sexta-feira, 3 de julho de 2009

Força Tarefa - Plantão Noturno


O último episódio de temporada de uma série sempre tem um objetivo muito claro, que é o fechamento de um ciclo aberto justamente com o desenrolar da temporada, todos que se acostumaram a séries por temporada já sabem que é assim que funciona.

Em "Plantão Noturno", Força Tarefa cumpriu este objetivo muito bem. Todas as pequenas pontas que estavam soltar com o desenvolvimento desta ótima 1ª temporada, foram fechadas aos poucos, sem pressa e de forma quase imperceptível ao longo de mais um episódio sensacional.

Pela primeira vez na temporada, a equipe da Corregedoria do Coronel Caetano (Milton Gonçalves)teve como alvo principal de sua investigação um delegado, o que sem dúvida nenhuma, os coloca numa posição delegada, já que estavam investigando uma autoridade de patente alta entre a polícia.

Também foi a primeira vez que o Tenente Wilson (Murilo Benício) percebeu que cumprir a frieza da lei nem sempre é a melhor forma de manter a ordem e pegar os bandidos, por isso, o vimos agindo na surdina, fora da lei, invadindo a casa de um marginal sem mandado em busca de provas que incriminariam o delegado. E as encontrou. Este foi o fechamento do ciclo de Wilson bonzinho e mostrando que ele é capaz de tudo para prender policiais corruptos.

Mais do que a ação do episódio para prender o tal delegado, mais do que a união entre os policiais parceiros de Wilson que o ajudaram mesmo sabendo que a atitude era ilegal, o melhor do episódio foi perceber que os roteiristas da série amadureceram suficiente para perceber que Wilson precisa agir, para se tornar um herói é necessária ação. As cenas da perseguição em que motoqueiros tentavam matá-lo e ele, de carro, com a namorada e a sogra, matou um e feriu o outro motocilista foi realmente ótima.

Também houve o fechamento do ciclo familiar. A mãe de Jacki visitou o casal no Rio de Janeiro e a construção da personagem foi muito diveritdo, afinal, ela é como qualquer brasileiro que nunca visitou o Rio, morre de medo de bandidos, traficantes e ate de bombas, achando que a cidade é só isso. No fim, quando ela já está voltando para sua cidade e presenteia o casal com um sapatinho de bebê bordado por ela e diz: "Sonhar não custa nada", foi interessantíssimo, afinal Wilson passou a temporada toda recusando a chance de Jacki engravidar.

A forma dura com que o coronel Caetano tratou Wilson quando soube da operação ilegal organizada para recolher provas que incrimassem o tal delegado também foi muito interessante. Ao contrário de Wilson, Caetano insiste que a única forma de manter a ordem no país, custe o que custar, é através da legalidade, do cumprimento da lei e, segundo ele, a próxima vez que Wilson agisse fora da lei, seria expulso da corporação.

Será que Wilson entendeu? Ou será que ele entendeu algo que parece mais importante? Que nem sempre a lei é a melhor forma de pegar os bandidos? Isso, só saberemos em 2010, na 2ª temporada.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira