistas, Murilo Benício, Débora Secco, Juliana Paes, Marcos Pasquim, Bruno Garcia e Fernanda Lima e muitos personagens. A abertura infantil, ousada e absolutamente divertida, muitas vezes chamou mais a atenção do que a própria trama que nunca teve grande audiência. Vale a pena relembrar esta abertura muito inteligente.

3 - A Favorita


A maior novela brasileira de todos os tempos e que foi exibida no ano de 2008. Tinha como protagonistas duas mulheres: Cláudia Raia e Patrícia Pilar e chocou o mundo pela ousadia e coragem do autor João Emanuel Carneiro por modificar completamente o jeito de se fazer televisão no país. A abertura, que inicialmente parecia uma simples amostragem do que seria a história, transformou-sem em genial, pois foi a primeira da TV a mostrar spoiler, pois nela, poderia se saber que Flora era a vilã. Genial.

2 - Cobras e Lagartos


Mais uma novela de João Emanuel Carneiro. Novela de 2006 apresentou um Ibope impressionante, o segundo maior da década no horário, e tinha como protagonsitas Mariana Ximenes e Daniel de Oliveira. A história sempre empolgou o público pela diversão, leveza e criatividade, por isso a audiência sempre correspondeu. A abertura muito criativa, era bem explorada e exagerada, exatamente como a novela pedia e por isso fez tanto sucesso na década e ainda hoje é lembrada.

1 - Caminho das Índias.


A prova de que abertura e trama são independentes. A novela global foi exibida em 2009 e tinha como protagonistas Juliana Paes, Márcio Garcia e Rodrigo Lombardi, apesar de ser a primeira novela brasileira a vencer um Emmy, nunca empolgou o público, nunca chamou a atenção de ninguém e sempre foi muito cansativa e chata. A abertura, contudo, era um espetáculo. Uma música indiana deliciosa de se ouvir e viciante, todos os elementos indianos mostrados na tela e de uma forma genial, tornou a abertura a melhor da década disparada, nada se comparou a ela nos últimos 10 anos. Vale a pena a lembrança.

11 Quebraram tudo:

canal audiencia disse...

Lista perfect *-*

Pitty disse...

Me tire um dúvida... É razoavelmente comum acontecer isto que ocorreu com "Eterna Magia" de se trocada a abertura ou isto é raro? Obrigada e adorei o post!

TVxTV disse...

Pitty

Eu só me lembro de trocas em Eterna Magia e América. Mas devem ter tido outras. Em todo caso, não é comum não.

Alexandre disse...

Caminho das Índias? nunca!!! #boring... o resto tá bem escolhido.!

Guilherme Diaz disse...

Achei muito legal , mas acho que você esqueceu de citar a de "Os Ricos também Choram" do SBT ,que ganhou até prêmio.Tirando isso é uma bela seleção.

David Denis Lobão disse...

Trocar a música de uma abertura é mais comum, ocorreu em "Torre de Babel" e "A Indomada" (nos últimos capítulos e na reprise) por exemplo.

Na reprise de Tieta mudaram algumas cenas e a forma de colocar os créditos por causa do horário.

E teve mais algumas que ocorreram mudanças curiosas...

Kassius disse...

Discordo de "Eterna Magia" e "Cobras & Lagartos". A primeira é muito abstrata e não passa de um recurso fácil para fazer algo menos trabalhoso e a segunda peca pela falta de originalidade e é um remake da abertura de "Gente Fina", de 1990. "Caminho das Índias" também nem merecia - ainda mais o primeiro lugar! - pois foi inspirada em um vídeo turco. Bem melhores são "Cama de Gato" ( colocar aquelas pessoas pulando nas cordas retratando o enredo da novela foi genial ), "Queridos Amigos" e ainda "Belíssima", soft, light e envolvente.

Gabriel Borba disse...

Daniel
Concordo com tua lista, mas incluiria a de Mulheres Apaixonadas (acho que era esta, afinal as novelas do Maneco me confundem) em que foram colocadas imagens enviadas pelos telespectadores. Deveria ter um lugar pela originalidade.
Ti-ti-ti merecia um lugar melhor.
Acho que duas aberturas entraram na lista mais pela música: O Beijo do Vampiro e Caminho das Índias.
Só um toque: esqueceu o Lázaro Ramos no Cobra e Lagartos.

Daivison Tavares disse...

Eu discordo em algumas aberturas e na colocação,acho que Caminho das Índias foi melhor de que sua abertura,e não gostei de Cobras e Lagartos.A abertura de Cama de Gato foi ótima e gosto também de Escrito nas estrelas,mas opinião minha.Eu daria o primeiro lugar pra A Favorita.
Mas muito bom isso que o blog está fazendo de fazer essas listas aos sábados,PARABÉNS!

@Gabriel_GBueno disse...

Eu acho, assim, que faltou aberturas que entraram na nossa cabeça, como Cama de Gato, que merecia o 1º lugar. A abertura de Senhora do Destino, mesmo sem recursos de vídeo difíceis, encantou pela música. A abertura de Belíssima foi uma das mais perfeitas de todas as novelas da Globo. E faltou colocar aberturas do SBT, que mesmo tendo novelas traçantes, dá um show em aberturas. Como citou um colega, a abertura de Os Ricos também choram foi realmente ótima, bem como a abertura de Amor e Ódio, Seus Olhos que encantaram com lindos efeitos visuais e músicas perfeitas. Mas há aberturas que encantam apenas pela música, como Pequena Travessa, Canavial de Paixões. Mas isso, é claro, na minha humilde opinião.

guga125 disse...

Acho que faltou a abertura de Bang Bang, apesar da novela ser péssima a abertura era Òtima, muito bom os bonequinhos playmobil e a música!

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira