quarta-feira, 26 de maio de 2010

Record pode ter destruído o seu domingo

Está sendo anunciado para os quatro cantos do Brasil a mudança na grade de programação da Rede Record aos domingos. Num primeiro momento, a mudança não aparenta ser tão brusca nem refletir em grandes traumas para o telespectador, mas não é bem assim que funciona. Toda mudança por si só é muito arriscada numa grade de programação, principalmente no modelo em que a emissora optou, em que irá influenciar em todos os programas do domingo. Isso pode ser muito, muito ruim.

A partir do próximo domingo as mudanças começam com o programa Tudo é Possível perdendo meia hora de duração, indo ao ar do meio dia às quatro da tarde (antes era do meio-dia e meio até as cinco). A partir das 4 horas começará as principais mudanças, é o novo horário do Programa do Gugu, após decisão da cúpula da Record, o programa sai da grade noturna e volta para as tardes. Gugu fica no ar até as 8 da noite, quando então começará o Domingo Espetacular que fechará a programação ficando no ar até a meia-noite.

Alguns fãs da emissora comemoraram a decisão com argumentos válidos, baseando-se de que o público do Gugu e o formato do programa é perfeito para as tardes de domingo e que o Domingo Espetacular dará uma bela canseira no Fantástico. Será mesmo? Pode ser, mas não é o mais provável.

Na verdade, o mais provável é que a Record perca para o SBT durante praticamente todo o domingo. Veja: O Domingo Legal está estruturado no segundo lugar. A audiência do programa é claramente popular e não elitista. O Tudo é Possível perde para ele durante toda a disputa e, de forma inteligente, os principais quadros do programa, como o Troca de Família, entram para disputar com Eliana. Terminando uma hora mais cedo, Ana Hickman disputará praticamente o tempo todo com Celso Portiolli e, por não ter um programa tão popular, certamente continuará perdendo e, tendo apenas uma hora contra Eliana, dificilmente terá tempo de se recuperar, fechando constantemente em terceiro lugar de audiência.

E o Gugu? O pior erro é começar o programa as 4 da tarde. Tudo é Possível e Programa do Gugu são diferentes e não tem o mesmo perfil de público. Isso significa que Gugu perderá audiência nos primeiros minutos, justamente enquanto o futebol ainda não se estabilizou. Depois, o futebol fica tranqüilo com excelente audiência e o pobre Gugu ficará disputando pouca audiência. É provável que dispute com Eliana o segundo lugar das 4 às 6, ficando entre os 7 e 9 pontos. A partir das 6 a briga será boa, mas com Eliana e seu novo quadro Romance no Escuro que vem dando boa audiência, a situação não será fácil para a Record. Com o atual formato do programa, dificilmente Gugu vencerá a loira do SBT.

As 7 da noite poderá ser o único bom horário para a Record. Disputando apenas com o fraco Roda a Roda e o sorteio da Telesena, certamente será o momento em que Gugu alcançará seus altos picos e conseguirá melhorar bastante sua média. O SBT deveria ser esperto e dar a tacada mortal, colocando o Conexão Repórter no horário. Veja, entre 7 e 8 da noite é o horário de maior audiência do Domingo Espetacular e, a partir de domingo, este público estará carente de um jornalístico, se o SBT pensasse, teria todo esse público e Cabrini com uma audiência incrível brecando os picos do Gugu.

O Domingo Espetacular começando as 8 da noite é, de tudo, o maior risco. Um programa equilibrado, com audiência regular e público cativo, vai para um horário difícil. Irá claramente disputar público com o Fantástico, que começa meia hora depois, e dificilmente conseguirá derrubar o jornalístico da Globo, mais tradicional e que deve perder, no máximo, dois pontos. Enquanto isso, Sílvio Santos será o único programa de auditório, recebendo a audiência do público que gosta do formato e via o Programa do Gugu no horário. E ainda tem o Pânico e sua muita audiência. Domingo Espetacular não terá vida fácil. Não mesmo.


Essas mudanças podem dar certo e deixar a Record tranqüila em segundo lugar, barrando o crescimento da Eliana e de Sílvio Santos. Mas as chances de acontecer justamente o contrário são maiores, bem maiores.

9 Quebraram tudo:

secreta_sempre disse...

eu nao acho q a record destruiu o domingo dela nao,acho q essa mudança vai ser muito boa o gugu tava começando muito tarde.mais vamos esperar pra ver oq vai acontecer.

Ary disse...

Citando só a parte final do seu texto: "Essas mudanças podem dar certo e deixar a Record tranqüila em segundo lugar, barrando o crescimento da Eliana e de Sílvio Santos. Mas as chances de acontecer justamente o contrário são maiores, bem maiores."

Não sei se vai fazer sol ou se vai chover,o mais provável é quem sabe.

Isso é uma incógnita sem tamanho mas já que podemos dar uma de meteorlogista,vou meter a colher nesse angú e discordar totalmente dessa análise sua.

TUDO É POSSÍVEL: É fato que o programa da Ana Hickmann reservava osmelhores quadros do programa no embate com a Eliana,daí em perder para o Celso. Com o programa mais compactado,perdendo meia hora,alguns quadros que enchem linguíça sairão de cena,e ficarão os que dão melhor audiência. A Ana perdia para o Celso médias de 1 ponto, disputando com o Celso com os piores quadros do programa. Vc certamente está subestimando o poder da Ana Hickmann. Sinceramente não dá pra mensurar o que isso vai dar,mas em tese,aposto em um embate acirrado entre os dois. Sem falar que a Ana Hickmann tem a estréia de um quadro no domingo,sobre casamento,e não dá pra saber no que isso vai dar. Se for bem no ibope e dependendo do horário em que for inserido,pode ajudar muito o Tudo é possível,ou não. Vai dpeender do desempenho. QQ análise nessa altura,é pura torcida organizada.

GUGU: Faz um estilo mais popular,e enfrentará a Eliana que em tese,no começo do programa,sempre vai mal,por ser mais elitizada. Aposto minhas fichas que o GUGU vencerá a Eliana ao menos no começo do programa,e o que vir depois,pode ser uma incógnita. No confronto com o Roda a Roda,GUGU tem grandes chances de deslanchar no ibope,passando uma audiência alta ao Domingo Espetacular. São públicos diferentes,mas acredito que parte desse público permanecerá na Record. É fato que o Domingo Espetacular sempre bomba no período das 20:00 hs até as 20:45,e portanto tem chances de segurar o seu público nesse horário,pois o Fantástico só começa meia hora depois....

DOMINGO ESPETACULAR:... no confronto com o Silvio Santos,aí é que a porca torce o rabo.Realmente,o Domingo Espetacular dividirá público com o Fantástico,enquanto Silvio Santos dividirá com o Pânico. Aí é uma incógnita sem tamanho,difícil de mensurar. Mas realmente,o PSS tem grandes chances de vencer o DE. Agora é esperar pra ver.

Marcos Tony disse...

O 'Domingo Espetacular' vai se queimar no horário. Não vai ganhar e muito menos tirar muito público do 'Fantástico'. O 'Pânico' já tem público cativo e talvez agora obtenha índices ainda melhores, visto que o 'DE' obtinha médias entre 10 e 12 pontos no seu antigo horário, mas concorrendo com 'Fantástico' e 'Pânico', deverá ficar abaixo dos 10, exatamente como o Gugu. Isto ocorrendo, quero só ver o que eles vão fazer. Demitir Gugu e pagar multa rescisória? Gastar a fortuna que gastam com ele e seu programa (criado com a pretensão de ser líder) e ficar em 3º ou até 4º lugar, não dá.

Marcos Tony disse...

Li no Daniel Castro que talvez o 'Programa Sílvio Santos' mude de horário para continuar enfrentando o Gugu. Não seria uma boa ideia. Sílvio no horário em que está pode ser o maior beneficiado com a declinada de Gugu do prime time. Talvez até vença o 'DE'.
Para arruinar a estratégia do Gugu, bastaria tirar o 'Roda Roda' e 'Telesena' daquele horário entre 7 e 7:45 da noite, colocando o Cabrini neste horário.
No 'Zapping', vi que se a estratégia do Gugu não der certo, eles vão mudar de novo. A que horas colocariam o 'pintinho amarelinho'. De madrugada? Ou no lugar do Mion?

andrew macarthy disse...

o GUGU pode até não dar certo,mas o DOMINGO ESPETACULAR não tem como, o jornalismo da Record é muito bom. IMAGINA, É SÓ BOTAR ALGUMAS REPORTAGENS COM TEMAS POLÊMICOS QUE A AUDIENCIA VAI AS ALTURAS.MAIS DO IBOPE QUE O GUGU COM CERTEZA VAI DAR.
E O GUGU VAI IR BEM TAMBÉM.

FOXXavier disse...

Concordo com vc, mas tenho desconfiança se Romance no escuro vai permancer com esses resultados. Bem, de todo o modo, Gugu ganhará do Roda a Roda, se tanto se pede Cabrini no Domingo, essa realmente é a hora de colocar o cara nesse horário, nem que fosse só com uma "edição especial" para testar a audiência, mas para infelicidade da tv, Silvio Santos voltou a mexer como quer na grade da emissora. Domingo Espetacular deve "penar" pra ganhar do PSS nas primeiras semanas e isso pode ser a desgraça total do jornalistico =/ Uma pena, pq o nível que esse programa conseguiu é incrível. Já Ana, não há dúvidas que vai fiascar no Ibope. A Record acabou de matar sua grade, de vez.... Vai salvar Gugu e matar Domingo Espetacular.

Othon Pereira de Noroes disse...

Gugu já era........

Gabriel Borba disse...

Daniel e amigos
Como fiquei um tempo sem ler o blog e estava "atualizando-me", vou me arricar a tecer um comentário sobre o post, às vésperas de ver no que vai dar a audiência.
As mudanças na Record são, sim, um ato desesperado e, acima de tudo, um atestado de incompetência.
Convenhamos que o Gugu foi um fiasco desde a sua estreia e, mesmo quando era puxado pela "A Fazenda" era uma decepção na audiência.
Pois bem, acho que o que temos que discutir é se vale a pena mexer em uma programação inteira de domingo para privilegiar um programa ruim.
Concordo que o maior prejudicado será o Domingo Espetacular, pois acho que já tinha uma audiência "mais ou menos" consolidada e que agora terá que competir com o Fantástico. Para os mais antigos serve uma comparação: é como pegar o Oscar De La Roya que se dava bem nos leves e colocá-lo para lutar com o Tyson. É brincadeira!
Pode ser que dê certo, mas é muito improvável.
O pior é que daqui um tempo podem estar falando que o Gugu "melhorou" muito, quando na verdade, SE mudar alguma coisa será em prejuízo de outros programas que de certa forma cumpriam o seu papel.
Daniel, só um toque "meio-dia e meio" não, "meio-dia e meia". Falou?
Um abraço.

Gabriel Borba disse...

Daniel e amigos
Fiquei um tempo sem ler o blog, e por isso vou arriscar um comentário em cima da hora, uma vez que amanhã já poderemos saber quem está certo (pelo menos no início é claro)
Convenhamos que o Gugu está péssimo, e sempre esteve muito ruim desde a estreia. Mesmo quando recebia a audiência de "A Fazenda" era um fiasco.
No entanto, será que vale a pena mudar a programação do domingo para privilegiar um programa tão ruim?
Os prejudicados com certeza serão os programas que, a seu modo, já cumpriam o papel que lhes era destinado.
Dentre eles o mais prejudicado será, com certeza, o Domingo Espetacular. Para os mais antigos cabe uma comparação: é como pegar o De La Roya, que se dava bem nos Leves e coloca-lo no ringue para lutar com o Tyson. DE versus Fantástico é brincadeira!
Daniel, só um toque: "meio-dia e MEIA". Falou?
Um abraço.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira