quarta-feira, 3 de março de 2010

Paloma Duarte: "Parei de assistir as novelas da Globo desde que saí dela


Um jornalista que se preze deve entrevistar. Essa frase é antiga, muito antiga, e todo estudante de Comunicação Social aprende logo nos primeiros dias de aula. E aprende mais, aprende-se a importância da entrevista e do entrevistado.


Como jornalista já fiz entrevistas algumas vezes. Umas satisfatórias, outras nem tanto. Algumas prazeroas, outras odiosas. Com Lauro César Muniz tive o prazer de falar com um mito da teledramaturgia, me senti fascinado com a oportunidade de fazer perguntas para alguém que entende tanto e tem muitas coisas a falar - como ele o fez, com muita simpatia, diga-se.

Mas que todos os meus entrevistados até hoje me perdoem, não sei quantificar o tamanho da minha honra nesta entrevista que se segue. Conseguir uma entrevista com aquela que eu teço elogios desde Abril de 2009 foi minha principal conquista pessoal na minha área profissional, conseguem entender?

Fiquei aturdido e até demorei para conseguir pensar nas perguntas quando obtive a confirmação dela, por isso a entrevista atrasou um pouco, mesmo assim, espero que, como eu, vocês gostem de ler o que a melhor atriz de 2009 e deste começo de ano tem a falar. Com vocês, Paloma Duarte.

TVxTV: Obrigado Paloma por concordar a nos conceder essa entrevista. Tenho certeza que os leitores do blog e seus fãs irão gostar muito.
Paloma: O prazer é todo meu.Fico muito feliz e grata com a atenção e o carinho dispensados à novela.

TVxTV: Fernanda Lira é um marco em sua carreira. Você vem sendo citada em sites e blogs por sua atuação na novela Poder Paralelo. Isso é um marco na TV, afinal você tem uma personagem que está dando o que falar e fora da Globo. Qual a sensação de conseguir tamanha visibilidade e até concorrer e vencer prêmios por atuação, estando fora da Globo?
Paloma: É ótima.A abertura de mercado com a Record é fundamental para a saúde do mercado.Um pouco de concorrência se fazia necessária há algum tempo.O Brasil é um país privilegiadíssimo em sua arte e seus executores.Fico feliz em pensar que hoje há mais espaço para abrigar tantos talentos.

TVxTV: Falando em Globo. Você tem boa parte de sua carreira construída lá. O que te levou fundamentalmente trocar uma das maiores produtoras de novela do mundo, por uma que estava apenas engatinhando neste segmento?
Paloma: Justamente o fato de uma delas estar engatinhando.Sou cria, filha da TV brasileira.Não me encaixo na categoria de atrizes autorais...Minhas personagens sempre vieram me buscar.Senti que na Record meu trabalho faria, realmente, diferença...A Globo, onde sempre fui muito feliz, já tem seu banco de atores, sua grade estabelecida...A Record é um desafio.Além do excelente salário, é claro.

TVxTV: A grande crítica da mídia em relação a Globo e sua carreira é que lá, você não conseguia papéis de destaque, o que ocorre na Record. Você se sentia bloqueada na Globo por não ter a chance de mostrar esse impressionante talento que você vem demonstrando?
Paloma:Obrigada pelo elogio. A resposta é não. Sempre desfrutei de outros sabores enquanto estive lá.Me acostumei cedo com o fato de não ser a protagonista, mas sempre tive ótimos personagens, foi uma bela relação... Nunca foi essa a minha preocupação. Televisão é um veículo singular...Não é só a personagem que te prende, é o ambiente...Todo dia é uma batalha específica.Como passar por tal cena?Como disponibilizar seu organismo à 20 cenas totalmente diferentes em um tempo tão curto?Como manter sua emoção quando alguém dentro do estúdio grita:GOL!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Sei que muitos atores se sentiriam ofendidos, mas tenho que reconhecer que esse universo me fascina.

TVxTV: Certamente ser neta de Lima Duarte em algum momento chamou a atenção. Foi mais difícil ou mais fácil ser uma Duarte para conseguir vencer na carreira de atriz?
Paloma: As duas coisas.É sempre proporcional.Abre portas e gera expectativas.

TVxTV: Você precisou fazer testes para trabalhar em alguma novela? Se precisou, já foi reprovada? Lembra-se de quais novelas eram?
Paloma: Fiz vários testes, não só para novelas.Comecei em TV fazendo um teste para o Armação Ilimitada, depois fiz outro para o seriado O Grande Pai(SBT)....E assim vai, filmes, peças...Não me incomoda o conceito, acho lícito que os diretores queiram ouvir antes de bater o martelo.

TVxTV: Você é muito auto-crítica? Concorda com o Blog de que Paloma Duarte foi a melhor atriz do Brasil em 2009?
Paloma: Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Fico muito honrada, mas teria que ser uma pessoa sem parâmetro nenhum para acreditar nisso.Grandes atrizes estiveram em cena esse ano...Mas fico muito feliz com o reconhecimento de um trabalho tão único, como cabe sempre a um Lauro Cesar Muniz.

TVxTV: Qual foi o seu personagem mais difícil de interpretar na Rede Globo? Por que?
Paloma: Vilma, de Pecado Capital.Minha mãe fez esse personagem na versão original!Quando o Wolf me deu o papel tremi na base.

TVxTV: Todos consideram você a maior estrela da dramaturgia da Rede Record. É muito difícil lidar com isso?
Paloma: Não.

TVxTV: Como você decide se vai aceitar ou não um personagem quando é convidada a participar de uma novela?
Paloma: Autor em primeiro lugar.Direção e equipe.Em TV você não tem como estar sempre fazendo o papel dos seus sonhos.Como disse, há que se amar o veículo.Muitas coisas pesam....é muito tempo de trabalho!

TVxTV: Já ocorreu de você recusar algum papel e, depois, ao assistir a novela, se arrepender? E aceitar e acabar se arrependendo porque os rumos da personagem não te agradaram?
Paloma: Não.

TVxTV: Como é sua relação com os fãs e com os paparazos?
Paloma: Tranquila.

TVxTV: Lauro César Muniz disse que considera você a melhor atriz de sua geração. Qual a sensação de ouvir isto de um mito entre os autores de novela?
Paloma:É a melhor do mundo,né? Lauro é brilhante.O texto dele encaixa na boca de um jeito que assusta. É um autor arrojado, contra acomodações, complexo, vasto. Estar em uma obra escrita por ele é como viver num parque de diversão.Uma montanha russa sem fim, o maior looping que já experenciei.

TVxTV: O elenco de Poder Paralelo se sentiu, de alguma forma, boicotado com tamanhas mudanças de horário que a Rede Record promoveu na novela? Você sentia alguma tensão por conta disso?
Paloma: Passamos por isso em Cidadão Brasileiro, é lamentável.Acredito que a grade da emissora vá se fixar a partir de agora.É uma situação delicada...A Record está se estabelecendo no mercado, faltam algumas compreensões, mas nós trabalhamos todos os dias em prol desse aprimoramento.Tenho absoluta confiança na condução desse processo.

TVxTV: Você consegue tempo para assistir Poder Paralelo?
Paloma: Quando não assisto gravo.

TVxTV: Vê alguma outra novela? Se vê, quem você destacaria como ator ou atriz que esteja no ar atualmente?
Paloma: Parei de assistir Globo dede que saí de lá...assisto,vez ou outra, Bela.Amo o trabalho de Bruno Ferrari, vejo um ator crescendo constantemente, se arriscando.

A 2ª e última parte desta deliciosa entrevista, amanhã, aqui no blog.

12 Quebraram tudo:

Alinne Silva disse...

Que linda. Adoro a Paloma, desde a Globo. Linda mesmo.
Parabéns por conseguir essa entrevista.

Anderson disse...

Caraca!!!

Paloma Duarte cara? Parabéns pela entrevista!

JoãoG® disse...

Já sabia xD (h)
ueuheueue

Agora que formatação cabulosa foi essa em Daniel??
Não me mate de vergonha fi!

JoãoG® disse...

Formatação corrigida!

Gabriel Borba disse...

Daniel
Parabéns pela entrevista.
Achei estranho tu dizeres que demorou a formular perguntas, já que todos os que seguem teu blog sabem que precisas de um babador gigante quando se fala em Paloma Duarte.
Não concordo com muitos dos elogios que fazes a ela, mas não vamos entrar nesta seara senão ficas nervoso.
De qualquer forma, a entrevista foi boa, mas espero que a segunda parte seja mais profunda.
Só um toque: o plural de paparazzo (se escreve com dois Zs) é paparazzi, já que nos acostumamos a usar o termo em seu idioma de origem.
Um abraço.

Gabriel Borba disse...

P.S: Legal teres alterado o formato dos títulos dos posts, pois da maneira que estavam não aparecem nas Listas de Leitura.

natasha disse...

parabéns pela entrevista adorei!!

Aline disse...

Parabens pela entrevista!
sou fã dela!

Unknown disse...

Linda, talentosa e atenciosa :)

Paulo Jr. disse...

Infelizmente, uma novela do porte de Poder Paralelo, passar tão tarde e ainda por cima ser esticada... qual é o problema da Record? É doida?

Mih & Igor disse...

Porque vc não fais mais novela adoro vc to sentindo sua falta

Mih & Igor disse...

porque vc não esta mais fazendo novelas

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira