terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Poder Paralelo: uma novela de verdade



Eu sei, eu sei. Estou me tornando repetitivo. Mas quando eu imagino que já vi de tudo nesta novela, Poder Paralelo volta a me surpreender constantemente com capítulos tão ágeis que beira a insanidade, com textos tão sensacionais que em nada lembram o formato de folhetim, com diálogos tão profundos que mais parecem retirados de uma obra-prima de literatura e com atuações dignas de vencer todo e qualquer prêmio ao redor do mundo.

Eu não tenho certeza se a Rede Record percebeu isso, mas a qualidade da novela Poder Paralelo impressiona - e não é pouco - a cada capítulo com novos detalhes, novas cenas, com atuações cada vez mais incríveis, tudo se encaixa.

No capítulo de segunda-feira, 04, vimos a melhor seqüência entre os assassinatos do serial killer misterioso da novela. A perseguição, fuga e finalmente morte de Vânia (Bete Coelho) foi toda muito bem trabalhada e muito bem amarrada. Isso se deve ao texto pensado brilhantemente por Lauro Cézar Muniz, mas também a excelente direção de cena que pensou em cada detalhe, nos ângulos das câmeras, na fotografia sombria e - em alguns momentos - assustadora. E também precisamos mencionar Bete Coelho. Uma excelente atriz que não tinha um grande destaque na trama, mas que ontem, ao se despedir da novela, teve a oportunidade de mostrar seu talento - e que talento. Um show de interpretação em sua última seqüência.

O capítulo todo foi um primor e emocionou muito. O momento em que Maura (Adriana Garambone) vê a irmã morta com um tiro na testa foi uma das imagens mais fortes da teledramaturgia nos últimos tempos. Mas precisamos reverenciar mesmo a atuação de Eliana Guttman. Quando sua personagem Dulce descobre a morte da filha, a reação, as falas sem nexo, o desespero, tudo foi de uma emoção impressionante que prendeu o telespectador e o levou a se emocionar com isso.

Ontem, novamente, vimos um dos melhores capítulos de Poder Paralelo e de novelas em geral, fato que está se tornando corriqueiro nesta trama surpreendente. E ainda houve a sensacional frase de Tony (Gabriel Braga Nunes) ao saber da triste morte de Vânia, vítima do Guri: "Tudo bem. Eu mando flores".

Enquanto telespectadores reclamam da fraca - muito fraca - Viver a Vida, Poder Paralelo mostra que qualidade independe de emissora, mas depende de química entre autor, direção e elenco, desde que haja qualidade e Poder Paralelo tem, de sobra.

Uma parte dessa seqüência exuberante eu postei antes do texto e o fim da cena, posto agora.

8 Quebraram tudo:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gui disse...

melhores novelas da década

10 - Caras e Bocas
9 - Alma Gêmea
8 - Chocolate com Pimenta
7 - América
6 - O Clone
5 - Mulheres Apaixonadas
4 - Celebridade (acho a melhor, mas quero colocar três novelas com um texto excelente)
3 - Senhora do Destino
2 - Da Cor do Pecado e Cobras e Lagartos
1 - Belíssima!

Anônimo disse...

CADE A PALOMA DUARTE NO TEXTO????????????

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Poder Paralelo é uma coisa chata, que é Paraíso Moderno!

Anônimo disse...

é engraçado a fraca Viver a Vida marca um pouco mais que o triplo da forte Poder Paralelo

Gabriel Borba disse...

Acho que os teus posts sobre Poder Paralelo já estão (como tu mesmo disseste) ficando repetitivos, e eu acrescentaria exagerados.
Não vou negar a qualidade da novela, pois eu mesmo a assisto (e há muito não acompanhava uma novela como tento acompanhar esta), mas acredito que temos que maneirar nos superlativos. A novela é boa, ponto. Espetacular, maravilhosa... não vamos exagerar.
Quando colocas tanta emoção em um texto que deveria ser mais "técnico", ele fica sem valor, vazio.
Uma prova de que os textos estão meio exagerados é um dos comentaristas anônimos perguntar sobre a Paloma Duarte. Não sei se foi a intenção dele, mas soa como ironia, pois só faltou falares dela para completar o quadro.
Gosto muito do teu blog, acompanho todos os posts, mas já estou torcendo para que esta novela acabe, para que os voltem os comentários centrados e firmes a que estava acostumado.
Um abraço.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira