sexta-feira, 3 de julho de 2009

Tudo Novo de Novo - Vende-se


Tudo Novo de Novo chegou e, muito antes de chegar, enquanto lia sobre a série, via chamadas, já sabia que marcaria minha vida enquanto telespectador e, no primeiro episódio percebi que isso de fato se concretizaria. Ao longo dos 12 episódios, a série se transformou na minha predileta, com um texto primoroso, roteiro genial e excelentes atuações.

Infelizmente a Globo optou pela data errada na exibição e, o inevitável aconteceu, a série patinou em seus 12 episódios na audiência - com uma significativa melhora no penúltimo episódio, impulsionado pelo Globo Repórter em homenagem a Michael Jackson, que deu muita audiência.

Isso gerou boatos de que a série seria cancelada ao fim da temporada e, nesta sexta foi exibido o último episódio da temporada. "Vende-se" surpreendeu todos os fãs de Tudo Novo de Novo por ter seguido temática, estilo, roteiro e, principalmente, direção totalmente diferente do que nos acostumamos.

A dubiedade e também a discrição em abordar temas foi abandonado pela agressividade e pela agilidade do roteiro. Me agradou muito, afinal um último episódio de temporada deve mesmo ser diferente.

A notícia da possível gravidez de Clara correu numa velocidade recorde, nem com ajuda da Sônia Abrão iria mais rápido e, com poucas horas entre ela fazer o exame, todos os envolvidos já sabiam e, pasmem, tudo de forma acidental. O melhor é que cada descoberta foi através de cenas que não tiveram clichês, tudo muito aberto, muito bem feito.

O destaque do episódio foi, mais uma vez, o pequeno Léo que rouba as cenas com sua sinceridade absurda, como quando perguntou a Miguel com a singeleza de uma criança: "Miguel, quando nascer o bebê que tá na barriga da minha mãe você vai vir morar aqui em casa?"

A briga e reconciliação de Clara e Miguel também foi muito diferente do que vimos ao longo da série e também do relacionamento deles. Algo menos implícito e mais viril, apesar de rápido.

Gostei também da participação de vários dos personagens envolvidos na série e dando desfechos a situações em aberto. Carol voltando a morar com a mãe, enquanto o pai tenta se acertar com a esposa. Paulo que tanto mal fez a Clara reconhecendo que ela é ótima mãe e mostrando-se arrependido de suas burradas. Rute finalmente feliz ao lado de seu grande amor. Nanda se acertando com a mãe numa viagem, quem diria.

O episódio foi redondinho como toda a temporada, um final digno para a melhor série produzida pela Globo até hoje. Porém, não gostei da última cena. Todos os personagens formando uma grande família num parque foi clichê demais pro meu gosto e, o fim, com fotografias então, exagerou. Faltou criatividade.

Pena perceber que ao mostrar fotografias de todos os personagens que passaram pela série, ficou claro que Tudo Novo de Novo não encerrou apenas a temporada, mas encerrou sua curta vida na TV. Série curta, apenas 12 episódios, mas suficientes para se transformar na melhor produção brasileira. Parabéns a todos os envolvidos. Sentiremos saudades.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira