sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A impressionante qualidade de Tropa de Elite


É importante se reconhecer quando há trabalhos positivos na TV brasileira, disso não há dúvida. Este fim de ano tem sido promissor em mostrar que a televisão brasileira aberta é capaz de produzir produtos de qualidade. Cama de Gato na Rede Globo e Poder Paralelo na Rede Record dão provas diárias de que é possível inovar as novelas e inovar com qualidade.

Cinquentinha, minissérie da Rede Globo também segue dando provas em seus três episódios, de que a inovação é necessária para manter a criatividade em alta. A minissérie apresenta um bom produto para o telespectador que está acostumado a programas medianos em todas as áreas - medianos para ser muito otimista.

Esses três produtos de teledramaturgia mostram um Brasil mais forte e capaz de melhorar a cada ano. Uns podem esnobar as telenovelas por considerarem uma sub-arte, outros podem achar o modelo muito parecido e tudo muito repetitivo, mas isso é um olhar superficial e de quem já faz uma pré análise sem boa vontade.

Mesmo assim, quando nos deparamos com um produto de dramaturgia como o exibido na noite de quinta-feira pela Rede Record, paramos e entendemos o motivo de alguns críticos torcerem o nariz para novelas e minisséries. Tropa de Elite dá uma lição de produção em tudo que há na TV brasileira atualmente.

O roteiro desse filme é impecável, com cada diálogo, cada texto muito bem trabalhado e tendo inúmeros significados e traçando uma variante quase infinita de possibilidades. A fotografia do filme - apesar de me incomodar por não ser adepto do modelo - também é elogiável, dentro daquilo que a direção de fotografia se propôs a fazer, o trabalho esteve muito bom. E as atuações mostram que filmes brasileiros podem sim ter excelentes profissionais trabalhando. O elenco está todo muito afinado, mas é impossível não fazer pela milésima vez menção a Wagner Moura. Como Capitão Nascimento, Moura eternizou sem dúvida, o mais complexo, emblemático, profundo e melhor interpretado personagem da história do Cinema nacional.

É evidente que não se pode comparar um filme que tem no máximo três horas de duração com uma novela que vai 8 meses. Mas o fato indiscutível, é que a qualidade de roteiro de Tropa de Elite é algo que está anos-luz dos roteiros da maior parte das telenovelas. Assistir Tropa de Elite, ver os diálogos excepcionais do filme e pensar que num mesmo país o produto mais assistido atualmente é Viver a Vida, dá até raiva.

2 Quebraram tudo:

Anônimo disse...

e você só fala de Tropa de Elite agora?
Tropa de Elite já acabou faz tempo... O filme já passou (daquele tempo que todo mundo ficava falando, falando...)

Anônimo disse...

você parece que adora Viver a Vida
não para de falar da novela... Meu Deus! Esquece de Viver a Vida
Cama de Gato é boa, mas Caras e Bocas que deveria ter sido citada na parte que você colocou. Porque Cama de Gato não inovou (só um pouquinho)
Já Caras e Bocas inovou em tudo, é a novela melhor para assistir.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira