domingo, 23 de dezembro de 2012

Pai Demlo Ataca: Novelas 2013

E o Pai Demlo está de volta (saravá, meu filho). Depois do sucesso estrondoso e da quantidade espantosa de acertos que este ser espiritual que vos fala obteve no final de 2011, decidi resgatar este "quadro" do blog para o fim de 2012. E 2013 promete muito em novidades para as telenovelas brasileiras, então Pai Demlo prevê:

Globo:

Flor do Caribe - 18 Horas

Walter Negrão está de volta e, ao que parece, disposto a retomar sucessos como Tropicaliente. Com elenco interessante, tendo Grazzi Massafera como protagonista, além de nomes como Henri Castelli, Dudu Azevedo, José Loretto e Débora Nascimento, a trama não parece ter força suficiente para reconquistar a audiência para o horário. A novela certamente não será ruim, pois o autor sabe fazer folhetins leves e interessantes para o horário, mas não será nada de extraordinário e não alcançará a meta de audiência.

O Pequeno Buda - 18 Horas

Duca Rachid e Thelma Guedes novamente no horário das 18 Horas. A dupla responsável pelo último grande sucesso do horário com Cordel Encantado retorna para enfrentar um horário delicado. Com previsão de estreia para o segundo semestre, a novela vai enfrentar o terror chamado horário de verão e certamente irá sofrer por isso. A tirar pelo talento que as autoras demonstraram ter, pela criatividade em envolver elementos de forma homogênea e pelo elenco parcial divulgado - Bruno Gagliasso, Mariana Xiemenes e Nathália Dill - a novela deve ir bem. Dificilmente repetirá o sucesso da trama anterior das autoras, mas a aposta é para um média que chegue bem perto da meta.

Sangue Bom - 19 Horas

O trabalho fino e minucioso de uma das melhores dramaturgas do Brasil dará o ar da graça em 2013. Depois de anos de ausência com um trabalho inédito, Maria Adelaide Amaral continua no horário das 19 Horas - depois do sucesso com o remake de Tititi - e agora com uma obra própria, dividindo a autoria com Vincent Villari. O talento da autora dispensa comentários, embora seja sua primeira novela inédita (de inédito, apenas minisséries), é possível afirmar sem medo de errar que o folhetim irá dar novo fôlego ao horário e se manterá na meta de audiência para o horário. 

Em Nome do Pai - 21 Horas

A primeira novela de Walcyr Carrasco no principal horário da teledramaturgia nacional é uma incognita. Dono das melhores audiência - comparando a meta à média geral - o autor chega ao horário com uma história que, ao que tudo indica, será muito polêmica e cheia de meandros. Com bom elenco, tendo nomes de peso como Antônio Fagundes e Ary Fontoura, além do primeiro vilão de Mateus Solano, a novela deve cair na boca do povo por conta das polêmicas que irá levantar. É bastante provável que Walcyr não decepcione nos números de audiência, mas também parece improvável que ele seja unânime entre os críticos. A novela chegará perto da meta, mas não será elogiada.

Saramandaia - 23 Horas

Apenas a terceira novela do novo horário estabelecido pela Globo. Após o sucesso de crítica de O Astro e a boa repercussão de Gabriela, chegou a vez deste remake pelas mão de Ricardo Linhares. A controversa obra, sucesso quando exibida pela primeira vez, não é uma trama para ter meio termo. Ou ela será um sucesso estrondoso ou um retumbante fracasso. Infelizmente, Pai Demlo não aposta no sucesso, ainda que a novela tenha nomes como Cláudia Jimenez e Fernanda Montenegro. Será o primeiro fracasso do horário.

Record

Dona Xepa - entre 06h00 e 00h00

Ninguém sabe qual o horário desta novela porque ninguém pode garantir qual a grade da Record sequer para amanhã, quanto mais para o ano que vem. Gustavo Reiz é o novelista responsável por inaugurar o que parece ser o segundo horário de telenovelas da emissora. Inaugurar porque trata-se de um horário reservado para novelas de pequeno porte, essa terá 90 capítulos. Com elenco constrangedor que reúne metade da turma dos Rebeldes, é certo que esta novela será o que há de mais vergonhoso para a teledramaturgia nacional em 2013. Sem audiência, sem repercussão e com cenas abaixo de qualquer crítica.

Novela de Carlos Lombardi - entre 18h00 e 00h30

Impossível prever também em qual horário entrará esta trama. Prevista para substituir Balacobaco que também já dançou no horário mais que bailarinos do Dança dos Famosos, a primeira novela de Carlos Lombardi fora da Globo deve estrear ainda no primeiro semestre de 2013. Pouco se sabe da história desta novela ou de seu elenco. Mas conhecendo o autor, é provável que encontremos uma trama recheada de humor e com situações tão bizarras que chegam a divertir. O grande problema será a direção, incapaz de captar a mensagem de um autor como Lombardi. Por isso, a aposta é em números fracassados de audiência.

SBT

Chiquititas - 20h30 se o Sílvio Santos deixar

Depois do astronômico sucesso com a versão brasileira de Carrossel, o SBT quer investir neste filão. Para tal, optou-se pelo remake de Chiquititas. Engana-se, porém, quem acredita que a estratégia seja equivocada, não é. O público de Carrossel estará envelhecido um ano e certamente Chiquititas é uma boa escolha, pois é uma trama um pouco menos infantil, além de dar a oportunidade das personagens crescerem junto com o público. Íris Abravanel será a responsável pelo roteiro, o que é um problema, pois a autora não terá descanso e manterá o enfoque no mesmo público, o que pode ser prejudicial. Ainda assim, Pai Demlo aposta que Chiquititas fará ainda mais sucesso que a atual novelinha.

8 Quebraram tudo:

Leandro Brasil disse...

Walcyr é um dos meus autores preferidos. Acredito que ele tem capacidade para escrever uma novela das nove, mas a quantidade de temas polêmicos que ele pretende abordar me assusta um pouco. Será que o público gostará de uma novela com tantos temas pesados? Será que o público não está ansioso por uma trama de estilo clássico com tudo de bom que um folhetim pode oferecer, como foi Avenida Brasil, o sucesso do ano? Também confesso que um dos temas da novela, a disputa por um hospital, a princípio não chama a minha atenção. E claro, surge um certo receio com as tradicionais repetições do autor. Torço para que no horário das nove ele apresente algo diferente de suas novelas das sete e seis. Se não tiver nenhuma torta na cara já tá valendo. Mas qualquer previsão no momento é precoce. Só com a novela no ar saberemos se vale a pena ou não.

Raylan disse...

Quantidade espantosa de acertos? Você só acertou o sucesso de Avenida Brasil e o fracasso de Rebelde, o resto errou feio...
Mas as de 2013 acho que é bem por aí mesmo. Flor do Caribe será quase igual Araguaia e deve fechar com 22 pontos; O Pequeno Buda, 25; Sangue Bom será ótima e vai fechar com 29/30; Em Nome do Pai vai ter todo o didatismo e texto infantilóde do Walcyr, mas fechará com alta audiência, aposto 38/39; Chiquititas também aposto no sucesso, algo entre 14/15; Dona Xepa será tosca e, se não concorrer com Carrossel/Chiquititas, deve dar 5 pontos. A do Carlos Lombardi será também um fracasso, 6 pontos.
É isso, no final do ano vamos ver se as previsões se concretizam.

Carlos disse...

Balacobaco já dançou no horário? Oi? Isso só mostra o quanto você está bem informado, só que não.
Enfim, espero que essas previsões sigam o mesmo caminho que as de 2012, ou seja, erros e mais erros.

Tô Ligado disse...

Só discordo qnt a Flor do Caribe e Saramandia. Acho que as duas farão muito barulho, pois tem os elementos que o horario (de cada uma) pede. Do resto, tô contigo!

Toca do Caranguejo disse...

Apesar de algumas discrepâncias, eu concordo com TODAS as previsões que você escreveu, é por aí mesmo. Poderá ver isso vendo a minha análise abaixo:

A Flor do Caribe- Tenho muita simpatia pelas tramas do Walther Negrão, mas a bem da verdade, ele não escreveu nenhum sucesso realmente relevante desde Top Model. No entanto, “Flor” possui algo potencialmente pior: Os atores que farão os protagonistas. Nenhuma das novelas anteriores de Walther Negrão teve esse problema, sendo sempre um ponto positivo. Mesmo quando Negrão ousou em lançar Ricardo Pereira (um ator português, desconhecido do público) como protagonista estrangeiro na novela Como uma Novela, um feito inédito na TV, eu achei que ele se deu bem. Mas convenhamos, além de Henri Castelli e Grazi Massafera como protagonistas (que passam longe de ser a oitava maravilha como atores), ainda temos como vilão o ator Igor Rickli, que quase ninguém conhece. Outros incômodos que eu senti incluem o fato dos protagonistas serem todos aloirados numa local que não sugere tal coisa e a trama principal não chamar a atenção de ninguém, pois é bastante clichê. Mesmo assim, acho que vou gostar de acompanhar essa novela e acredito que Walther subirá a média de audiência para uns 22/23 pontos, já que a composição dessa novela é muito mais popular do que Lado a Lado.

O Pequeno Buda- A dupla Duca Rachid e Thelma Guedes foi a última grande bem feitoria que Walcyr Carrasco deu ao público telenovelista brasileiro, já que foi ele quem juntou as autoras que nem se conheciam, segundo eu li numa entrevista com elas. Eu antipatizava um pouco as duas, pois elas não demonstravam muita “personalidade” nas suas produções. Tudo que eu enxergava era o estilo do Walcyr em “O Profeta” e o estilo do João Emanuel Carneiro em “Cama de Gato”. Mas em Cordel Encantado, mesmo achando algumas seqüências corridas demais, foi em geral um trabalho primoroso: Texto, Direção, Imagem e Elenco muito acima das expectativas. Em o Pequeno Buda, acredito que isso não será diferente e será certamente um sucesso, embora o tema não seja tão atraente quanto o de Cordel Encantado. Mina previsão é de que a novela fique na faixa 23-25 pontos, pois segundo meus cálculos prévios, o cenário dessa novela será pior do que o de Cordel Encantado, portanto sendo um fator que prejudicará a audiência também.

Sangue Bom- Apesar de não saber direito a história dessa novela, Maria Adelaide Amaral é uma das poucas autoras que eu ainda confio de olhos fechados e, portanto, acredito que essa novela será um grande sucesso. Mas tem um problema: Como você disse, a autora é novata em escrever novelas inéditas. Eu sempre achei que o melhor de Maria Adelaide era que ela conseguia fazer suas adaptações de forma que não feria a essência da época transposta e ainda era inteligível ao grande público, o que explica suas várias minisséries de sucesso. Na novela Tititi, honestamente, não achei seu trabalho menos minucioso que suas outras adaptações, pois ela conseguiu ser Cassiano Gabus Mendes e ela mesma, ao mesmo tempo. No entanto, nessa produção, além de não ter esse suporte, Maria Adelaide escolheu discutir sobre o tema “Ter ou Ser”, que eu acho difícil. Nenhuma novela que se prestou a falar desse tema o desenvolveu como merecia, mesmo nas novelas que fizeram sucesso. Acredito que a média final dessa novela estará na faixa dos 28-30 de audiência, recuperando boa parte do público perdido com “Guerra dos Sexos”.

Toca do Caranguejo disse...

Em nome do Pai- Desde que assumiu o horário das sete horas, Walcyr Carrasco não é mais o mesmo. Além de parecer que ele está com o Complexo da Lady Gaga, com necessidade de aparecer o tempo todo (todos os anos desde 2007 tem uma novela dele passando), ele anda escrevendo histórias fracas, sem charme: Nem o drama me causa algum tipo de impacto, nem a comédia tem alguma graça. Tudo bem que Caras & Bocas foi bem legal de acompanhar, mas só porque a trama era propositalmente despretensiosa, sendo apenas uma “desculpa” para criar as situações românticas e engraçadas que saiam na cabeça do autor. Portanto, eu nunca me senti iludido de que Caras & Bocas contaria uma grande história. Mas Sete Pecados e Morde e Assopra poderiam jogar na lata do lixo, principalmente a primeira porque a segunda pelo menos teve o Áureo de André Gonçalves, que era realmente engraçado em suas tentativas de conquistar o peão Josué.

Já em Gabriela, teve muita gente na expectativa de que ele retomasse o “estilo” do Adamo Angel, seu pseudônimo adotado em Xica da Silva. Eu sabia que não iria rolar, pois o próprio Walcyr deixa transparecer nas entrevistas (principalmente aquela da memória globo) que o falecido diretor Walter Avancini era mais Adamo Angel do que ele. Saindo dessa divagação, o fato foi que não rolou uma retomada nem sequer uma boa história. No final das contas, Gabriela foi superior as suas tramas das sete horas, mas foi uma adaptação burocrática, com atores sem carisma para os personagens que interpretavam, cheia de inconsistências e com alguns meios-termos perigosos enfim, eu achei muito sem graça.

Em sua próxima novela, Em nome do pai, Walcyr Carrrasco chama a atenção porque tocará em temas inéditos como o autismo (papel que será de Bruna Linzemeyer) e o vilão fará uma coisa hedionda ainda no começo da novela: Separar um filho de sua mãe, que por sinal será a sua irmã. Mas acho que falar que a trama do Walcyr será polêmica é no mínimo um exagero, eu não vi nada nessa novela que me deixasse realmente chocado. Além disso, qualquer coisa ele vira a novela de “cabeça para baixo” como ele sempre faz quando uma novela sua não está dando certo, ignorando totalmente o esforço que os atores tiveram para compor os personagens, muitos deles idiotas, que ele criou. De resto, vale apenas dizer que a novela vai fazer sucesso porque Walcyr sempre soube escrever para o povão, mas as chances de ser mais um lixo de texto da “Carrasco Produções” é igualmente alta. A média deve ficar em torno dos 37-38 pontos, mas só por causa do fracasso retumbante que está sendo (e será) Salve Jorge, senão eu acredito que ficaria com uma média igual a de Fina Estampa.

Toca do Caranguejo disse...

Fênix ou Em Família- Um deles provavelmente será o título da próxima da próxima novela das 8, sendo esta a última Manoel Carlos, com Julia Lemmertz intepretando a Helena. Embora eu esteja preparado para mais uma dose cavalar de Helena, Marta, Dr.Moretti e possivelmente Zé Mayer, eu andei lendo uma série de notícias que estão me deixando um pouco mais animado. Detalhes sobre a trama revelam que a trama não se passará no Leblon (Ufa!) embora tenha um núcleo lá (Ah...), vai falar sobre a volta por cima (que sempre atrai o público), elenco super (como sempre) mas com menos repetições, dentre outros fatores. O fato é que eu ainda acredito que ele não fará uma novela ruim, principalmente porque as notícias que li dão a entender que ele está escutando seu público e está abrindo mão de alguns de seus clichês para escrever um trabalho melhor, mais ágil e inteligente como antes fazia. Pode parecer uma besteira minha, mas acredito muito mais que Manoel Carlos vai fazer uma novela assistível para seu público do que Aguinaldo Silva e Walcyr Carrasco, que devem estar convencidos (mas não à toa) que o público brasileiro é totalmente anencéfalo.

Saramandaia- Ao meu ver, a próxima novela das 11 tem tudo para ser um tremendo fracasso: Parte do elenco divulgado não me agrada e a história está totalmente fora do contexto da época. Veja bem, na versão original a pegada política típica de Dias Gomes insinuava apenas situações que criticavam a ditadura militar, que eram os únicos no governo. Mas nessa nova adaptação todas essas partes deverão ser jogadas fora para falar sobre as muitas e muitas maracutaias da política brasileira atual. Todavia, eu concluo que isso não só será um processo trabalhoso no sentido de reescrever sequências inteiras, como será muito mais difícil para o entendimento popular, pois tirando o mensalão, nenhum ato de corrupção política é conhecido do grande público.

Nada disso seria tão ruim se o autor fosse um primor, que fosse dotado de grande detalhismo, o que com certeza não é o caso de Ricardo Linhares. Sério, não engulo esse cara. Toda vez que ele aparece na TV fazendo linha de grande autor, cedendo a entrevistas e falando como se entendesse de tudo sobre novelas, a única que penso é “Minha aba, minha aba, (X2) Sai da minha aba sai prá lá...”. Francamente, será que ninguém percebeu que Ricardo jamais fez uma novela que preste sozinho e vive de adaptações e idéias dos outros? Agora ele vem com mais essa surpresa. Se Saramandaia fracassar, as chances serão de 75 a 95% do roteiro. A Audiência será em torno dos 16-18 pontos, creio eu.

Rafael Barbosa dos Santos disse...

Com certeza existe um preconceito contra as novela do Walcyr por isso concordo, que ele não será muito agraciado pelas críticas, mas aposto que ele vem com uma boa novela.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira