sábado, 27 de fevereiro de 2010


Confira agora a 2ª parte da entrevista que Lauro César Muniz concedeu ao blog com exclusividade.

TVxTV: O Blog elegeu recentemente a atriz Paloma Duarte como a melhor de 2009 e para você qual o grande destaque do elenco de Poder Paralelo?

Lauro: Paloma Duarte é a melhor atriz de sua geração! Um monumento de sensibilidade e emoção! Tem beleza, sensualidade, inteligência, garra, uma grande profissional. Feliz a emissora de televisão que tem uma atriz deste nível! Quero trabalhar com ela o resto de minha vida. Se depender de mim ela vai envelhecer trabalhando comigo... (rsrsrs)

TVxTV: Você já trabalhou com grandes nomes da TV brasileira como Fernanda Montenegro em Zazá, mas há algum nome que você não tenha trabalhado e que gostaria muito de contar em algum trabalho?

Lauro: Eu adoraria fazer uma novela com o Fagundes. Fiz teatro e cinema com ele, nunca televisão! No teatro ele fez magistralmente uma peça de minha autoria “Sinal de Vida”. No cinema o filme do João Batista de Andrade, “A Próxima Vítima” onde eu fui roteirista. Será que ele está disposto a trabalhar comigo na Record?

TVxTV: Como funciona a pressão por números de audiência para um autor de novela? Você acompanha o Ibope de Poder Paralelo em tempo real?

Lauro: Acompanho às vezes, sem muita assiduidade. Mas quando o capítulo termina eu sempre quero saber a média do dia. Ficar de olho nos números enquanto a novela está no ar é mortificante, mas é um bom exercício de aprendizado...

TVxTV: É mito ou um autor negocia realmente os principais papéis de sua novela diretamente com os atores e atrizes? Você convidou pessoalmente alguém para participar de Poder Paralelo?

Lauro: Eu queria desde sempre o Gabriel e a Paloma na novela. E acertei em cheio em bater o pé firme para ter Miriam Freeland no papel da Lìgia e Adriana Garambone na Maura.

TVxTV: Enquanto autor, como é sua relação com os atores enquanto a novela está no ar?

Lauro: Em geral é muito boa! Adoro o casal Paloma-Gabriel (serei o padrinho do casamento deles, nada mais justo) : na vida real eles falam coisas que depois lêem nos meus capítulos... (assim me contaram...)

TVxTV: A Record recentemente produziu temporadas de Os Mutantes, de Tiago Santiago. Poder Paralelo pelo ritmo alucinante e com tantos personagens complexos, têm o perfil para muitos capítulos ainda. Você já pensou em fazer novas temporadas ou transformar em série?

Lauro: Não! Poder Paralelo termina definitivamente no dia 2 de março. Cansei de dar tantos tiros.

TVxTV: É opinião quase unânime de que, Nina é uma personagem muito sofrida, a típica mocinha que sofre do início ao fim. Ela é uma personagem difícil de se escrever se pensando na linda história de amor dela com o Pedro?


Lauro: Muito difícil. Mas é uma história que colou desde o primeiro momento. Não sou muito afeito a melodramas, mas essa história da Nina e do Pedro me pegou...

TVxTV: O grande diferencial de Poder Paralelo está, talvez, nos diálogos. Nunca se vê diálogos rasos e/ou sem importância. Como você consegue colocar apenas cenas importantes e com diálogos fortes num capítulo de quase uma hora?

Lauro: Escrevo esses diálogos com muita velocidade e sem meditar muito. Não há tempo. Acho que o diálogo é parte inerente de meu universo. Escrevo muito mais facilmente um diálogo do que essas mal traçadas linhas aqui...

TVxTV: Fernanda Lira é atriz na novela. Gravando cenas da novela, a personagem sempre faz críticas ao autor em virtude das cenas. Ela já criticou o fato do autor usar clichês e de colocar personagens para falarem sozinhos. O que você pensa de autores que utilizam-se dessas “licenças poéticas” em seus textos?

Lauro: Eu disse uma vez a um mau autor: “licença poética” é pretexto de quem não tem recursos para buscar soluções reais. Ele discordou de mim... rsrsrs

TVxTV: Atualmente você vê alguma novela fora da Record?

Lauro: Vejo trechos. Me interessei muito por Tempos Modernos por ser do Bosco Brasil um autor que admiro muito.

TVxTV: No livro, Honra ou Vendetta, Tony termina com Lígia. O público quer que ele termine com Fernanda e você já decidiu o destino do protagonista?

Lauro: No livro do Sílvio não existe a Fernanda Lira. Já decidi com quem Tony passara seus dias felizes para o resto da vida, além da última cena. Criei uma estrutura para a cena que tanto pode ser para Lígia como para Fernanda. A cena será gravada com as duas atrizes para esconder este gancho do público. Mas a minha decisão já está tomada. Ela é a que me foi ditada pela minha lógica a consciência.


TVxTV: Após muitos anos com os mesmos autores, as emissoras vêm renovando, a Record criou um concurso de autores e a Globo atualmente aposta em nomes menos consagrados em dois horários – as 6 e as 7. Você acha que a renovação vem trazendo bons nomes ou as novelas realmente passam por uma crise de criatividade?

Lauro: A renovação trouxe a grata presença do João Emanuel Carneiro. Mas outros nomes ainda não me empolgam. Estou na expectativa do trabalho do Bosco. Começou com grandes dificuldades, mas ele é um escritor de verdade. Vai encontrar o caminho... Prefiro o erro inicial do Bosco ao acerto de outros.

Amanhã o Blog publica a terceira e última parte da sensacional entrevista com Lauro César Muniz

5 Quebraram tudo:

Unknown disse...

a preferencia do autor pela paloma /fernanda foi gritante em toda a novela. aqui ele confessou sua paixao pela paloma. grande atriz é a miriam que mesmo boicotada pelo autor conseguiu cativar o publico e angariar muitos fãs. ta na cara que a fernanda vai terminar com o tony. é a preferncia pessoal de LCM. ele escreveu a novela pra si mesmo? nas enquetes da record deu ligia como preferencia do publico.novela do LCM, com paloma duarte, não assisto mais, pois já sei o final.sempre paloma, paloma a novela inteira. a novela só pra ela. os atores deveriam recusar trabalhar com esse autor, pois é um autor de uma atriz só: paloma duarte.

Anônimo disse...

Senhores,
gostei da parte do público preferir a Fernanda. Gostaria muito que o autor deste blog me esclarecesse algo: que público? em todos os sites, blogs, enquetes, comunidades do orkut, pesquisas de opinião nas ruas... na Itália, na Grécia, em Portugal onde estou... só dá Lígia! Perdão pela expressão, mas que raio de maioria de público é que passou pela cabeça do autor deste blog que prefere a Fernanda?

é com cada uma para manipular incautos...

@tvxtv disse...

Magdalia você está enganada.

O Terra fez uma enquete e quem venceu foi a Fernanda. O UOL também fez, e venceu a Fernanda. A lígia venceu, como o blog noticiou, na enquete realizada pelo R7.

E, só a título de curiosidade: com qual objetivo eu iria querer "manipular" incautos?

Anônimo disse...

A maioria do público pressupõe-se que seja quem vê a novela, n? E esses que votaram nas enquetes que o senhor citou, n votaram nas duas oficiais pq? Uma é aquela que já ganhámos, e a outra a que estamos a ganhar com cinco pontos percentuais de vantagem. Grande maioria que gosta da Fernanda:
http://entretenimento.r7.com/moda-e-beleza/votacao/poder-paralelo-fernanda-ou-ligia-quem-e-mais-bonita-e-charmosa-para-tony-castellamare-.html

Estas são as oficiais, este é o público que assiste à novela. Fora que se escrever no google personagem mais amado de poder paralelo, vai obter alguma coisa, mas não é Fernanda...

Pesquisas de opinião fazem-se com sondagens, amostras. Vão ao Orkut e vejam quantas comunidades existem, com perfis muito diferentes e sem número de membros repetidos, com o nome de «odeio ou não suporto a Fernanda Lira. A grande maioria do público prefere a Lígia. A tititi nas novelas disse que muitas das pessoas que escrevem comentários a favor da Fernanda são comentários repetidos, vindos da mesma pessoa que só muda o seu nome. Vê-se pelo ip...

Ora as fãs da Lígia não precisam de recorrer a esse expediente, somos muitas!

E desculpe pelo 'manipular', mas realmente é o que parece em muitos locais. Gostar da atriz Paloma Duarte não leva a que as pessoas camuflem a realidade objectiva - as audiências caíram com esse envolvimento absurdo do Tony e da Fernanda, o público quer Tony e Lígia.

@tvxtv disse...

Magdalia

Obrigado por participar do blog e comentar, mas sinto ver que você continua enganada. O público que vê Poder Paralelo não é necessariamente o mesmo que acessa o site do R7. Aqui em casa somos em 6 e apenas eu acesso OCASIONALMENTE o site, mas todos vemos a novela diariamente. Então, dizer que quem acessa a Enquete do site oficial é o público, não é uma inteira verdade.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira