segunda-feira, 25 de junho de 2012

Quem quer se encontrar com Fátima Bernardes

Como não vou assistir ao vivo a estreia do Encontro com Fátima Bernardes, decidi agir diferente e escrever a crítica antes da estreia: não, não sou vidente e não tenho como saber se o programa será bom ou ruim e muito menos analisar a parte técnica e de conteúdo da estreia que acontece em poucos minutos. Mas não é disso que quero falar. Quero falar da movimentação de Fátima Bernardes rumo ao entretenimento e o que isso implica na TV brasileira.

Fátima foi, por mais de uma década, apresentadora do principal telejornal do país. Sua credibilidade sempre intocável e sua marca sempre próxima ao jornalismo frio, sem opinião e meramente informativo. Mas, diferentemente do marido e companheiro de bancada do Jornal Nacional, William Bonner, Fátima teve grandes momentos de entretenimento. A cobertura da Copa do Mundo de 2002 foi praticamente um quadro de entretenimento dentro do Jornal Nacional. A tradicional pergunta: "Onde está você Fátima Bernardes" foi eternizada por Bonner e repetida nas Copas seguintes. Mas foi em 2002, com o título brasileiro que Fátima mostrou seu lado bem humorado sendo eleita pelos jogadores a Musa da Copa.

Agora, fora do jornalismo, Fátima tem um desafio, mostrar para o telespectador que sua credibilidade não está arranhada neste novo trabalho. Mais do que isso, a Fátima do Jornal Nacional não pode existir neste programa. O público não busca isso, ele busca a Fátima da Copa de 2002, a irreverente, pronta para se divertir, mas sempre em busca de apresentar a melhor reportagem ou quadro para seu telespectador.

A começar pelas chamadas, ela parece pronta para o desafio. Um programa matinal é diferente de um programa dominical que é sustentado pelo apresentador, senão o for, há desgaste. Um programa diário pelas manhãs precisa de conteúdo forte e que atinja um público muito específico. Se a produção do Encontro com Fátima Bernardes não compreender que o nome dela não vai segurar o público, a situação pode se complicar. Com bom conteúdo, Fátima deve arrasar e mostrar um novo jeito de se fazer televisão. É o que esperamos e assim todos irão querer se encontrar com Fátima Bernardes.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira