domingo, 21 de março de 2010

Público não gosta de Ana Hickman


Sim, eu sei que o título deste post é uma declaração das mais fortes que este blog fez desde sua estréia. Porém, não se pode dizer que seja uma mentira, apesar de eu - enquanto telespectador - considerar Ana Hickman uma boa profissional que tende a crescer conforme ganhar experiência no meio televisivo.

Mas o que se vê ao comparar os números de audiência nos últimos domingos deixa isso claro. Tudo é Possível, da Rede Record, vinha sofrendo derrotas sistemáticas e retumbantes do SBT, seja do Domingo Legal ou do Eliana. De repente, nos últimos dois domingos o programa conseguiu reagir e, ao menos de Eliana, vem conseguindo vitórias significativas e que dão novo fôlego ao dominical.

Já se vê pela internet gritos de apoio a Ana, algumas pessoas completamente sem noção que chegam a considerá-la melhor que a apresentadora do SBT - friso novamente que gosto de Ana, porém, Eliana tem anos-luz a frente dela como apresentadora, o que conta muito - apenas olhando para o resultado final da audiência, sem se aprofundar na análise - talvez por ignorância ou talvez de propósito.

A pergunta simples a se fazer é: por que Ana perde para o Domingo Legal, mas vai bem contra Eliana? A resposta é clara: contra Celso Portiolli a direção do programa coloca as atrações de palco, em que exige-se da apresentadora, enquanto contra Eliana, a Record utiliza artifícios em que a apresentadora não aparece como as pegadinhas e, mais recentemente Troca de Família.

Jogar o programa Troca de Família para os domingos foi uma tacada de mestre da cúpula da emissora, porém, lançar como um quadro do Tudo é Possível claramente teve um objetivo, alavancar a preocupante média do programa que sempre perdia - e feio - para o SBT. O resultado deu certo, porém, toda ação gera uma reação e esta ação da Record veio para mostrar que o público de domingo não gosta de Ana Hickman.

Ora, se enquanto a apresentadora está diante das câmeras, seja entrevistando, seja apresentando, seja em seus quadros, o programa fiasca na audiência sempre girando entre os 5 e os 7 pontos, e quando entram no ar as pegadinhas e o Troca de Família, deixando Ana sem aparecer por mais de uma hora no vídeo, o programa deslancha conseguindo picos de liderança, está evidente que o problema está na apresentadora, não?

Comemorar a audiência do Tudo é Possível certamente é válido, afinal, o programa vem conseguindo deixar a emissora na vice-liderança e isso é importante, o que não se pode é fazer uma avaliação errônea e dar os méritos a quem não merece. Na verdade, esta estratégia da Record serviu para mostrar o erro na programação. Tudo é Possível já devia ter saído da Grade dominical da Record e dar lugar a outros programas que têm potencial para segurar a vice-liderança durante toda a tarde, porque enquanto a Ana aparece, o SBT continua vencendo.


29 Quebraram tudo:

Cleyton Silva disse...

adorei esse texto, e concordo com vc, só ñ gosto dela, ñ sabe apresentar...

Anônimo disse...

É UMA INJUSTIÇA DIZER QUE O "PÚBLICO" NÃO GOSTA DA ANA. ELA CHEGOU ATÉ ONDE ESTÁ, POIS É SIMPÁTICA, SIMPLES E VERDADEIRA. NÃO É FALSA, COMO A APRESENTADORA DO SBT. O CELSO PORTIOLLI DÁ PICOS E PRIMEIRO LUGAR NA AUDIÊNCIA COM QUADROS QUE ELE TAMBÉM NÃO APARECE, COMO OS VÍDEOS DA INTERNET. EU TENHO PENA DE PESSOAS COMO VOCÊ QUE TEM FRUSTRAÇÃO POR NÃO ESTAR EM UMA EMISSORA DE TV E, INFELIZMENTE, TRABALHAR EM UM JORNALECO DE BAIRRO. CRESÇA, APRENDA E ESTUDE PARA PODER ANALISAR E COMENTAR SOBRE PROGRAMAÇÃO DE TV, UMA ÁREA ONDE TODOS SABEM DAR PALPITES, MAS POUCOS SABEM FAZÊ-LA.
OUTRA COISA: EM PEREIRA BARRETO, O IBOPE NEM É MEDIDO...

On TV disse...

sinceramente, não concordo com o texto, é tendencioso... desde o começo do ano (sem o troca de familia) ana vem arrasando com a cara da eliana, claro, a eliana é melhor apresentadora, mas a ana tem carisma, e isso é incontestável... e dizer que ana ganha da eliana só pq coloca as pegadinhas? faça-me o favor, até com o jogo da afinadade ana mete surra


GO GO ANINHA *----*

Cleyton Silva disse...

poxa, só pq o cara disse uma coisa que é verdade, pessoas de lugares que nem deve tá no mapa, já começam a se doer...

desculpa querido, ñ tenho nada a ver com o site, mas to no 6. período de comunicação social em rádio e tv, na universidade federal de pernambuco, e acho que de tv eu entendo um pouco, a eliana, mesmo na sua visão, sendo falsa, sabe levar um programa muito melhor que a nossa amiga girafa. Melhor, qual o conteúdo que tem no tudo é possivel, pessoas seminuas pintadas? a, esqueci, as pegadinhas que são um exemplo em educação. O problema aqui que está sendo falado é o da ana ñ apresentar, de fato, o programa, veja quanto tempo ela aparece no vídeo. o celso tem um programa ao vivo, e pode-se perceber que ele trabalha + que a pseudo-apresentadora, que pra gravar um programa de 4 horas demora 8. a eliana querido, tem conteúdo - mesmo as pessoas preferindo ver o the best da apresentadora que nem apresenta - além de quadros de puro entreterimento.

e o kiko s em pereira barreto ñ tem ibope, mas na média brasil, ñ é a record que fica na vice-liderança nas tardes de domingo.

@tvxtv disse...

José

Sim, em Pereira Barreto não tem medição do Ibope. A você eu tenho uma pergunta:

Na sua casa tem medição do Ibope?

Anônimo disse...

TV X TV
NA MINHA CASA NÃO TEM MEDIÇÃO DE IBOPE, POR ISSO NÃO FICO PALPITANDO E NEM ANALISANDO SOBRE TV SEM MESMO NUNCA TER PISADO EM UMA EMISSORA.
TENHO PENA DE VOCÊS QUE SÃO MEROS AMADORES FALANDO DE COISA SÉRIA, ANALISANDO O TRABALHO SÉRIO DE MUITOS PROFISSIONAIS. ISSO PRA MIM É PURA INVEJA E VONTADE DE TRABALHAR EM UMA EMISSORA DE TV, MAS PELO VISTO VOCÊS JÁ ESTÃO COMEÇANDO ERRADO...
É FÁCIL FALAR SOBRE TV SEM SABER ANALISAR OS NÚMEROS.

Anônimo disse...

TV X TV
A TEORIA DE VOCÊS DE QUE A ANA HICKMANN NÃO DÁ AUDIÊNCIA, HOJE FOI POR ÁGUA ABAIXO...
EM VÁRIOS MOMENTOS ELA VENCEU DO CELSO PORTIOLLI.
HOJE, POR EXEMPLO, DAS 13:30 ÀS 14:56 H,
O TUDO É POSSÍVEL, COM A ANA HICKMANN APARECENDO E APRESENTANDO, GANHOU DE 8 A 7 !!
O TUDO É POSSIVEL PERDEU SÓ PARA OS VÍDEOS DA INTERNET, QUE O CELSO PORTIOLLI TAMBÉM NÃO APARECE !!

Anônimo disse...

CLEYTON
É UMA PENA QUE VOCÊ ESTÁ TÃO LONGE...
EM RECIFE, A AUDIÊNCIA DA RECORD É BEM MAIOR QUE A DO SBT E VOCÊ SABE DISSO.
ACHO MELHOR VOCÊ ESTUDAR MAIS UM POUCO...
PRIMEIRO SE FORME EM RÁDIO E TV, VÁ PARA SÃO PAULO OU RIO DE JANEIRO TENTAR UM EMPREGO EM UMA EMISSORA DE TV, DEPOIS SE META A BESTA !
NO MOMENTO VOCÊ TEM QUE FICAR CALADO !!

@tvxtv disse...

José.

Novamente vc está equivocado em VÁRIOS pontos.

1 - Eu sou jornalista. Vc acha mesmo que eu nunca pisei em uma emissora?

2 - Não, não tenho vontade de trabalhar em TV, amo trabalhar com jornal escrito.

3 - Não, a Ana NÃO venceu o Celso das 13h30 as 14h56. Durante este tempo ela venceu UM POUCO e não esse tempo todo.

4 - O Celso VENCEU a Ana NO CONFRONTO INTEIRO, com diferença de MAIS de um ponto 7,7 a 6,5. Me explica então como ele perdeu por 1h30 e venceu no confronto direto?

E, outro ponto importante. Se vc não gosta do que "mero amador" escreve, por que você lê?

Anônimo disse...

PREZADO JORNALISTA
(EU TAMBÉM SOU)
NESSE PERÍODO, A RECORD (TUDO É POSSÍVEL COM ANA HICKMANN)VENCEU COM ESSES NÚMEROS SIM.
EU TENHO ACESSO A ELES, COISA QUE VOCÊ NÃO TEM... O DOMINGO LEGAL PERDEU NESSE PERÍODO, MAS GANHOU COM OS VÍDEOS DA INTERNET (QUE ELE TAMBÉM NÃO APARECE NO VÍDEO) - VENCEU ATÉ A GLOBO EM ALGUNS MOMENTOS. A ANA COMEÇOU A GANHAR EM CIMA DA PISCINA DE AMIDO, MATÉRIA COM DAVID BRAZILE MAÍRA EM GOIÁS E CONSTRUINDO UM SONHO...

COM CERTEZA VOCÊ DEVE TER PISADO EM ALGUMA EMISSORA NA SUA VIDA SIM, PORÉM NUNCA TRABALHOU... QUALQUER PESSOA PODE TER PISADO EM UMA EMISSORA, ATÉ O POVO QUE VAI ASSISTIR AOS PROGRAMAS DE AUDITÓRIO... EU ME EXPRESSEI MAL...

SE QUER SER UM JORNALISTA DE CREDIBILIDADE EM UM JORNAL ESCRITO, ESTUDE UM POUCO MAIS E PARE DE ESCREVER FUTILIDADES.

INFELIZMENTE EU SOUBE DA SUA EXISTÊNCIA SÓ HOJE E SÓ LI PORQUE ACHEI A NOTA UM ABSURDO...

Cleyton Silva disse...

poxa jose, devo estar muito errado mesmo, nossa, aqui a record dá + audiencia que no brasil todo.
ok, acredito tá.

só + 1 coisa, o que que tu faz hein? como vc mesmo disse, tv é pra quem entende. Desculpe-me se estar a 2 períodos de o término de um curso que é reconhecido como o melhor do norte/nordeste, na 6. melhor universidade federal do país é pouca coisa. Espero que vc consiga ao menos terminar o ensino médio, se é que ainda estuda né.

ñ preciso ir pra sp ou rj pra poder trabalhar, mercado aqui é o que ñ falta, e detalhe, se eu, estudante da area devo ficar calado imagina vc né, ah, esqueci que vc é o sabe tudo.

abraço, te amo josé.

e se quiser ter algumas aulinhas, meu msn é esse: mano.el.28@hotmail.com, te mando alguns
informes sobre a tv pernambucana.

Anônimo disse...

CLEYTON
DESCULPE, EU TENHO CERTEZA QUE VOCÊ SERÁ UM GRANDE PROFISSIONAL DE TV !
SE FORME PRIMEIRO ! AINDA FALTAM 2 PERÍODOS...

ABRAÇO,
JOSÉ

@tvxtv disse...

José

A sua profissão não faz diferença pra mim, afinal eu não te questionei enquanto profissional.

Ah é? Vc assina o Ibope? Fala o valor aí e o contato direto com a pessoa responsável pela assinatura. Porque os números que vc tá passando não são reais.

Televisão é futilidade para você, ao contrário, muita gente gosta, existe um jornalismo sério e aprofundado sobre o assunto. Além do que, quem te disse que eu preciso estudar mais? Você me conhece para saber minha formação?

Cara, na boa, não vou mais discutir com você que nitidamente é um fanático pela Record e não enxerga um palmo na frente do nariz.

Anônimo disse...

PREZADO DANIEL
UM BOM JORNALISTA TEM QUE SER IMPARCIAL, COISA QUE VOCÊ NÃO É.
É TÃO AMADOR QUE ACHA QUE IBOPE É ASSIM... "FALA O VALOR AÍ E O CONTATO DIRETO COM A PESSOA RESPONSÁVEL PELA ASSINATURA..."
LAMENTÁVEL A SUA ATITUDE... COMPLETAMENTE ANTI-PROFISSIONAL... O ACESSO AO IBOPE NÃO É PARA QUALQUER UM.
QUANTO AO HORÁRIO QUE LHE PASSEI, OS DADOS ESTÃO CORRETOS. AMANHÃ VOCÊ VERÁ NAS PRINCIPAIS COLUNAS QUE ESCREVEM SOBRE TV, AFINAL TV PARA MIM NÃO É FUTILIDADE, E SIM UM TRABALHO, POIS ESTOU DENTRO DE UMA...
NÃO EXISTE FANATISMO PELA RECORD DA MINHA PARTE, MAS SIM UM FANATISMO PELO SBT DA SUA... O QUE NA SUA POSIÇÃO É COMPLETAMENTE PARCIAL.
NUMA MATÉRIA COMO ESSA QUE ESCREVEU HOJE, VOCÊ PODE SER PROCESSADO POR CALÚNIA E DIFAMAÇÃO PELA RECORD E PELO EMPRESÁRIO DA ARTISTA QUE VOCÊ DIFAMOU.

COMO VOCÊ QUER SER UM GRANDE JORNALISTA PARA ESCREVER PARA JORNAIS, APRENDA
OUTRA COISA: UM RAPAZ DE 26 ANOS NÃO PODE MESMO QUERER DISCUTIR COMIGO SOBRE "FORMAÇÃO". AINDA É MUITO CEDO PRA VOCÊ.
NÃO ENTENDO COMO SE JULGA UM GRANDE CONHECEDOR DE TV, SENDO QUE NUNCA TRABALHOU NO MEIO.
REALMENTE, NÃO EXISTE DISCUSSÃO ENTRE NÓS, AFINAL ESTÁ PERDENDO O SEU TEMPO.
VOCÊ É UM GRANDE COLUNISTA DE UM BLOG E DO JORNAL MAIS LIDO DE PEREIRA BARRETO.
PARABÉNS !

@tvxtv disse...

Ta explicado. Não creio que eu perdi meu tempo. Funcionário da Record. IP da Record. Coisa feia isso.

Anônimo disse...

IP DA RECORD ?? O QUE É ISSO ?

Unknown disse...

Os Recordistas são tão bobinhos.. nunca assumem quando perdem.. kkkkkkkkk

Emissora de terceira


Ajr

Rogercg disse...

Faz assim Jose diz pro teu chefe que todo mundo sabe que tu é da record.

Esse post fala o que qualquer pessoa que não é fanática pela record ou não tem cerebro de ameba pensa #dormecomessa

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

ROGERCG
NÃO LHE INTERESSA DE ONDE EU SOU. NEM LHE CONHEÇO.
CÉREBRO DE AMEBA TEM AS PESSOAS QUE SÃO FANÁTICAS PELO SBT... TENHO PENA DE VOCÊ.

Douglas Henrique de Aguiar Almeida disse...

Concordo com tudo. Eliana traz conteúdo para o programa, trabalha, durante as 4 horas do programa, se esforça muito mais pra trazer um programa de qualidade, do que a Ana Hickmann que nem ajudar na produção do programa, ajuda. A Ana Hickmann nao tem a menor competencia pra ficar nos domingos, a prova e que a record, colocou outras coisas pra tapar a cara dela, frente a Eliana.

Danilo disse...

Eu concordo com o texto. Mas acho que quando a Ana estava no Hojem em Dia, ela tinha aprovação do público, o problema é que o Tudo é Possível é meio pastelão... do povo, e todos estavam mais acostumados com uma Ana mais sofisticada... sem contar que o programa era da Eliana, talvez tenha causado certa estranheza a mudança, ainda mais pela Ana não se encaixar no perfil de apresentadora de um programa como o Tudo é Possível.

E gente, CAPS LOCK desligada, por favor né, aqui não é feira.

Daivison Tavares disse...

Pelo amor de Deus,alguns comentários são de um fanatismo exagerado.Como tem gente que defende a Record?Uma emissora que nem respeita seus funcionários e muito menos seus telespectadores quando muda de horário seus programas e faz com que eles passeiem por quase todos os horários da grade.Sobre a Ana que é o centro do texto,eu simplesmente posso dizer que ela não é ruim,mas não é perfeita.No Hoje em Dia ela se saia melhor pelo simples fato de sentir amparada pelos seus companheiros de programa,mas no programa dominical vamos combinar que ela não passa segurança alguma e que a impressão que fica é que ela nem sabe o que vai ser apresentado.Sim e antes que digam que eu sou fanático pelo SBT,eu vou logo dizendo que não.

Domingos Santiago disse...

Incorporar o "Troca de Família" ao "Tudo é Posspivel", foi uma ótima sacada da Record.

O Reality (se pudermos considerá-lo assim) é diferente de todos já apresentados na tv brasileira.
É inteligente por mostrar valores familiares e culturais diferentes.
Acredito que muitas famílias se identificam com o "Troca de Família".

O "Tudo é Possível" perdia audiência, e a Record revidou com esta tática esperta e inteligente.

As concorrentes precisam ser ainda mais inteligentes para revidar.

Quanto à Ana Hickman, ela é linda, fantástica - mas nunca assisti o "Tudo a Ver" e nunca pretendo assistir o "Tudo é Possível"... Portanto, não posso achar nada, além de bela.

Gabriel Borba disse...

Daniel e amigos do blog
Não quero parecer budista (procurando o caminho do meio), tampouco bombeiro, mas acho que todos têm razão, e todos estão errados.
Daniel, como tu mesmo disseste no começo do post, esta declaração é das mais fortes e, me desculpe a sinceridade, das mais inconsistentes que já fizeste aqui no blog. Tua interpretação dos números do Ibope foi muito superficial, para não dizer simplória: não podes simplesmente dizer que o "público não gosta da Ana" somente porque os quadros em que ela não aparece dão mais audiência. Há muitos outros fatores a considerar, como por exemplo a chatice que são os quadros em que ela aparece (a maioria iguais ao do programa da Eliana - porém mal produzidos), independente da sua apresentação (que até é falha em alguns momentos - parece narração de bingo - mas nada que comprometa o programa). Ou seja, o problema é que o programa é ruim. Ponto. Escrevi outro dia no meu blog (www.bielborba.blogspot.com) sobre os clones de domingo, referindo-me aos programas da Eliana, da Ana, do Celso e do Gugu, que às vezes parecem irmãos gêmeos separados no nascimento. Sinceramente há momentos em que dá vergonha de estar ali na frente da TV assistindo tanta besteira.
Não podemos confundir a pobreza dos programas com a ineficiência de seus apresentadores. A Ana Hickmann NÃO é uma apresentadora com "cancha" para um domingo, mas daí tu dizeres que o público não gosta dela há um longo caminho. Tens que tomar cuidado com isso, ou vais fazer como o Casagrande, e comentar coisas do tipo "o jogador pensou isso, ou ele viu aquilo, ou sentiu tal coisa." A menos que seja sensitivo (desculpe a brincadeira).
Jose, respeito tuas opiniões, embora não concorde com a maneira que as expressaste (nem pela linguagem nem pelo uso do CAPS - que na internet é considerado, na maior parte das vezes, como falta de cortesia, para não dizer educação). Tua opinião é interessante, mas devido a maneira agressiva que a expuseste perdeu o brilho. Tu como jornalista deve saber que o mais importante, às vezes, é COMO se diz e não O QUE se diz. Espero que nos encontremos mais vezes por aqui, pois achei teu raciocínio muito bom, e é ótimo que o nível dos comentaristas do blog seja cada vez mais alto. Ah, não sou jornalista, e espero que isso não impeça que eventualmente possamos "conversar" aqui pelo blog, ou por msn eventualmente (arcanjogabrielborba@hotmail.com).
Danilo, concordo contigo. A mudança de programa foi muito ruim para a Ana Hickmann, ainda mais assumindo outro sem mudanças significativas e sem ninguém para servir de suporte a ela (como sempre teve em todos os programas que apresentou anteriormente). Quando ela faz os "merchans" eu fico sempre esperando o "... Brito".
Daivison, um abraço. Gostei da síntese: "ela não é ruim, mas não é perfeita." Vamos manter o nível lá em cima amigo.
Na minha opinião o maior erro foi da emissora, que tentou usar o carisma da Ana (que é inegável) para preencher uma lacuna enorme que se formou com a saída da Eliana. Deveriam, no meu entender, ter tirado o programa do ar e lançado outro, para evitar as comparações. Temos que levar em conta isso para analisarmos o trabalho de QUALQUER apresentador.
Um abraço a todos.

Anônimo disse...

Gabriel, gostei de você.
É um excelente "advogado".
Consegue botar ordem na casa.

Um grande abraço,
Jose

word disse...

Gabriel Borba \oooooooooooooo/
isso aee XD

Elefante terrorista disse...

A Ana Não tem nem um pingo de carisma, comparar ela com a Eliana é o mesmo que comparar o carimas do Lula com o do José Serra...

REcord perdeu muito em deixar a Eliana Ir..

VAI SBT..

História e Conspiração disse...

tambem concordo ela e muito alta e nao tem carisma deixa ate seus convidados constrangidos com seu girrafismo

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira