quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Top 15: As melhores cenas de 2012

Todo ano este blog faz as melhores cenas que foram ao ar no respectivo ano na teledramaturgia nacional. Normalmente é um top 10, mas em 2012, por conta da quantidade absurda de boas cenas, tornar-se-ia uma tarefa hercúlea e injusta escolher apenas dez. Então, seguindo a sugestão de uma amiga, resolvi fazer um top 15, ainda que apareça as 10 melhores, vale frisar que o top 15 foi feito para que todas possam figurar na lista. Eis as melhores cenas de 2012:

15ª - Revelação de que Dorotéia já foi Quenga - Gabriela


Gabriela pode não ter tido o mesmo destaque e a qualidade ímpar de sua antecessora, porém, é preciso salientar que houve bons momentos. A personagem Dorotéia ( Laura Cardoso) facilmente entra pro hall dos melhores trabalhos de sua intérprete. A revelação de que a personagem já foi quenga e que, portanto, sua vida de beata que julga tudo e todos e que preza pelos bons valores não passava de hipocrisia foi uma das mais marcantes de toda a novela de Walcyr Carrasco.

14ª Morte de Verbena - Amor Eterno Amor


Elizabeth Jhin não foi tão feliz em sua segunda telenovela retratando o tema espírita. Muito didática, a obra acabou cansando o público e em alguns momentos apresentava núcleos confusos e que diziam muito mais respeito a quem professava a fé espírita do que ao público em geral. Ainda assim, a cena em que Verbena (Ana Lúcia Torre) morre é de uma leveza que impressionou. Direção muito bem feita e atuação impecável do elenco em cena.

13ª Casamento de Rita e Batata - Avenida Brasil


A novela que parou o Brasil como a muito não se via já dava sinais de que seria uma obra-prima da teledramaturgia nacional em seus primeiros capítulos. A forma como João Emanuel Carneiro construiu a história de amor entre Rita (Mel Maia) e Batata (Bernardo Simões) num lixão foi toda inspiradora, lembrando contos de fadas que emocionavam. O casamento das duas crianças foi um dos momentos mais lindos da TV em 2012.

12ª  Em julgamento, Coronel Jesuíno confessa amar Sinházinha - Gabriela


Além de Laura Cardoso, outro nome que certamente agradece a Deus por ter trabalhado em Gabriela é José Wilker. No papel do machista e lascivo coronel Jesuíno, o ator teve dos melhores momentos da TV brasileira no ano. Além de cenas realmente divertidas, ele protagonizou cenas fortes e que exigiam muita dramaticidade. Foi o caso do momento em que ele reconhece amar Sinházinha (Maitê Proença) e explica que, mesmo a amando, teve de matá-la. Emocionante.

11ª Morena descobre que foi enganada e agride Wanda - Salve Jorge


A nova novela de Glória Perez ainda não pegou. Enfrentando todos os problemas externos que um folhetim poderia, a trama está longe de cair no gosto popular e sofre com críticas - algumas justas e outras nem tanto. Mas é impossível negar que a sequência em que a protagonista Morena (Nanda Costa) descobre que foi enganada e caiu em uma armadilha sendo traficada para prostituir-se na Turquia e, por isso, agride violentamente Wanda (Totia Meirelles) seja das melhores coisas que a TV brasileira viu em 2012.

10ª Após afundar o barco, Carminha chora por Max - Avenida Brasil


A melhor novela do ano. A melhor personagem do ano. Carminha (Adriana Esteves) em um de seus muitos atos insanos decide se livrar de seu comparsa Max (Marcelo Novaes) para se safar mais uma vez. Após afundar o barco do vilão, a personagem relembra que eles formavam uma dupla e tanto, mostrando que provavelmente ele foi a única pessoa que Carminha amou de fato, a vilã chora o que ela acreditava ser a morte de seu companheiro de anos. Um dos muitos momentos incríveis dessa novela.

9ª Cida se demite e se transforma em Empreguete - Cheias de Charme


Cheias de Charme veio para mostrar que é possível fazer uma trama leve, bem humorada e com qualidade, sem precisar apelar para o filão do humor fácil e bobo. A novela se transformou em febre e, não fosse o fenômeno de Avenida Brasil, certamente seria o folhetim do ano. Nesta cena, Cida (Isabelle Drummond) finalmente se livra da tirania dos Sarmentos, se demite e se transfigura em empreguete, com o apoio das duas amigas. Cena muito marcante.

8ª Nina faz tortura psicológica com Carminha - Avenida Brasil


Um dos momentos mais sensacionais da trama de João Emanuel Carneiro foi a semana da virada em que, Nina (Débora Falabella) se transfigura numa espécie de vilã e despeja todo o seu ódio e rancor contra a mulher que havia destruído sua vida, Carminha (Adriana Esteves). Foi uma semana inteira com cenas fortes e cheia de ótimos momentos. Um desses, é quando a protagonista exige que a vilã lhe sirva, mostrando que virou o jogo e que é ela quem manda.

7ª Clipe Vida de Empreguete - Cheias de Charme


Além de toda a qualidade que a trama apresentou, Cheias de Charme inovou ao juntar de forma real pela primeira vez o mundo da TV com o mundo da internet. Ao criar um viral dentro da narrativa da novela em que as 03 protagonistas gravam um clipe que cai na internet e, lança-lo primeiro na internet de fato, e não na TV, a novela ousou e mostrou funcionar. Vida de Empreguete se transformou num dos vídeos mais acessados do ano e rapidamente virou hit por todo o Brasil. E o clipe é de uma qualidade ímpar.

6ª Sequência da Morte de Max - Avenida Brasil


A morte de Max (Marcelo Novaes) nem foi dos momentos mais importantes da novela. No fim das contas, ela serviu apenas para explicar o passado das personagens do lixão. Ainda assim, toda a sequência da morte e a cena que explica como se deu o assassinato do vilão foi espetacular, mostrando uma sintonia rara entre texto, direção e elenco. O jogo de terror imposto por João Emanuel Carneiro somente foi possível graças a primorosa e ousada direção que também extraiu o máximo que pôde do elenco envolvido.

5ª Lygia fica entre a vida e a morte - Cheias de Charme


Uma novela de humor não significa que não pode ter cenas dramáticas, ao contrário. E Cheias de Charme também mostrou competência quando precisou caminhar pelo melodrama. Ao escolher a única boa das patroas, Lygia (Malu Galli), para enfrentar uma doença com momentos de certeza de que a personagem morreria, os autores mostraram coragem. A sequência em que Penha (Taís Araújo) teme perder a amiga e a família sofre no hospital é impossível de conter as lágrimas.

4ª Nina e Carminha se perdoam - Avenida Brasil



"Não é vingança, Tufão, é justiça". Foi assim que Nina (Débora Falabella) definiu sua história de vida para Tufão (Murilo Benício) em dado momento. Após conseguir praticar o que ela acreditava ser justiça, quase destruído a própria vida e feito Carminha (Adriana Esteves) pagar e enxergar seus próprios erros, o último capítulo mostrou as personagens se compreendendo e deixando para trás a história amarga que as marcou tanto. Não foi exatamente uma reconciliação, foi um acerto de contas do bem. Linda cena.

3ª Monólogo de Carminha - Avenida Brasil


Que Carminha (Adriana Esteves) é das melhores personagens da história da TV ninguém duvida. Ela protagonizou dos melhores momentos que a teledramaturgia nacional já teve notícias e um desses momentos de rara felicidade foi o monólogo da personagem, bêbada e desiludida após descobrir que havia sido enganada por Nina (Débora Falabella) e Max (Marcelo Novaes). Cuspindo frases fortes de alguém com muita mágoa no coração, inclusive contra Deus, a personagem teve um de seus melhores momentos em toda a telenovela.

2ª Ana e Manuela brigam - A Vida da Gente


A Vida da Gente não fez propriamente sucesso nos números de audiência. Ainda assim, a extrema qualidade do folhetim que soube como poucas vezes fazer uma leitura correta da alma humana e provocava diariamente reflexões importantes sobre o relacionamento de cada um de nós, foi o ponto forte e a ótima surpresa. Um dos momentos mais aguardados da novela foi o embate entre Manuela (Marjorie Estiano) e sua irmã Ana (Fernanda Vasconcellos). Na sequência, as duas cuspiram uma contra a outra todas as mágoas guardadas por tempos e o público foi brindado com uma das melhores cenas do ano.

1ª Carminha enterra Nina viva - Avenida Brasil


Impossível fazer um top com as melhores cenas de 2012 e não colocar esta no topo. Até porque, certamente esta sequência aparecerá em qualquer top de melhores cenas da história da teledramaturgia. A ousadia com que João Emanuel Carneiro escreveu e a direção soube fazer a leitura correta da sequência foi impressionante. Lembrando dos melhores filmes de terror psicológico, a cena mostrou que a teledramaturgia nacional pode ousar e fugir do lugar-comum. Um dos momentos mais aterrorizantes que a TV teve notícias e com direito a show de Adriana Esteves e, neste caso, principalmente de Débora Falabella que entregou seu corpo, alma e espírito na sequência. De longe, a melhor cena não só de 2012, mas em anos.

Curioso para comparar? Então vamos la: Clique aqui e veja as melhores cenas de 2011

5 Quebraram tudo:

Honey Dewa disse...

Poderia ter só cenas de Avenida Brasil que ainda assim seria uma lista digna. :)

Achei o primeiro lugar mais que digno, só essa cena já enterra Salve Jorge.

Neon Goulding Alum disse...

Realmente, a 1ª colocada é imbatível. Pena que depois disso a trama sofreu uma queda gigantesca. Até aqui, Av.Brasil era realmente uma das melhores novelas de todos os tempos. Após isso, e todo aquele épico surgimento da Rita de verdade, o autor deixou a novela rodar por si mesma, e despencou em qualidade narrativa.
Acho que só eu sou amante de Salve Jorge. Tem muitos pecados a trama? E como! Ainda assim, tem seus bons pontos. Como dizem, é sambada por Av. Brasil. Pra mim não. Acho que se levarem ela e AB pro Emmy, ela "samba" na última, pro desespero de muitos.

Sérgio Santos disse...

Excelente lista, Daniel! Que cena memoráveis! Acabei revivendo todas na minha mente enquanto lia os tópicos.

Raylan disse...

Só discordo do julgamento do Coronel Jesuíno. Apesar de José Wilker ter tido uma interpretação magestral, o diálogo foi extremamente didático, o que é uma marca registrada do Walcyr Carrasco. Lembro que o Coronel Jesuíno repetia infindáveis vezes que matou Sinhazinha para lavar a sua honra. Precisava explicar tanto assim?!

juan disse...

A vida da Gente ... A melhor .. .Quero reprise !!! *-*

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira