Depois de tanto se falar, na noite da última quarta-feira, foi ao ar o programa Um contra Cem que fez seu primeiro milionário desde a estréia. Após muitos meses de programa, pela primeira vez um participante eliminou todos os cem concorrentes e ficou com o maior prêmio que o programa paga, um milhão de reais.
Na parte final do programa não se falava em outra coisa na internet, o que mostra que, quando produz algo com cuidado, o SBT consegue ter a repercussão digna de uma emissora do seu porte. Quando estreou, o Um contra Cem era promissor. Bem produzido, bem dirigido e bem apresentado, tinha tudo para ser sucesso como o formato já é em praticamente todos os países do mundo em que é exibido. Porém, estratégias erradas a começar pela infeliz escolha da data de exibição, começaram a minar seu potencial.
Depois de meses se arrastando com uma audiência pífia, a direção do programa surtou e transformou uma atração bacana num show de bizarrices colocando praticamente todo o elenco do SBT para para participar, como se o programa tivesse este objetivo. Não sou contra a participação de famosos em nenhum programa de TV, mas neste formato, quando muito, deve haver uma participação num programa especial, e só.
Perguntas mal formuladas, artistas sem graça e a atração foi se perdendo cada dia mais, deixando Roberto Justus, um dos maiores investimentos do SBT em 2009 como um mero brinquedinho de Sílvio Santos. Mas no programa desta quarta foi diferente. E não apenas porque saiu o prêmio máximo, mas principalmente porque o participante era muito interessante. Inteligente, carismático, divertido, ele tinha todos os ingredientes necessários para alavancar o formato.
Roberto Justus deu um banho à frente do Um Contra Cem na última noite. Instigou o concorrente, instigou o público e o telespectador. Fez suspense no momento certo e nunca exagerou na dose e, após a conquista do prêmio, se emocionou mais do que o vencedor, dando uma dose de adrenalina, emoção e satisfação que ultrapassou os limites da tela. Simplesmente um show. E a audiência correspondeu.
Sem a concorrência do futebol, o programa começou a subir, subir e subir na audiência, batendo picos de quase nove pontos e ficando a 7 décimos da liderança, prova de que o público gosta do formato quando ele é bem produzido. Foi a chance que o SBT precisava para ver que Um contra Cem é um bom programa, mas precisa de mudanças, na produção e na data de exibição.
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