quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Brasil e o Oscar


No próximo dia 18 o Minc (Ministério da Cultura) vai eleger o filme brasileiro que será selecionado para representar o país na corrida para disputar o Oscar como melhor filme de Língua Estrangeira. Cada país deve indicar o seu filme para que a Academia faça, a partir daí, sua própria seleção e chegue aos 05 filmes que concorrem ao Oscar nesta categoria. Foi assim que Central do Brasil chegou a indicação e O Ano em Que meus Pais Saíram de Férias chegou a semifinal, mas não foi classificado. O filme Cidade de Deus seguiu outro caminho, sendo lançado nos EUA e recebendo a indicação de Melhor Filme.

Em 2009 são 10 os candidatos a vaga brasileira. Confesso que não assisti a maioria, mas vi alguns e assisti a todos os trailers, além de ter lido críticas sobre todos eles. São eles:A Festa da Menina Morta (Matheus Nachtergaele), Besouro ( João Daniel Tikhomiroff), Budapeste (Walter Carvalho), Feliz Natal (Selton Melo), Jean Charles (Henrique Goldman), O Contador de Histórias (Luiz Villaça), O Menino da Porteira (Jeremias Moreira), Salve Geral (Sérgio Rezende), Se Nada mais der certo (José Eduardo Belmonte) e Síndrome de Pinocchio (Thiago Moyses).

Me soou estranho ver a lista divulgada e não ver na relação o badalado Tempos de Paz, não que eu ache que o filme tivesse alguma chance, pois o filme é fraco, mas com tamanha badalação em torno de Daniel Filho e seu novo trabalho, eu tinha convicção que ele seria o representante brasileiro.

Dos candidatos, alguns são pura piada, como o caso de O Menino da Porteira e A Festa da Menina Morta, o primeiro contando a história do cantor Daniel em uma cópia ainda piorada de Dois Filhos de Francisco e o segundo um filme maluco sem muito nexo e que parece apenas querer chocar.

Alguns parecem simplesmente não ter qualquer chance por não terem a badalação necessária, como Salve Geral, O Contador de Histórias, Se Nada mais der certo e Síndrome de Pinocchio, este último mais interessante, mas ainda assim sem força para representar o país.

E são 04 os que realmente parecem ter alguma chance. O que corre por fora, mas que pode representar o país bem, já que foi muito bem avaliado pela crítica especializada, inclusive internacionalmente, é Budapeste, filme interessante, baseado no livro homônimo de chico Buarque e que tem nomes como Leonardo Medeiros e Giovanna Antonelli. O segundo concorrente com alguma chance, mas não muita, é Jean Charles, filme bem abaixo do esperado e que não recebeu tantos elogios quanto se esperava, mas que tem grande apelo internacional por contar a história do brasileiro confundido com um terrorista em Londres e isso pode pesar na decisão do Ministério, o filme ainda tem como protagonista o excepcional Selton Melo. Besouro é o terceiro filme que nos últimos dias ganhou força na corrida pela seleção, confesso que não sei muito sobre o filme que ainda não foi lançado, mas que dizem ser muito bom.

O último filme e meu favorito para representar o Brasil na corrida pelo Oscar é Feliz Natal, filme dirigido por Selton Melo e que tem como protagonista Leonardo Medeiros. A estreia de Selton Melo como cineasta (roteirista e diretor) não foi nem um pouco tímida. Com cenas fortes, frases bem trabalhadas e situações dramáticas ao extremo ele chamou a atenção no roteiro, além de ter uma direção agressiva, com closes quase exagerados e tomadas de ponto de vista bastante diversificados.

Feliz Natal é o melhor filme brasileiro em 2009 e merece tentar uma vaga de melhor filme de língua estrangeira no Oscar, mesmo que ele seja escolhido não será fácil chegar até a final e ser um dos 05 indicados pela Academia, mas em um ano em que o Brasil não produziu tantos filmes bons, este é o mais interessante. A divulgação do filme escolhido pelo MinC ocorre na próxima semana, dia 18.

4 Quebraram tudo:

Anônimo disse...

Cidade de Deus não foi indicado a Melhor Filme. Só filmes com produção americana e em idioma inglês concorrem nessa categoria.

marco disse...

o Brasil faz bons filmes, mas não o suficiente para desbancar seus concorrentes, quando eu assisto pagador de promessas dos anos 60 vejo que o Brasil caiu muito nesta linha se manteve bem nas comedias...agora pra ganhar um oscar, so depois que um diretor acompanhar uma explosão estrelar de uma super-nova, ai ele consegue!!

marco disse...

uma dica: para este fenÔmeno de super -nova tem uma pra ocorrer daqui a 1 milhão de anos...

Anônimo disse...

nossa, como você é por fora...O Menino da POrteira é uma história baseada em uma música, e nao biografia do cantor Daniel, que atuou no filme somente como ator...informe-se primeiro antes de escrever borracha

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira